Wednesday, October 13, 2021

Regresso do Ventura

Depois da estreia do Iona, foi a vez do Ventura, navio da P&O, voltar a Lisboa. Este navio bastante regular nos portos Portugueses, tem viagens que se iniciam nos 300€, um valor bastante atractivo até para o mercado Britânico, no qual opera e os passageiros que trás na sua maioria até aos portos nacionais. Apesar disso a presença de passageiros ainda não se faz notar como nos tempos pré-pandemia e antes do Brexit que certamente estará a afectar também bastante a saída dos Ingleses da terra mãe.

O Ventura deverá regressar a Lisboa, dentro de um mês (15 de Novembro) e depois apenas voltará em Abril próximo.

Silver Spirit

Registo do pretérito dia 8 sobre o regresso do navio Silver Spirit e desta forma dos navios da Silversea a Lisboa, depois da pandemia. O Silver Spirit trouxe consigo o seu novo esquema de cores com o casco cinzento claro até meia altura, e chaminé com logótipo da companhia ao invés de apenas o nome como acontecia até agora. O navio saiu de Lisboa no dia 9 para efectuar uma viagem até aos Açores. 



Tuesday, October 12, 2021

Roaz

Depois da reparação efectuada no estaleiro da Rocha, o navio já ali regressou pelo menos duas vezes para provavelmente afinar alguns pormenores que ficaram por terminar na reparação geral. No registo vemo-lo atracado ao cais do estaleiro, ao cair da noite. A julgar pela inclinação da proa dado pelo equilíbrio de lastro, quase se pode dizer que a intervenção será no propulsor de proa.

Mais fotos do Roaz, aqui e aqui.

Mega iate Crystal Endeavor

O mega iate Crystal Endeavor, mais um navio que se confunde na classificação com a verdadeira actividade que desenvolve. Este navio desenvolve viagens de cruzeiros, direccionadas para clientes que de alguma forma conseguiram pagar a pequena fortuna pedida por alguns dias de luxo extremo no mar. Para este tipo de navios luxuosos nunca é pedido nenhum comprovativo da origem dos valores pagos, e também não existe fiscalização, uma vez que o navio navega com o registo de Nassau, Bahamas, o paraíso das finanças offshore. 

O Crystal Endeavor é um navio de 2021, construído para a Crystal Cruises, uma das companhias mais exclusivas do Mundo. Apesar de ter sido encomendado já em 2016, apenas a 17 de Julho deste ano efectuou a sua viagem inaugural. Tem capacidade para 200 passageiros e 209 tripulantes, ou seja é um navio que ultrapassa o número de tripulantes face ao número de passageiros. Este rácio é compensado pelos valores pagos por quem pode desfrutar do luxo oferecido pelo navio que o equipara a um mega iate de expedição, o mercado emergente de destruição natural dos habitats naturais e locais ainda pouco explorados e conhecidos no nosso planeta.

O Crystal Endeavor é um navio com 164,5 m de comprimento, 23,4 m de boca e 6 m de calado. Navega as suas 20449 GT com o IMO 9821873 e sob a bandeira do paraíso offshore, Bahamas, Nassau.

De entre as ofertas a bordo encontra-se um submersível que é capaz de recolher imagens em directo do fundo do mar e mostrar directamente nas televisões das suites a bordo. Uma novidade em navios deste tipo e no mercado mundial, em geral. A oferta de viagens em botes do tipo Zodíaco é também uma das possíveis escolha, embora os zodíacos a bordo não sejam os melhores a nível mundial. 

Recebeu o nome do HMS Endeavor o navio com que James Cook descobriu a Austrália e Nova Zelândia entre 1768-71.

Segue-se depois da boa experiência que a companhia dos dois cavalos marinhos, Crystal Cruises, teve com o Crystal Esprit, que entretanto saiu da frota e foi adquirido pela Lindblad Expeditions. 



A saída de Lisboa para dar início à travessia transatlântica, sob a protecção da lua, com destino ao porto de Freeport (Bahamas). A Crystal Cruises costuma colocar Lisboa nos seus itinerários, normalmente com escalas prolongadas que ultrapassam as 24 h.

NM Ópera

Registo do NM Ópera, ex-Pinhal Novo em mais uma das suas viagens de poluição sonora no rio Tejo. O antigo navio da linha Terreiro do Paço - Barreiro, actualmente efectua viagens turísticas no Tejo. O único problema é que são viagens direccionadas para turistas que poluem o rio com ruído e falta de etiqueta social de comportamentos em público. São seres que berram a plenos pulmões no meio do rio, mostrando uma selvajaria como se vivessem na idade da pedra ainda. São os mesmos que acusam os navios de cruzeiros de poluírem o rio. Acontece também que são estes mesmos pobres turistas que permitem que o navio navegue...
O NM Ópera, no momento em que iniciava a passagem por baixo da ponte 25 de Abril, para ir despejar os ruidosos turistas.

