Thursday, March 25, 2021

NRP Figueira da Foz

O N.R.P. Figueira da Foz passando pela ponte 25 de Abril esta manhã. Na falta de navios de passageiros, resta o registo daqueles que repetidamente entram e saem o Tejo nas suas tarefas quotidianas, neste caso a patrulha das águas territoriais Portuguesas, tarefa para a qual foi construído este navio patrulha Oceânico, em Viana do Castelo. 

Tuesday, March 23, 2021

Sky ao amanhecer

Registo de mais um navio que demandou o Rio Tejo para abastecer, apenas. O Sky, o navio tanque que veio da Corunha, amanheceu no rio Tejo e partiu de Lisboa pelas 9 h da manhã, com destino ao fundeadouro de Cascais onde permanece.
A tripulação preparava o levantar do ferro na proa, enquanto a escada quebra-costas aguardava a chegada do piloto.

O Sky é um tanque petroleiro com 14 anos de idade, 183 m de comprimento e 27,5 m de boca. Navega com o IMO 9380350 e a bandeira das ilhas Marshall.

Sunday, March 21, 2021

Fiesta, o novo ferry de Cabo Verde



Chegou a Lisboa na passada quinta-feira, dia 18 de Março, o pequeno ferry Fiesta, ex-Fiesta Mail. Um navio construído em 2002 na China e que operava até agora nas Caraíbas, na região onde normalmente operam os navios de cruzeiros. Portos como Miami, Fort Lauderdale, Cat Island ou Grand Bahama são alguns home ports deste pequeno ferry.  
Com 68,6 de comprimento e 15 m de boca este navio encontra-se em Lisboa com a bandeira de Vanuatu e a aguardar reparação programada no estaleiro da NavalRocha. Até agora operou pela Mail Boat Company nas Bahamas, empresa que atualmente se encontra com algumas restrições de operação devido à atual pandemia.

Atualmente o seu armador é a empresa Cabo Verdiana CV Interilhas, o que levanta suspeitas de que possa seguir para Cabo Verde quando deixar o estaleiro naval. É um ferry com algumas características que diferem dos outros navios deste tipo, nomeadamente o mastro colocado na proa e as cores que saem do padrão aceite como normal.

Tem o IMO 9266724, e 2485 t (GT). Tem capacidade para 450 passageiros. Deverá deixar Lisboa por volta do dia 18 de Maio.

Star Istind

Star Istind é mais um navio que veio, hoje, ao Tejo abastecer combustível durante 3 h. Provavelmente o fornecimento de combustível mais amigo do ambiente, com 0,5% de enxofre faz com que mais navios optem por vir ao Tejo abastecer. Este combustível fornecido aos navios em Lisboa, encontra-se de acordo com as novas regras IMO. Permite que os navios sejam menos poluentes e mais eficientes uma vez que o combustível possui menos enxofre. Através da combustão de um combustível menos pesado, os navios acabam por lançar menos poluentes na atmosfera e permite um maior equilíbrio energético global. 

O Star Istind, chegou a Lisboa pelas 10 h e saiu pelas 18 h na sua viagem de Ferrol para o Estado Americano do Texas, porto de Corpus Christi.

Este navio tem o IMO 9182954 e pertence ao armador Norueguês, Grieg Shipping II As. Encontra-se com uma carga de pás eólicas a bordo. 

Tem a particularidade de não ser um tipo de navio habitual em Lisboa, pelo facto de estar equipado com gruas pórtico, cobertas. Este tipo de navios é designado como OHGC (Open Hatch General Cargo). São navios desenvolvidos especificamente para o transporte de produtos florestais, cargas secas e paletizadas, tais como cargas sensíveis à água, como por exemplo papel. Isto permite-lhe operar mesmo em condições de chuva, sem que isso danifique a carga içada dos porões ou deck do navio. Habitualmente os navios que visitam Lisboa possuem apenas gruas giratórias, não possuindo este tipo de gruas com protecção à chuva, uma vez que somos um país com cerca de 260 dias/ano de sol.

A utilização deste tipo de gruas não é muito usual, porque além de aumentarem a tonelagem do navio, retiram-lhe aerodinâmica e aumentam as restrições de visibilidade, nomeadamente na travessia do Canal do Panamá. Contudo em alguns portos (países) são mesmo essenciais e justificam a existência de inúmeros navios com as mesmas.

Os 13,2 m de calado máximo e a selfie de despedida dos tripulantes a Lisboa, na proa do navio.

Este navio tem 198 m de comprimento, 32 m de boca e 32628 t (GT). Foi construído em 1999, e pode atingir até 12 nós de velocidade. Navega com registo em Bergen, Noruega.

