Wednesday, March 4, 2020

Amstel Botel

Plataforma flutuante transformada em botel (boat + hotel), hotel, em Amesterdão. No topo da plataforma estão as letras que identificam a sua condição. Cada letra corresponde a um espaço de alojamento. Pelos relatos dos clientes do botel, o espaço corresponde a uma escolha razoável para quem visita Amesterdão, embora alguns clientes deixem alguns comentários de aspectos menos positivos, como limpeza, pouco espaço das instalações sanitárias ou de outro tipo. Na maior parte dos casos a "tripulação" recebe sempre avaliação positiva. O Botel encontra-se fixo ao cais, embora a flutuar. Está registado com o nome Amstel, e registo de popa em Amesterdão.
O Botel encontra-se numa zona de Amesterdão onde existem outras embarcações na mesma condição, sendo esta zona da cidade considerada uma zona alternativa, em termos de diversidade cultural e frequentadores.

Monday, March 2, 2020

ALP Winger e ALP Centre

 Rebocador Oceânico ALP Winger e navio abastecedor ao largo ALP Centre. Ambos encontram-se em Lisboa para efectuarem uma docagem programada no estaleiro da NavalRocha. São navios especiais que não passam despercebidos a quem por perto deles circula desde o passado dia 24 de Fevereiro.

Pela popa o Star Legend que também aqui continua a aguardar a ida ao estaleiro.

Nordica

Porta Contentores Nordica, navio de 2011 que navega com bandeira Holandesa, atracado no terminal de contentores de Santa Apolónia.Ao fundo podemos ver a ponte Vasco da Gama. O Nordica é um navio com 151 m de comprimento e 23,4 m de boca que efectua ligações regulares entre Portugal (Lisboa e Leixões), Reino Unido e Holanda.

Thursday, February 27, 2020

Star Legend

Encontra-se em Lisboa desde o passado dia 16 de Fevereiro o navio Star Legend, o mesmo que ficou famoso pela sua participação no filme de 1997,  Speed 2. Este navio de 1991, encontra-se atracado em Santa Apolónia a preparar a sua ida ao estaleiro para efectuar um corte ao meio e lhe ser adicionada uma secção com cerca de 25 metros que lhe trará mais 100 passageiros à sua capacidade máxima com o acréscimo de mais 50 suites, e áreas comuns, assim como maior capacidade de tripulantes, alojados em mais 19 camarotes.
A nova secção já está a ser produzida desde Setembro. Este programa que engloba a extensão de 3 navios da WindStar Cruises, iniciou-se em Outubro de 2019 e estender-se-á até Novembro deste ano com a saída do Star Pride de estaleiro. O primeiro navio a passar por este processo, o Star Breeze está a terminar a sua operação de acréscimo de comprimento no corrente mês, depois entrará em estaleiro o Star Legend, cujo prazo de execução para este processo está estimado em 4 meses e posteriormente o Star Pride. A estratégia da WindStar Cruises com este investimento passa por manter acessível a estes navios os portos mais pequenos, onde eles conseguem chegar e navios maiores não, tais como Sevilha ou a passagem pelo canal do Corinto. Nesta operação os navios vão receber também motores mais eficientes, uma operação que não é muito usual fazer-se em navios, devido aos condicionalismos de acesso à zona onde os motores se encontram instalados e também ao custo que acarreta. O navio tem a sua partida para Palermo agendada para o próximo dia 1 de Março.


Veja aqui, o processo idêntico pelo qual já passou o Star Breeze.

Tuesday, February 25, 2020

Funchal iluminado

Registo do paquete Funchal iluminado nos últimos dias do corrente mês. Nesta sua longa imobilização por este cais, o navio tem-se mantido com a iluminação desligada ou reduzida ao máximo que vê-lo com iluminação parcial já quase parece novidade...



Thursday, February 13, 2020

Ícones de Lisboa


Registo do desfile do navio Oceana, Tejo abaixo esta tarde, no seu regresso a Southampton depois de uma escala de 9 h em Lisboa. Nas fotos pode-se observar alguns ícones da cidade que puderam ser visitados pelos passageiros ávidos de conhecer coisas novas e levar ímanes chineses para casa.





