Thursday, April 2, 2020

Viking Sea amanhã em escala técnica, em Lisboa


A Viking Cruises, foi a primeira companhia a nível mundial a suspender as suas operações, mesmo depois de já se terem registado casos graves na Princess Cruises, que anunciou apenas um dia depois, no dia 12 de Março, a paragem dos seus 18 navios por 60 dias (até 10 de Maio). Dois dias depois (13 de Março), a associação internacional de companhias de navegação, CLIA, aconselhava as suas associadas a suspender as suas operações. A  Viking Cruises, suspendeu as suas operações no passado dia 11 de Março, com efeitos a partir do dia 12, e até ao dia 1 de Maio. A Viking opera 79 navios entre oceânicos e fluviais, tendo suspendido também a operação dos navios fluviais. 
Por esta altura o navio deveria estar a realizar viagens pela Grécia, e Mediterrâneo Oriental, depois de ter regressado das Caraíbas. Contudo cancelou 13 das suas viagens previstas e neste momento dirige-se para o Reino Unido onde deverá ficar atracado próximo aos outros navios irmãos. A próxima viagem está prevista apenas para o próximo dia 8 de Julho.

Sobre o Viking Sea:




O Viking Sea é um navio de 2016, o segundo de vários (6) navios gémeos. Tem 227 m de comprimento, 29 m de largura e 6,3 m de calado. Navega com a bandeira Norueguesa. Tem capacidade para 480 tripulantes e 930 passageiros.

É considerado um navio de médio porte e opera com um segmento de mercado médio-alto a alto, em viagens que saem fora do padrão vulgar, comercial (circuitos e posicionamentos). Recebeu o nome em antecipação de um outro navio da mesma frota e gémeo, o atual Viking Sky, aquando da sua construção nos estaleiros Italianos de Fincantieri.
A Viking Cruises opera em Portugal, com os seus navios fluviais no rio Douro e é habitual efectuar escalas com os seus navios oceânicos nos portos nacionais. Além disso efectua várias excursões turísticas, algumas até um pouco evasivas no habitual quotidiano de quem vive e trabalha na cidade, com grupos de turistas que visitam a pé vários pontos turísticos ou culturais. Opera também um frota de autocarros de aluguer com caracterização própria, com imagens dos seus navios. 

RCGS Resolute

O RCGS Resolute, para quem segue os navios é apenas o pequeno e malfadado ex-Hanseatic, embora agora esteja a atravessar uma situação difícil nas empresas suas operadoras e nos últimos tempos tenha estado envolto em algumas polémicas que em nada lhe dão bom nome no mercado, apesar de ser um excelente navio. Certamente que o final da sua carreira pode estar a aproximar-se em passos muitos largos. De Português apenas tem a bandeira no mastro de popa. Significa isso que pagaram para utilizar a nossa bandeira e Portugal assim o permite em troco de dinheiro. O que é certo é que agora as questões burocráticas irão envolver Portugal, uma vez que o registo do navio assim o obriga. Já recentemente os E.U.A. também ponderaram enviar os navios que se encontravam fundeados nas suas águas, para os respectivos países de registo. Estes navios têm a bordo doentes e mortos, com Covid-19. Encontram-se a aguardar autorização para entrada nos portos Americanos, de onde alguns tinham saído e onde é normalíssimo operarem. Parece que entretanto já alteraram a situação, mas dá para entender que os países de registo permitem "lavar as mãos" em algumas situações. 
A proa do Resolute sem estragos, após à chegada ao Curaçao.
Das várias versões que circulam sobre o acidente a mais engraçada é a que diz que se tratou de um acto de pirataria, o que não deixa de ser irónico, pois o navio provocou mesmo um naufrágio. Segundo uma versão mais credível, o navio encontrava-se em águas internacionais a pairar enquanto reparava um motor, quando foi abordado por um navio de guerra de um país da América Latina e aí as versões divergem, porque cada um dos lados da história diz que foi atacado. A verdade é que o casco à prova de gelo do RCGS Resolute foi mais forte e venceu. Quanto ao resto os tribunais irão apurar a verdade. É para isso que servem os tribunais nos países onde reina a Democracia. A notícia foi engraçada uma vez que até de "lancha" os jornalistas apelidaram o outro navio que se afundou.
RCGS Resolute, ex-Hanseatic, nesta fotografia, numa das suas passagens por Lisboa, com este nome.

Monday, March 30, 2020

Onde estão os cruzeiros agora?