Thursday, October 7, 2021

Os Europas


Escala dupla dos navios Europa em Lisboa. Ambos os navios da Hapag-Lloyd efectuaram uma escala na cidade de Lisboa, trazendo passageiros em viagens de cruzeiro regulares. O Europa 2 ficou no cais de Santa Apolónia e o Europa ficou posicionado mais a montante, uma vez que pernoita em Lisboa, e assim fica posicionado em cais sem interferir com a programação de navios para o dia de amanhã. O Europa pernoita em Lisboa, tendo a sua saída apenas agendada para o dia de amanhã com destino ao Mediterrâneo. Já o Europa 2 saiu de Lisboa pelas 18 h com destino a Ponta Delgada, numa viagem que terá passagem ainda pela Madeira e vai terminar nas Canárias. 

Tuesday, October 5, 2021

Marella Explorer

Saída do navio Marella Explorer, com destino a Málaga. O navio efectuou no dia de hoje mais uma escala em Lisboa. Teve por companhia em porto o navio Seaventure (ex-Bremen). 

Imagens obtidas através da Webcam Tejo live do Porto de Lisboa. 
 

Sunday, October 3, 2021

World Navigator

Dois navios de exploração, o Le Jacques Cartier e o World Navigator operado pela Atlas, atracados em Santa Apolónia, Lisboa.

O World Navigator é um navio construído em Viana do Castelo, 100% Português e que está dedicado ao mercado dos navios de exploração, competindo directamente com os restantes navios do mercado mundial. Ostenta também um registo insular, a Madeira. É o terceiro navio de uma série de navios iguais, construídos em Viana do Castelo.

Em Lisboa o World Navigator recebeu o embarque de mais alguns botes de exploração, cerca de 12 botes que permitem transportar os seus passageiros a 24 nós.
A marca Atlas foi criada para captar turistas no mercado Americano.

Le Jacques Cartier

 

A estreia do navio Francês Le Jacques Cartier em Lisboa. Daqui saiu com destino a Portimão. O Le Jacques Cartier que esteve para chamar-se Le Surville, é o sexto navio da Ponant, que se destina ao mercado de exploradores. O mercado emergente e no qual muitas companhias estão a apostar construindo navios mais pequenos que possam levar a sítios recônditos turistas tornando esses sítios num verdadeiro inferno para quem lá vive e no caso das reservas naturais invadindo e incomodando os animais que lá habitam, contribuindo assim para a destruição massiva de habitats naturais.
A piscina infinita num navio de cruzeiros com 131,5 m de comprimento, por 18 m de largura que se disfarça de super iate.


O navio da Ponant navega com o IMO 9852420, e com o registo em Mata Utu a capital da ilha Francesa de Wallis e Futuna, com 1126 habitantes. Não se sabe o porquê de um registo num lugar tão remoto, mas como é habitual nos navios de cruzeiros, a fuga ao pagamento de impostos talvez seja a razão mais provável, além do possível facilitismo para a exploração de mão de obra, mal paga e escrava até.

Wednesday, September 29, 2021

Costa Diadema

Alguns aspectos do Costa Diadema, na sua saída de Lisboa, no dia de ontem. Regressa no próximo dia 8 de Outubro e até final de Novembro andará por cá regularmente. Navio de 2014 com 305 m de comprimento e 37 m de largura. Estreou-se assim em Lisboa, após 7 anos de operação. A Costa é uma habitual frequentadora de Lisboa, mas no caso deste navio esteve posicionado noutros mercados e assim só se estreou em Lisboa agora. Operou no Mediterrâneo Ocidental, sem nunca ter vindo até Portugal. Alternou esta operação com o Golfo Pérsico (Dubai). Tal como quase todos os navios de enorme capacidade, também a bordo deste navio foram registados casos de Covid-19, quando a pandemia teve o seu início, em Março de 2020.

O Costa Diadema faz parte da Classe Dream da Carnival, sendo o único navio desta classe fora da companhia mãe Carnival que possui mais três navios nesta classe, o Carnival Dream, o Carnival Breeze e o Carnival Magic.


Na proa podem ver-se dois nomes iguais, um deles apagado, que mostram a mudança de imagem que a Costa implementou nos seus navios pintando os seus nomes com caracteres de maior dimensão e mais destacados pelas cores da bandeira Italiana onduladas.

Em porto fez companhia ao Hamburg que aqui iniciou as suas viagens após pandemia e após uma longa paragem na Lisnave, em Setúbal.