Tuesday, July 18, 2023

Disney Dream

Disney Dream e Spirit of Adventure foram os 2 navios que marcaram presença o porto de Lisboa hoje. Ambos sairam ao final da tarde com rumo ao Norte. O Spirit of Adventure dirigiu-se Dover para e o Disney Dream para Vigo.


Friday, July 14, 2023

Balmoral e Marella Discovery 2

Foram estes os dois navios que hoje visitaram Lisboa, tendo ambos largado por volta das 17h com destinos dispares. O Balmora segue para Vigo e o Marella Discovery 2 vai para Gibraltar. Pelas 18:30h saiu o porta contentores Ilha da Madeira com destino a Leixões.




Wednesday, July 12, 2023

Mein Schiff 2 e Ventura

Dois navios visitaram no dia de hoje Lisboa. O Ventura o navio Britânico que está a realizar uma viagem pelas ilhas Canárias e Madeira e o Mein Schiff 2, a célebre companhia Alemã com passageiros endinheirados que aproveitam a proximidade do porto de Lisboa ao centro da cidade para irem almoçar ao navio, deixando assim os exploradores gananciosos dos restaurantes, a ver navios, devido aos preços absurdos que tentam cobrar aos turistas. O Ventura deixou Lisboa já próximo das 19 h ao passo que o Mein Schiff 2 deverá deixar a capital Portuguesa apenas pelas 00:00 h do dia de amanhã.



Monday, July 10, 2023

Salicórnia

 

Numa breve passagem pelos arredores do estaleiro da NavalTagus no Seixal, pode-se ver os navios em reparação entre eles o rebocador Madeirense, Comandante Passos Gouveia, e os cacilheiros da Transtejo, Seixalense e Dafundo e os catamaãs Miguel Torga e Cesário Verde. Viu-se também a evolução da construção do novo ferry totalmente eléctrico para a Ria de Aveiro, o Salicórnia. Este ferry destina-se a substituir o Cale de Aveiro, na ligação com São Jacinto.
O ferry homenageia a planta que abunda na Ria de Aveiro, os chamados espargos do mar, devido ao sabor a sal que esta planta escamosa apresenta e pelo facto de crescer em águas salobras.

O ferry Salicórnia no seu estado atual. Ultimando os pormenores exteriores, como a colocação das portas hidráulicas para entrada e saída de veículos e passageiros, e os assentos exteriores nos decks de passageiros, assim como a pintura do pavimento do deck de viaturas.
Neste ferry o destaque vai para o salão de passageiros, situado abaixo da ponte de comando, com janelas amplas que permitirá uma viagem panorâmica pela Ria de Aveiro.


O Salicórnia há alguns meses atrás, ainda antes da fase de pinturas.

Thursday, July 6, 2023

MSC Orchestra

Hoje visitou o porto de Lisboa o navio MSC Orchestra, tendo inclusive procedido ao embarque de passageiros portugueses para uma viagem ao Mediterrâneo.


Tuesday, July 4, 2023

Mascote APRAM

 

Uma mascote com o logótipo dos Portos da Madeira. Desconheço se ainda existe...

Saturday, July 1, 2023

Navios no Douro

Alguns instantâneos da tarde do dia de ontem, no Porto. Em Quebrantões, encontravam-se os navios da Croisi Europe Miguel Torga e Gil Eanes. Já na zona da Ribeira estavam como habitual os navios da Douro Azul operados por várias companhias, como a Viking Cruises e a Scenic. Do lado de Gaia estavam os navios Amadouro e Queen Isabel juntamente com o navio Viking Torgil.
O Amadouro e o Viking Torgil

Além dos navios da Douro Azul e no seu cais, estavam também os navios da barcadouro, o Sea Star, o Senhora do Douro e o Independência.
Os cruzeiros das pontes, efetuados pelos barcos Rabelos ao final de tarde, com turistas.
Do lado do Porto estavam atracados os navios Scenic Azure e o Emerald Radiance perfazendo assim o cenários dos navios presentes no Douro ao entardecer à excepção dos que estavam no Freixo como o Vistadouro, o Acqua Douro, o Vale do Douro e o Thomaz do Douro, que não surgem nestes registos.

Thursday, June 29, 2023

S/S Bore

O navio de cruzeiros Kristina Regina efectuou a sua última escala em Lisboa, em 2010, já lá vão 13 anos.
 
À data o seu destino era ainda incerto e para um navio com a sua idade a sucata não seria nada estranho, embora houvessem intenções claras que esse não seria o seu fim, por parte da família Partanen que o operava e pelo qual tinham uma enorme estima, pois este navio possui uma história marítima de relevância para a Finlândia e Finlandeses. Assim em 2010, conseguiu ser comprado pela empresa Oy SS Borea Ab, que o salvou de um destino inglório tendo em vista a sua preservação como navio museu e hostel. Devolveu-lhe as cores originais, renomeou-o com o nome original e mudou o registo de Kotka, cidade da família Partanen, para Turku, cerca de 257 kms a Oeste; a cidade onde se encontra atualmente servindo como navio hostel e restaurante, juntamente com outras unidades próximas.
Com uma vasta história e importância o SS Bore, está atracado permanentemente no rio Aura, mesmo ao lado dos principais terminais ferry da Finlândia, os terminais da Silja Line e da Viking Line. Atualmente oferece acomodação para 250 visitantes. Um desses visitantes, é o meu amigo Filipe, que me enviou os registos que abaixo apresento e a quem agradeço pela simpatia. Assim posso mostrar-vos o estado atual do ex-Kristina Regina, o pequeno navio Finlandês que por diversas vezes visitou os portos Portugueses, até 2010 e que é mundialmente conhecido, por ser um dos mais pequenos navios de cruzeiros, ícone de um enorme país, tendo inclusive sido o único navio de cruzeiros deste país. A Finlândia, que os constrói nesta mesma cidade, a apenas 6 kms do SS Bore, tal como acontece neste preciso momento com a construção do Icon of the Seas, que é atualmente, já o maior navio de cruzeiros do Mundo, tendo já efetuado os testes de mar e que deverá entrar ao serviço da Royal Caribbean em 2024 ou antes ainda até.

Os Ferrys Baltic Princess e Viking Grace, vizinhos de cais do SS Bore.

É sempre gratificante receber imagens e testemunhos que comprovam o bom estado de conservação em que o navio se encontra na sua nova vida após ter sido retirado de serviço em 2010, devido ao não cumprimento das rígidas normas SOLAS que à data entraram em vigor, nomeadamente os regulamentos de incêndio (o navio possui demasiada carga térmica a bordo, madeiras).

















Os interiores do SS Bore, um navio com 99,83 m de comprimento, 15,25 m de boca e 5,26 m de calado, com apenas 4295 t GT após conversão em navio de passageiros. Anteriormente serviu como navio ferry entre a Suécia e Finlândia, tendo sido o último navio a vapor construído na Escandinávia.