Sunday, November 1, 2020

Cargueiros no Tejo

O porta contentores Alinda chegando a Lisboa
Com a pandemia mundial que se vive, o número de navios de passageiros no Tejo tem sido bastante limitado nos últimos 7 meses, contudo o movimento de navios cargueiros tem continuado a existir, contribuindo para as exportações nacionais e importações, o que permite que continue a existir economia, embora com abrandamentos e resultante diminuição no número de navios que demandam o Tejo.


Ontem pela tarde, registei a presença do navio de transporte de gás, Gas Myth no Tejo, que daqui partiu pelas 22 h para o porto de Aveiro onde já se encontra hoje.
Navio tanque Gas Myth
Pela mesma hora entrava em Lisboa, para o cais de contentores de Alcântara o navio porta contentores Alinda, um navio habitual por Lisboa e que já havíamos fotografado em Santa Apolónia no passado dia 17 de Setembro e que pode relembrar Aqui

Curiosidade foi verificar que as medidas de segurança transformaram todos os sectores de actividade e os navios não são excepção com os pilotos de barra a subirem a bordo com máscaras de protecção, de forma a minimizarem os contágios entre pessoal de terra e do mar.

O navio de carga geral SDS Wind

Quase em simultâneo deixava Lisboa o navio de carga geral SDS Wind, com destino a Casablanca. Este navio tem 108,4 m de comprimento e 18,2 m de largura, navega com a bandeira Italiana, com registo em Nápoles. É um navio com 15 anos, do qual o piloto não teve qualquer dificuldade em desembarcar, tal era a carga que transportava que o convés estava bastante próximo do nível da água, como se pode ver nas fotos de desembarque do piloto.


O desembarque fácil do piloto do SDS Wind para a lancha Barra Norte.

Após a passagem do SDS Wind seguiu-se o Smaland, uma curiosidade naval, um navio Português, teoricamente, visto que se trata de um navio operado por interesses sediados na Alemanha.

O Smaland já teve cerca de 10 nomes, o que nos oferece uma boa perspectiva do tipo de navio que é aceite num registo de conveniência. É um navio de construção Ucraniana, com 16 anos. Mais detalhes sobre ele podem ser vistos na ficha técnica que é partilhada no site do seu operador comum aos seus navios gémeos. Småland, a terra que lhe empresta o nome é uma província situada no Sul da Suécia.

Apesar da idade, é um navio que apresenta linhas modernas.

O Smaland cruzando-se com o velhinho cacilheiro Campolide. 
 
No cais do Poço do Bispo encontrava-se o Promise que chegou a Lisboa desde o porto de Montrose, situado na Escócia. Após descarga deve deixar Lisboa com destino a Aveiro.



Saturday, October 31, 2020

Club Med 2 em Lisboa

Depois de ter sido reparado no estaleiro de Setúbal, o navio de cruzeiros Club Med 2, veio até Lisboa, onde chegou hoje pelas 7 h para abastecer combustível no cais da Rocha, onde o vemos neste foto, ao lado do pequeno navio tanque Sacor II. Daqui tem data de partida agendada para amanhã pelas 20 h com destino ao porto de Toulon no Sul de França. Apenas mais um navio de cruzeiros em escala técnica, sem passageiros, em Lisboa, depois dos últimos passageiros de navios de cruzeiros aqui terem desembarcado a 2 de Abril último.

Monday, October 26, 2020

Diplodus

Navio Diplodus, a pescar em pleno rio Tejo. Este navio é propriedade do IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e contribui para a investigação dos recursos marinhos em Portugal. Normalmente encontrava-se no porto de Olhão onde contribuía para a observação das pescas. Desde há algum tempo que se encontra no Tejo. Tem um navio gémeo o Tellina, que recentemente estava em hasta pública para venda. Ambos são navios de pesca costeira, e devidamente equipados para tal, embora na vertente de investigação e protecção de espécies. O Diplodus tem 17,5 m de comprimento, 4 m de boca e navega com a bandeira Portuguesa.