Numa altura em que praticamente todos os navios de cruzeiros já pararam, espreitamos virtualmente hoje, por onde andam alguns deles. Visitamos o porto de Southampton, o porto de Tilbury (Londres) e ainda o porto de Bristol onde está atracado o Marco Polo.
Imagens: MarineTraffic
Em Southampton, o principal porto de registo dos navios Britânicos e casa mãe da Cunard, encontra-se atracado o Queen Victoria e o Ventura. O Marella Celebration encontra-se a pairar ao largo na aproximação ao porto.
Nas docas de Tilbury, o porto mais próximo da cidade de Londres e conhecido por ser o home port da Cruise & Maritime Voyages, encontra-se atracado o Magellan, estando dentro das docas deste porto vários navios; o Saga Sapphire, o Astoria, Spirit of Discovery e o Viking Star. No total nestes 3 portos estão 9 navios, um número bem inferior a outras regiões como as Caraíbas onde os mesmo estão ancorados, ou atracados às dezenas. Como o caso do porto de Miami, onde diariamente dezenas de navios não são novidade, propriamente.
9 navios atracados em Miami
Dezenas de navios ancorados ao largo de Miami. 
Incluindo o novo Scarlet Lady e parte significativa da frota da Royal Caribbean e Princess


Por Lisboa temos o MSC Fantasia e hoje ao largo passou o Mein Schiff 4 com destino a Bremerhaven, mas que ao momento está a aproximar-se da Figueira da Foz. Amanhã é por aqui esperado o Seadream II que vem efectuar uma reparação programada no estaleiro.
Não é de todo estranha a paragem de navios por causa de vírus, só que normalmente são norovírus, aqueles que fazem parar os navios e até hoje tem sido casos de resolução mais ou menos rápida. 
Embora a reunião de navios seja dos momentos mais esperados por shipspotters um pouco por toda a parte, desta vez ninguém está contente por ver tantos navios parados e reunidos em situação tão difícil. Esperemos que em breve voltem a fazer pessoas Felizes pelos Mares e Oceanos deste planeta.

Wednesday, March 25, 2020

Sagres regressa a casa antes do previsto

Uma medida adoptada tendo em vista a pandemia que corre o mundo actualmente. O navio escola Sagres regressa a Lisboa, ficando assim a sua presente viagem interrompida. Não existe informação se poderá ser retomada ou não. Medida tomada para proteger a sua tripulação que ao momento não regista nenhum caso de infecção a bordo.

Sunday, March 22, 2020

Navio de cruzeiros MSC Fantasia em Lisboa

Leia o comunicado oficial da companhia no final do post.

Veja a comunicação oficial da companhia no final deste post.
Se não fosse a pandemia mundial que está em curso esta seria apenas mais uma escala do MSC Fantasia num cruzeiro transatlântico de regresso à Europa, vindo do Brasil. Contudo e atendendo às condições actuais é uma escala em Lisboa para uma operação de repatriamento de cerca de 1300 cidadãos. Com precedência de Santa Cruz de Tenerife onde o navio fez escala no dia 20 e apenas foi autorizado a abastecer. Ali não foi permitido o desembarque de passageiros, para as habituais excursões turísticas. Chegou a Lisboa pelas 9:00 h, depois de ter saltado a escala no Funchal que deveria ter ocorrido no dia 21 (ontem).
O itinerário previsto do navio, que em parte não se cumpre.
O navio chegou com 1338 passageiros, dos quais 27 são cidadãos Portugueses.  Os passageiros Portugueses serão sujeitos a teste de despistagem de doença Covid-19, e serão informados das medidas de quarentena em vigor. Os restantes passageiros serão escoltados até ao aeroporto, para efectuarem voos humanitários de regresso aos seus países de origem. 
O seu próximo cruzeiro está agendado para o dia 1 de Maio com partida de Marselha, numa viagem pelo Mediterrâneo. Fonte: Expresso
Algumas televisões estão de momento a fazer uma quarentena ao lado do navio tentando ganhar audiências e inventando entretenimento, nomeadamente canais de televisão de pouca ou nenhuma credibilidade jornalística e retirando recursos às autoridades que lhes tiveram de criar um cerco para os isolar e manter a uma distância segura do navio.

ATENÇÃO: Informe-se sempre em canais de televisão de referência, e em jornais de credibilidade. Não dê atenção a canais alarmistas e que difundem qualquer informação tendo apenas por objectivo reter audiências. Seja um cidadão informado, saiba filtrar a informação que ouve e que chega até si.

Comunicado oficial MSC Cruzeiros:


Declaração Oficial: MSC Fantasia em Lisboa, Portugal


22 Março, de 2020

O MSC Fantasia chegou hoje a Lisboa, às 9h00 AM.

A MSC Cruzeiros cooperou com as autoridades portuguesas de modo a coordenar a chegada do navio ao porto, o seu destino final, bem como o desembarque dos passageiros. Todos os passageiros vão voltar para seus países de origem directamente do navio.

As autoridades portuguesas encontram-se actualmente a realizar as verificações habituais, incluindo os mais altos controles sanitários por parte das autoridades de saúde antes de os passageiros serem autorizados a desembarcar. Considerando as precauções extraordinárias que todos os países estão a aplicar nas suas fronteiras para combater a propagação do COVID-19, este processo pode demorar mais que o normal.

