Monday, March 2, 2020

ALP Winger e ALP Centre

 Rebocador Oceânico ALP Winger e navio abastecedor ao largo ALP Centre. Ambos encontram-se em Lisboa para efectuarem uma docagem programada no estaleiro da NavalRocha. São navios especiais que não passam despercebidos a quem por perto deles circula desde o passado dia 24 de Fevereiro.

Pela popa o Star Legend que também aqui continua a aguardar a ida ao estaleiro.

Nordica

Porta Contentores Nordica, navio de 2011 que navega com bandeira Holandesa, atracado no terminal de contentores de Santa Apolónia.Ao fundo podemos ver a ponte Vasco da Gama. O Nordica é um navio com 151 m de comprimento e 23,4 m de boca que efectua ligações regulares entre Portugal (Lisboa e Leixões), Reino Unido e Holanda.

Thursday, February 27, 2020

Star Legend

Encontra-se em Lisboa desde o passado dia 16 de Fevereiro o navio Star Legend, o mesmo que ficou famoso pela sua participação no filme de 1997,  Speed 2. Este navio de 1991, encontra-se atracado em Santa Apolónia a preparar a sua ida ao estaleiro para efectuar um corte ao meio e lhe ser adicionada uma secção com cerca de 25 metros que lhe trará mais 100 passageiros à sua capacidade máxima com o acréscimo de mais 50 suites, e áreas comuns, assim como maior capacidade de tripulantes, alojados em mais 19 camarotes.
A nova secção já está a ser produzida desde Setembro. Este programa que engloba a extensão de 3 navios da WindStar Cruises, iniciou-se em Outubro de 2019 e estender-se-á até Novembro deste ano com a saída do Star Pride de estaleiro. O primeiro navio a passar por este processo, o Star Breeze está a terminar a sua operação de acréscimo de comprimento no corrente mês, depois entrará em estaleiro o Star Legend, cujo prazo de execução para este processo está estimado em 4 meses e posteriormente o Star Pride. A estratégia da WindStar Cruises com este investimento passa por manter acessível a estes navios os portos mais pequenos, onde eles conseguem chegar e navios maiores não, tais como Sevilha ou a passagem pelo canal do Corinto. Nesta operação os navios vão receber também motores mais eficientes, uma operação que não é muito usual fazer-se em navios, devido aos condicionalismos de acesso à zona onde os motores se encontram instalados e também ao custo que acarreta. O navio tem a sua partida para Palermo agendada para o próximo dia 1 de Março.


Veja aqui, o processo idêntico pelo qual já passou o Star Breeze.

Tuesday, February 25, 2020

Funchal iluminado

Registo do paquete Funchal iluminado nos últimos dias do corrente mês. Nesta sua longa imobilização por este cais, o navio tem-se mantido com a iluminação desligada ou reduzida ao máximo que vê-lo com iluminação parcial já quase parece novidade...



Thursday, February 13, 2020

Ícones de Lisboa


Registo do desfile do navio Oceana, Tejo abaixo esta tarde, no seu regresso a Southampton depois de uma escala de 9 h em Lisboa. Nas fotos pode-se observar alguns ícones da cidade que puderam ser visitados pelos passageiros ávidos de conhecer coisas novas e levar ímanes chineses para casa.





Monday, February 10, 2020

Experience

Navio de transporte de gás liquefeito, Experience. 
Este navio,especial dentro da sua classe, e mais conhecido como Floating Storage Regasification Unit (FSRU), do inglês, que significa unidade de armazenamento e regasificação flutuante. Isto significa que este navio tem a capacidade para armazenar o gás liquefeito (a uma temperatura de -162ºC, e ao mesmo tempo converter este gás liquefeito, em gás natural, à temperatura atmosférica). 
Em condições normais estes navios operam em terminais de gás, e servem como "apoio" à descarga dos navios que apenas tem capacidade de transporte de LNG. Aí transformam o gás liquefeito em gás natural e descarregam a matéria prima directamente para terra. Podem operar em cais ou em bóias oceânicas. Aconselho a visita ao seguinte link e visualização dos vídeos ali presentes para melhor percepção de como podem operar estes navios.  
Unidade de regasificação, à popa.
O Experience visita Lisboa, para abastecer-se a ele próprio com combustível. Proveniente de Ferrol este navio chegou no dia de ontem a Lisboa e daqui parte com destino ao estado do Ceará no Brasil. Este navio construído em 2014, na Coreia do Sul (Estaleiros Daewoo), tem 294 m de comprimento, 46 m de boca e um calado de 9,5 m. O que impressiona é também a sua capacidade de transporte de 173400 m3 de gás liquefeito. Navega com a bandeira das ilhas Marshall e sob o IMO 9638525. Tem uma tonelagem bruta de 116486 toneladas.