Zhao Yang Feng

Navio graneleiro Chinês a operar no terminal da Tagol, na margem sul do rio Tejo, no porto de Lisboa. Cada vez mais navios Chineses lideram o ranking dos grandes navios, neste caso, este navio pertence à Cosco Shipping que é nada mais, nada menos que a maior companhia de navegação mundial com mais de 1000 navios na sua frota. Apesar de gigante a Cosco Shipping resulta da fusão de vários gigantes num só com o objectivo de atingir a supremacia e domínio do transporte marítimo, o que realmente se verifica conseguindo colocar navios em todos os cantos do mundo e mesmo em terminais pequenos. o Zhao Yang Feng é um navio de 2012, que fazia parte da China Shipping Bulk, antes desta se fundir com a Cosco. É um navio com 225 m de comprimento, 32 m de boca e 10,4 m de calado. O Zhao Yang Feng navega com o IMO 9576791 e sob a bandeira Chinesa. Tem 40913 t GT.

Sunday, October 25, 2020

UAL Africa

UAL Africa, navio que entrou no rio Tejo, transportando uma bobine de cablagem no convés e suscitou alguma curiosidade por ter uma proa moderna que lhe permite melhores performances hidrodinâmicas. O navio da Universal Africa Lines, Africa tem como motivo de escala, assistência médica a bordo. Primeiro fundeou no Mar da Palha tendo mais tarde atracado no Cais da Rocha onde ainda permanece. 
É um navio de 2011 que navega com a bandeira Holandesa. Tem 120 m de comprimento, 15,8 m de largura e navega com o IMO 9529243

Iate Stormborn

Depois de um tempo de ausência significativa de presença de iates em Lisboa, ontem foi a vez deste porto receber o Stormborn, um iate de 47 m que para cá veio e tem a intenção de por aqui ficar até ao próximo dia 31 de Outubro. A tripulação aproveitou a presença em cais para retirar a água salgada da viagem entre Gibraltar e Lisboa. Este é um iate de 2007, com 499 t GT, capacidade para 19 pessoas (9 tripulantes e 10 passageiros), construído na Holanda e registado nas ilhas Cayman. Pelas medidas em torno do iate, presume-se que a escala esteja condicionada apenas a abastecimento e descanso da tripulação no interior do iate. É a primeira escala de iates, em Lisboa, após a tomada de medidas de incentivo ao regresso à normalidade económica em tempos de Covid.

Furnas

Navio porta contentores, Furnas a carregar no cais de contentores de Santa Apolónia, Lisboa. O navio da Mutualista Açorena, daqui partiu em direcção a Ponta Delgada, Açores em mais uma das suas viagens habituais. Ao seu lado vemos uma embarcação tradicional do Tejo.

A Princesa Fiona a carregar Areia

Navio de carga geral, Fiona, aguardando carregar no cais do Beato, em Lisboa. O ex-SCL Margrit de 2009, tem 108,2 m de comprimento, 18,2 m de largura, 9 m de calado e 5599 t GT. Já navegou também como Kgona. É operado pelos Turcos da Platin Shipping & Trading.


Arklow Ace - o Arklow de nova geração

O Arklow Fortune, o Arklow Ace e ao fundo o Fiona.

Registo de dois navios da Arklow a operar no terminal do Beato em Lisboa. Um da nova geração de navios Arklow, com a proa recta, o Arklow Ace e o outro de antiga geração o Arklow Fortune. O Arklow Ace, que efectuou os seus testes de mar em Abril deste ano, foi construído na Holanda, estaleiro Pattje Waterhuizen, local onde têm sido construídos estes navios de nova geração da Arklow. 
O Arklow Ace, um navio de 2020

O Arklow Ace tem 120 m de comprimento, 15 m de largura,  navega com a bandeira Irlandesa e tem um calado de 6,5 m. Já o Arklow Fortune é um navio com 13 anos, contruído em 2007. Navega também as suas 2998 t GT, com a bandeira da Irlanda, e sob o IMO 9361744. 

O Arklow Fortune

Wilson Drammen

Navio de carga geral, Wilson Drammen, descarregando sucata vinda de Belfast, no terminal do Beato. Após a descarga o navio seguiu para o porto de Setúbal. O ex-Kastor da Wessels, é um navio com 13 anos, 2452 t GT, com 87,9 m de comprimento, 12,9 m de boca e que navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Navega com o IMO 9390094 e tem um calado de 5,8 m.