Monday, February 10, 2020

Experience

Navio de transporte de gás liquefeito, Experience. 
Este navio,especial dentro da sua classe, e mais conhecido como Floating Storage Regasification Unit (FSRU), do inglês, que significa unidade de armazenamento e regasificação flutuante. Isto significa que este navio tem a capacidade para armazenar o gás liquefeito (a uma temperatura de -162ºC, e ao mesmo tempo converter este gás liquefeito, em gás natural, à temperatura atmosférica). 
Em condições normais estes navios operam em terminais de gás, e servem como "apoio" à descarga dos navios que apenas tem capacidade de transporte de LNG. Aí transformam o gás liquefeito em gás natural e descarregam a matéria prima directamente para terra. Podem operar em cais ou em bóias oceânicas. Aconselho a visita ao seguinte link e visualização dos vídeos ali presentes para melhor percepção de como podem operar estes navios.  
Unidade de regasificação, à popa.
O Experience visita Lisboa, para abastecer-se a ele próprio com combustível. Proveniente de Ferrol este navio chegou no dia de ontem a Lisboa e daqui parte com destino ao estado do Ceará no Brasil. Este navio construído em 2014, na Coreia do Sul (Estaleiros Daewoo), tem 294 m de comprimento, 46 m de boca e um calado de 9,5 m. O que impressiona é também a sua capacidade de transporte de 173400 m3 de gás liquefeito. Navega com a bandeira das ilhas Marshall e sob o IMO 9638525. Tem uma tonelagem bruta de 116486 toneladas.


Os tanques, ou unidades de armazenamento.

Enquanto isso já o Guanarteme aguardava carregado a chegada do navio Eridanus Leader da NYK line, para efectuar uma operação semelhante durante a madrugada e manhã de hoje. A meio da semana é aguardado mais um navio LNG de grandes dimensões para efectuar uma operação semelhante. Isto comprova a enorme procura que o porto de Lisboa tem tido nos últimos tempos por parte de navios para efectuarem abastecimentos. Talvez esteja relacionado com as novas políticas ambientais mundiais e obrigatoriedade de fornecimento de combustíveis com 0,5% de enxofre, tipos de combustíveis estes que já são disponibilizados no porto de Lisboa, pelos distribuidores.

Thursday, February 6, 2020

Feng de Hai

Navio graneleiro Chinês a carregar hoje, no Tejo. Carga esta que partirá amanhã ao final da tarde com destino aos Camarões. Teve precedência de Marrocos no dia 3 do corrente mês, este navio de 2015. Com 200 m de comprimento e 32 m de boca o Feng de Hai navega com a bandeira Chinesa e o IMO 9727637.
A habitual troca de carga entre o transporte fluvial e o transporte marítimo de longa distância.

Tuesday, February 4, 2020

Stellar Sunrise

Navio de transporte de aparas de madeira, muito provavelmente destinadas à produção de papel. O Stellar Sunrise é um navio especial, desenhado para o transporte de estilhas de madeira, designado por Wood Ship Carrier. Neste registo vemos-lo a operar em Setúbal podendo ver as pás carregadoras a carregar os camiões directamente no desembarque da mercadoria e ao mesmo tempo a arrumar a mesma a granel no cais, após descarga do navio através de tapetes rolante desde os porões do navio e no cais. A carga deste navio como tem peso específico baixo, implica que a carga seja medida pela capacidade dos porões do navio (109093 m3) e não propriamente pelo seu peso.
Trata-se de um navio graneleiro com 53979 toneladas, com 210 m de comprimento, 32 m de boca e 10,4 m de calado. Construído em 2013 no Japão (Oshima shipbuilding), este navio também conhecido como de transporte de produtos florestais, navega com o IMO 9566631 e bandeira do Panamá. É um repetente nos portos nacionais nomeadamente Setúbal e Leixões, tendo-se inclusive estreado em Setúbal na sua viagem inaugural em 2013. Partiu deste porto no dia 1 de Fevereiro após descarga e rumou a Sul, provavelmente para ir efectuar mais um carregamento na América do Sul. Tem chegada a Montevidéu (Uruguai) prevista para 19 de Fevereiro. Anteriormente navegou com o nome Stelomr Sunrise.
A asa da ponte suspensa e o casario vazado, situação bastante típica em navios onde o espaço não é propriamente problema.