Saturday, March 20, 2021

Bever

Castor; Bever em Holandês, é o novo rebocador que se encontra atracado no cais da Rocha, desconhecendo-se se foi ou não adquirido pelas empresas Portuguesas para reforçar a sua actividade de reboques nos portos nacionais. Encontra-se com registo (IJmuiden) e bandeira Holandesa. É um rebocador com 36 m de comprimento por 11 m de boca e com uma força de tracção de 70 toneladas o suficiente para conseguir tracionar um navio de cruzeiros sozinho. Tem o IMO 9492256 e as cores da Iskes tugs (Holanda).

O toca e foge do Frijsenborg

Escala relâmpago, a que o ro-ro ferry Frijsenborg efectuou em Lisboa. Quase nem deu para o registar devidamente. Deu entrada no Tejo e fundeou no quadro ocidental por algumas horas apenas para abastecimento e seguiu a sua viagem de Gibraltar para Hamburgo. Uma oportunidade rara para fotografar um tipo de navio bastante comum pela Europa fora e raríssimo em Portugal. Com bandeira Italiana o Frijsenborg tem 179 m de comprimento, por 26,21 m de largura. Este ferry tem 2546 metros lineares de carga rodada. Foi construído em Itália em 2016, e tem porto de registo em Bari. O nome é emprestado de uma mansão na Dinamarca, próxima de Aarhus. Depois de ter operado no Mediterrâneo e no transporte de peças da Airbus por mar, com o nome Spirit of Montoir, o Frijsenborg tem agora o seu futuro um pouco incerto e desconhece-se qual o seu futuro, embora se suspeite que esta viagem se trata de um reposicionamento do Mediterrâneo para o Norte da Europa ao serviço de eventuais novos afretadores.

Wednesday, March 17, 2021

Daniel K.

Registo da chegada a Lisboa, esta tarde do navio Daniel K, um pequeno navio de carga geral que veio do porto Francês de Rouen, cidade a cerca de 111 km de Paris, nas margens do rio Sena. Vem descarregar cereais para se produzirem os "originais"  produtos Portugueses e demais derivados dos cereais importados de França!
O Daniel k. é um navio pequeno, apenas com 90 m de comprimento e 16 m de largura. Consegue ter um calado máximo de 7m e atingir uma velocidade de 12,3 nós. 


Foi construído no estaleiro Rousse na Bulgária. É operado pela Alstership, sendo o armador a Rufinia Beheer B.V.
Pormenor da proa do navio, mergulhada nas águas do Tejo.

Navega com as suas 3037t (GT) com o IMO 9198654 desde 2002. A bandeira é Holandesa com registo em Delfzijl. 


A entrada e passagem pelo emblemático pórtico da Lisnave, em Cacilhas.

Sunday, March 14, 2021

Os Portugs

Da direita para a esquerda: Portugs Sines, Portugs Cascais, Portugs Leixões, e ao fundo o Peneda da ReboSado.
Depois da "extinção" da Svitzer Portugal, nasceu a Portugs, que é a Svitzer mas com outro nome e outros donos, supostamente. Em termos de rebocadores e de fotografia ficou tudo quase igual. Os nomes alteraram-se ligeiramente só para não parecer que nada tinha mudado mesmo. Assim desapareceu o Svitzer e nasceu o Portugs no costado dos rebocadores antes do nome principal. O que poderá  ter mudado é a chegada de remessas de rebocadores fora de uso em outros portos e que com alguma frequência chegavam a Portugal e por aqui ficaram.
Portugs Sines, ex-Svitzer Sines



Lancha Bojador


Os primeiros aspectos, neste blogue, da nova lancha de fiscalização da Guarda Nacional Republicana (GNR), Bojador P01 (2021). Ao que se sabe a lancha poderá ser afecta ao serviço de vigilância nas águas da ilha da Madeira onde a Marinha Portuguesa possui em permanência os seus meios navais e onde os casos de toxicodependência e consumo de drogas têm vindo a aumentar de forma exponencial, sem que se encontrem culpados, nem ninguém seja capaz de detectar e interceptar como entra a droga na ilha. Com este novo meio de combate ao banditismo, talvez se consiga algum progresso nesse campo, visto que os meios até agora disponíveis não servem os interesses dos que vêem as suas famílias serem desgraçadas pelos estupefacientes.

A GNR divulgou que este meio se destina ao maior controlo e fiscalização de enseadas e angras e aos tipos de actividades que aí se desenrolam.

A nova lancha construída pelo estaleiro Damen em Singapura, chegou a Lisboa a bordo do cargueiro Pia, no dia 28 de Fevereiro, por volta das 11 h. Tem permanecido atracada em Lisboa, primeiro no terminal do Beato onde foi descarregada e depois rumou à Rocha, onde é visível nestas fotos e onde tem recebido a bordo os militares da Guarda Nacional Republicana, muito provavelmente em formação.