Os tanques, ou unidades de armazenamento.

Enquanto isso já o Guanarteme aguardava carregado a chegada do navio Eridanus Leader da NYK line, para efectuar uma operação semelhante durante a madrugada e manhã de hoje. A meio da semana é aguardado mais um navio LNG de grandes dimensões para efectuar uma operação semelhante. Isto comprova a enorme procura que o porto de Lisboa tem tido nos últimos tempos por parte de navios para efectuarem abastecimentos. Talvez esteja relacionado com as novas políticas ambientais mundiais e obrigatoriedade de fornecimento de combustíveis com 0,5% de enxofre, tipos de combustíveis estes que já são disponibilizados no porto de Lisboa, pelos distribuidores.

Thursday, February 6, 2020

Feng de Hai

Navio graneleiro Chinês a carregar hoje, no Tejo. Carga esta que partirá amanhã ao final da tarde com destino aos Camarões. Teve precedência de Marrocos no dia 3 do corrente mês, este navio de 2015. Com 200 m de comprimento e 32 m de boca o Feng de Hai navega com a bandeira Chinesa e o IMO 9727637.
A habitual troca de carga entre o transporte fluvial e o transporte marítimo de longa distância.

Tuesday, February 4, 2020

Stellar Sunrise

Navio de transporte de aparas de madeira, muito provavelmente destinadas à produção de papel. O Stellar Sunrise é um navio especial, desenhado para o transporte de estilhas de madeira, designado por Wood Ship Carrier. Neste registo vemos-lo a operar em Setúbal podendo ver as pás carregadoras a carregar os camiões directamente no desembarque da mercadoria e ao mesmo tempo a arrumar a mesma a granel no cais, após descarga do navio através de tapetes rolante desde os porões do navio e no cais. A carga deste navio como tem peso específico baixo, implica que a carga seja medida pela capacidade dos porões do navio (109093 m3) e não propriamente pelo seu peso.
Trata-se de um navio graneleiro com 53979 toneladas, com 210 m de comprimento, 32 m de boca e 10,4 m de calado. Construído em 2013 no Japão (Oshima shipbuilding), este navio também conhecido como de transporte de produtos florestais, navega com o IMO 9566631 e bandeira do Panamá. É um repetente nos portos nacionais nomeadamente Setúbal e Leixões, tendo-se inclusive estreado em Setúbal na sua viagem inaugural em 2013. Partiu deste porto no dia 1 de Fevereiro após descarga e rumou a Sul, provavelmente para ir efectuar mais um carregamento na América do Sul. Tem chegada a Montevidéu (Uruguai) prevista para 19 de Fevereiro. Anteriormente navegou com o nome Stelomr Sunrise.
A asa da ponte suspensa e o casario vazado, situação bastante típica em navios onde o espaço não é propriamente problema.

Monday, February 3, 2020

MSC Cristiana


Modelos de veículos montados em Portugal aguardando embarque
Registo de uma outra área de negócios da MSC a líder do mercado Português em cruzeiros, o transporte de veículos. Este navio encontrava-se a carregar veículos em Setúbal. Daqui partiu com destino a Valência e depois deste porto fará a distribuição dos veículos montados em Portugal, por todo o Mediterrâneo. 
O MSC Cristiana é um navio de 2011, que navega sob a bandeira Panamenha. Tem 22288 toneladas, 199 m de comprimento, 32 m de boca e 11,2 m de calado. A capacidade para acomodar veículos é de 6700, uma vez que se trata de um Pure Car and Truck Carrier (PCTC). O MSC Cristiana tem um irmão Gémeo, o MSC Immacolata, ambos construídos no estaleiro STX em Dalian (China).


Mais conhecida pelo transporte de contentores, a MSC nos últimos anos tem apostado mais forte em outras vertentes de mercado. Note-se apenas que esta companhia Italiana, privada tem cerca de 520 navios e emprega cerca de 70 mil pessoas no mundo inteiro, sendo a segunda maior companhia do mundo no transporte de contentores. Neste momento encontra-se a posicionar-se entre as principais companhias do mundo, no mercado de cruzeiros. Com este tipo de transporte começa a competir directamente com a Grimaldi, a outra companhia Italiana, especializada no transporte de veículos.