Friday, May 8, 2020

Amke

Na popa do Amke o Spanaco Reliability
O navio de carga geral, Amke a descarregar limalha de ferro no cais do Poço do Bispo. Segundo a comunicação social este navio está ali a operar, mas devia tê-lo feito no cais do Barreiro uma vez que esta matéria prima se destina a ser utilizada na siderurgia nacional, situada nas proximidades do terminal do Barreiro. Tal não acontece devido a problemas laborais no porto de Lisboa que envolvem o patronato e estivadores.
No interior da doca podemos ver o pequeno e bastante bonito rebocador Canopus.
Fica o registo desde cais pela primeira vez neste blogue. Este é o cais comercial mais a Leste do porto de Lisboa, se considerarmos apenas os cais com operações regulares de navios de grande porte, excluindo portanto o cais da Matinha onde se encontra o navio Funchal atracado e o cais do Oriente e todos os outros a montante destes onde ainda conseguem chegar batelões e embarcações de pequeno porte ou rasas. Por se situar bastante a montante do rio Tejo, ali só chegam os navios mais pequenos e de menores calados, tal como o Amke, navio que veio da Rússia mas que navega com a bandeira de conveniência do registo de navios da ilha da Madeira e tem 6,2 m de calado máximo. 

O que distingue este registo de navios do registo convencional é a facilidade de contratação de mão de obra escrava e mais facilmente explorável, contornando as leis e direitos laborais, que é permitida em troca de pagamentos à ilha da Madeira. De Português este navio não tem nada. É igual aos proprietários de embarcações de recreio Portuguesas que navegam com a bandeira Holandesa. O Amke, navega com o IMO 9374387, tem 115 m de comprimento por 17 m de boca, demorou cerca de 8 dias para chegar de São Petersburgo a Lisboa, ou seja como facilmente se entende, hoje em dia deslocamos-nos muito rapidamente de um ponto do globo ao outro, o que é bom e mau ao mesmo tempo, tal como estamos a experiênciar.

Royal Clipper

O extremamente bonito Royal Clipper.
Depois de ter estado fundeado ao largo de Cascais cerca de 15 dias, chegou ontem a Lisboa, o navio veleiro de cruzeiros, Royal Clipper. O navio vai efectuar uma reparação no estaleiro NavalRocha, com a duração prevista de 21 dias. Entrando na doca seca na próxima segunda feira. Encontra-se atracado no cais da Rocha, pelo exterior.


Entretanto no estaleiro já se prepara a cama para o navio assentar quando ficar a seco.

Na imagem podemos ver o Royal Cliper os dois rebocadores Peneda e Svitzer Leixões, parte do rebocador Cachofarra e o iate Balto logo após a entrada da doca seca.

SeaDream II

Já saiu da doca seca o navio SeaDream II. Encontra-se agora no Mar da Palha fundeado aguardando talvez ordens ou um novo porto de destino para então depois deixar Lisboa. Sabe-se que voltará a Lisboa, em Outubro próximo para uma nova docagem.

A longa espera do MSC Fantasia


Terminal de cruzeiros de Santa Apolónia que se liga a todo o país através do comboio.

Estação ferroviária de Santa Apolónia e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Apenas a espera...

Tal como quase toda a frota mundial de navios de cruzeiros, o MSC Fantasia está a aguardar melhores dias na indústria. Nota-se que foram adoptadas medidas de confinamento dos tripulantes aos seus camarotes, que atendendo à actual situação, estão a ser utilizados os dos passageiros, proporcionando assim melhores comodidades a quem foi obrigado a permanecer a bordo por alguma razão. 
A conversa com os colegas, entre varandas...

Ficam algumas imagens do isolamento a bordo. Para todos os tripulantes dos navios mandamos um abraço e um vai ficar tudo bem, na esperança de que assim seja e possamos voltar a fotografar navios tal como até agora, com tripulantes felizes e aventureiros por percorrerem o Mundo com pouco dinheiro.


Funchal

Continua disponível em anúncios de venda, na internet, o navio Funchal. No cais da Matinha, a mais absoluta calma e tranquilidade, daquele que podia se tornar num dos mais bem sucedidos hotéis de Lisboa...falta visão.