A Bojador custou 8 485 770€ sendo a primeira lancha de mais 3 que se seguem. Embora esta vá ser a maior de todas as que se seguem. Tem o IMO 9881718. Em termos de características técnicas esta lancha tem 34,95 m de comprimento, 7,35 m de boca e um calado de 2,5 m. Possui um casco em alumínio marítimo. É o projecto Fast Crew Supplier (FCS) 3307 do estaleiro Holandês Damen e cujas características técnicas assim como fotos de interiores podem ser vistas com mais detalhe aqui. Neste momento é um meio naval que equipa pelo menos 6 países. 

O Cabo Bojador é um cabo situado na costa de Marrocos, que foi dobrado em 1434, por Gil Eannes. Até à data era conhecido como o Cabo do Medo. Esperamos que medo seja o que os prevaricadores vão sentir quando esta lancha os abordar em flagrante delito.

Friday, March 12, 2021

Topaz Belaya, um navio especial

Registo do navio Russo Topaz Belaya que se encontra fundeado no porto de Lisboa com uma carga de pás de torres eólicas. O navio veio do porto Turco de Nemrut (próximo do tão famoso destino final, Aliaga). Antes esteve também fundeado na baía de Palma em Maiorca, de onde saiu para Gibraltar. Tem como destino o porto de Bremen. É um navio relativamente recente, 4 anos (2017), com um design que evidencia a sua jovialidade e o diferencia bastante dos outros navios construídos para o mesmo tipo de carga. São comuns nos navios mais recentes os costados mais próximos da linha de água, contudo com a desvantagem de ficarem mais rapidamente imobilizados ou fundeados quando a ondulação no percurso da sua viagem atinge determinados valores máximos. 

Não sabemos se é o caso deste navio, mas suspeitou-se que não é bem assim. Pois, este é um navio com 123 m de comprimento, 16,7 m de largura, do tipo carga geral, transportes especiais pesados e com um calado de apenas 2,85 m. É anormalmente baixo para navios deste tipo. Isto para quem gosta de navios e os vê há muitos anos, desconfia que aqui há algo especial neste navio. E há mesmo. 

O Topaz Belaya, navega com o IMO 9811579, e com registo no porto de Astrakhan na Rússia.  Astrakhan situa-se próximo do Mar Cáspio, o que significa que este navio poderá nunca ter visitado o porto no qual está registado.

Atendendo a que este navio possui 17 (!) navios irmãos todos iguais facilmente se conclui que são uma série de navios construídos para navegar em canais e águas interiores como são o caso dos rios Don e Volga na Rússia e Mar Cáspio. Este navio foi construído no estaleiro Vard Vung Tau, no Vietnam. Um estaleiro subsidiário do grupo Norueguês VARD (parte do grupo Italiano Fincantieri).

Através deste link podemos ficar a conhecer com grande pormenor a história e o porquê de tantos navios iguais. Recomendo vivamente a leitura caso queiram aprofundar e conhecer mais sobre o Topaz Belaya, um projecto que visou substituir os rebocadores e barcaças no transporte em águas interiores de cargas ligadas ao sector energético (petróleo, gás e energias renováveis), sobretudo na Rússia. Isso explica o porquê das limitações em termos de dimensões do navio, quer em altura (possibilidade de transitar debaixo de pontes com vão livre baixo) e limite físico em comprimento e largura para as eclusas de determinados rios onde está previsto navegar. Este navio é o resultado da mudança e evolução no sector marítimo e dos transportes com o resultado do conhecimento e capacidades técnicas dos últimos anos nas mais diversas áreas do conhecimento, resultando num produto extremamente eficaz e bastante competitivo. Veja o vídeo.

O navio é dado como propriedade da P&O Maritime Logistics, pelo estaleiro que o construiu. Contudo opera no mercado energético pela Topaz Marine e ostenta também o logótipo do gigante Blue Water Shipping um player mundial no transporte e logística especializado. 

Este é um navio certamente especial e envolvido em muita história recente. Um dos muitos que poderá estar de visita a Lisboa esta única vez na sua vida de navio e que tem muito para contar no mundo do shipping devido a todas as empresas e grandes grupos económicos que o rodeiam e a ele estão ligados de forma directa ou indirecta.  Tem a sua partida de Lisboa agendada para o próximo dia 15 (segunda-feira) pelas 23:30 h. 

Este post explica todo este navio especial que à vista desarmada para alguns seria apenas mais um navio fundeado no rio Tejo.