Após deixar o Brasil, o navio não teve mais embarques ou desembarques de passageiros até à sua chegada hoje a Lisboa. Nenhum passageiro ou tripulação a bordo sofre de doenças respiratórias ou apresenta sintomas de gripe. Não há evidências que sugiram que alguém a bordo possa estar infectado com o COVID-19.

Como parte das medidas adicionais que a MSC Cruzeiros introduziu em toda a sua frota para combater a propagação do COVID-19, o MSC Fantasia passou por vários processos profundos de saneamento durante a viagem. Além disso, a MSC Cruzeiros realizou medidas de triagem adicionais na altura do embarque e verificou todos os históricos de saúde e viagens de todos os passageiros e tripulantes antes de permitir o embarque.

Este é o último porto do itinerário do MSC Fantasia. Após o compromisso da MSC Cruzeiros de suspender temporariamente toda a sua operação até 30 de abril, o MSC Fantasia deixará de operar.

A MSC Cruzeiros gostaria de agradecer às autoridades portuguesas por toda a sua cooperação. Queremos igualmente pedir as nossas desculpas aos nossos passageiros pela inconveniência que esta situação lhe possa ter causado, e agradecer-lhes toda a continua confiança e compreensão. 

Saturday, March 21, 2020

Cargueiros em Setúbal

Muntgracht, carga geral
Sagasbank, carga geral.
Moon Step, carga geral
Lady Amalia, carga geral
Muitos dos navios que visitam este porto são os navios de carga geral, muito além dos navios de transporte de veículos, tal como as imagens assim o comprovam. São navios de pequena a média dimensão e que dessa forma contribuem para a resposta ao abastecimento e exportações desta região.
Manisa Sofia, carga geral.
Sagasbank, carga geral.
Astrosprinter, porta contentores. Com parte do estuário do Sado e linha ferroviária em pano de fundo.
Os porta contentores também marcam a sua presença neste porto. Chegam mesmo a ultrapassar a operação com veículos.

Tejo não navegável

Hoje, apresentamos umas imagens não habituais, do rio onde habitualmente os navios de cruzeiros que visitam Lisboa, navegam, o rio Tejo. As imagens são da zona de Santarém, uma zona de rio que já não é navegável. O Tejo é navegável por embarcações de grande porte até à zona da Matinha, ainda em Lisboa. A partir daí apenas embarcações de recreio com menores dimensões ou batelões rebocados, podem chegar até Valada do Ribatejo, a cerca de 18 kms a jusante destas imagens que apresentamos. 
Nestas imagens podemos observar o que se faz nesta zona do rio, nomeadamente procede-se à extracção de areia para a indústria, pesca-se em embarcações tradicionais e viaja-se com a companhia do rio, na principal linha ferroviária do país. Este rio contribui para o equilíbrio das populações por onde passa não admitindo a navegabilidade por parte de navios de cruzeiros fluviais.
Ponte Salgueiro Maia, parte da A13.
Extracção de areia


A pesca tradicional, com recurso a rede.

Ponte D. Luís, Santarém. Esta já foi a 6ª maior ponte do Mundo!

A principal linha ferroviária do país que daqui até Lisboa, aproveitou a linha de leito de cheia do rio.

Friday, March 20, 2020

NRP Sagres "barrado" na cidade do Cabo

Consequência do efeito mundial do coronavírus, a tripulação do navio escola Sagres verá a sua escala na cidade do Cabo ser reduzida ao essencial, abastecimento de mantimentos e combustíveis. As cerimónias oficias que estavam programadas junto da comunidade Portuguesa foram canceladas, por razões que se justificam e se compreendem face à pandemia que se vive. O navio escola Sagres deverá chegar à cidade do Cabo (África do Sul, país que já regista casos de infecção), no próximo dia 27 de Março no decurso da presente viagem que se encontra a realizar em volta do Mundo evocativa dos 500 anos de circum navegação de Fernão de Magalhães
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Thursday, March 19, 2020

MSC suspende actividade de toda a frota até 30 de Abril

Os 17 navios da MSC Cruises irão parar até ao próximo dia 30 de Abril, segundo o comunicado oficial da companhia. Aqueles que ainda se encontram a navegar, estão a fazê-lo apenas para deixar os seus passageiros nos portos de desembarque. 
Em comunicado, a companhia oferece várias opções incluindo retorno de pagamentos a 100% entre outros tipos de incentivos para remarcação de novas viagens. Note-se que a MSC Cruzeiros é a líder de mercado em Portugal neste sector de turismo. 

Hamburg em Setúbal

Hamburg ao largo de Setúbal enquanto aguardava a entrada no estaleiro naval da Lisnave. Ao momento o navio está no interior do estuário do Sado, próximo ao estaleiro naval aguardando as manobras que o levaram a plano seco para manutenção programada. Um pouco por todo o Mundo os restantes navios de cruzeiros encontram-se a terminar as viagens que haviam iniciado antes do agravamento das restrições de circulação impostas pelos diferentes governos a nível internacional. Algumas viagens foram alteradas e foi dada prioridade aos desembarques em portos de origem ou hub's das companhias de navegação.