Tuesday, May 5, 2020

Um navio com medo de piratas

Navio hidrográfico e de pesquisa geofísica, Fugro Supporter que chegou no dia 3 pelas 10h, desde as Canárias para abastecer-se. A sua saída está prevista para o dia de amanhã novamente com as Canárias como destino anunciado. Navio construído em 1994, com o IMO 8518364 e 2065 toneladas. Tem 75 m de comprimento, 12,5 m de boca e 5,3 m de calado. Tem capacidade para receber 47 pessoas a bordos entre as quais 17 tripulantes. Este navio está vocacionado para a inspecção de cabos submarinos.

Não deixa de ser interessante a protecção com arame farpado militar que o navio ostenta ao longo de todo o casco contra a pirataria, nada usual nos navios que visitam Lisboa. A razão disto será porque provavelmente esteve ou estará a operar numa zona onde a pirataria ainda existe. Sendo um navio que não se consegue deslocar rápido (12 nós) e devido ao tipo de actividade que desempenha, necessita de ter acesso à água, então teve de recorrer a este tipo de protecção adicional para que piratas não subam a bordo e ataquem a tripulação que segundo as regras no mar, não pode estar armada, tal como todos os cidadãos civis, em terra.

MSC Fantasia e SeaDream I

Continua estacionado no cais de passageiros de Santa Apolónia, em Lisboa o navio MSC Fantasia. Com a situação mundial instável, em termos de evolução da pandemia por Covid-19, as companhias continuam sucessivamente a adiar o recomeço das suas actividades, esforçando-se por manter os navios com tripulações mínimas e estando de momento algumas a efectuar o repatriamento de tripulantes utilizando os próprios navios. Não existe ainda uma data conhecida para saída deste navio de Lisboa. A MSC Cruzeiros, estendeu o seu período de suspensão de actividade de toda a frota até ao próximo dia 10 de Julho. 

Portugal, neste momento encontra-se em estado de calamidade, sendo que existem ainda muitas restrições à livre circulação de cidadãos, nas ruas e quanto ao tipo de actividades de podem desempenhar. Contudo continuam a chegar ao país estrangeiros por via aérea, o que não se consegue muito bem entender. 

A receber mantimentos esteve hoje o SeaDream I, este navio também sem data de saída ainda prevista, tal como o seu irmão gémeo que deverá deixar o estaleiro naval dentro de 2 dias. Na zona da piscina os tripulantes do SeaDream I improvisaram um campo de basquetebol para ajudar a passar o tempo, a bordo.

Monday, May 4, 2020

Navios clássicos

Recordando a escala de 2 navios clássicos em Lisboa, o Astoria operado pela Britânica Cruise & Maritime Voyages e o Saga Pearl II, operado pela também Britânica Saga Cruises. Curiosamente o Saga Pearl II anteriormente já se tinha chamado Astoria, pela Transocean Tours. Atualmente o Astoria encontra-se em Londres aguardando o final da pandemia Covid-19 e o Saga Pearl II, após ter sido substituido pelo Spirit of Discovery, na Saga Cruises, foi vendido e encontra-se no porto de Perama à espera de novos operadores. Em Janeiro foi anunciado que o Astoria terminará o contrato com a Cruise & Maritime Voyages em Outubro próximo. Esperamos que ambos possam sobreviver à atual pandemia e navegar por mais alguns anos.

Thursday, April 30, 2020

Tall Ships adiada

Uma decisão hiper tardia, mas acertada. A Tall Ships 2020, que iria acontecer em Lisboa de 2 a 5 de Julho, foi adiada para 2021. Acontecerá de 2 a 5 de Setembro de 2021. O adiamento do evento está relacionado com o elevado aglomerado de pessoas que este evento trazia à cidade. Em 2021, esperamos pelos grandes veleiros e por uma normalidade da situação a nível mundial. 

Terminal de Santa Apolónia afectado pela Covid-19

O terminal de contentores de Santa Apolónia foi afectado pela doença Covid-19. Segundo a comunicação social um dos seus trabalhadores foi detectado com a doença e as medidas da Direcção Geral de Saúde foram implementadas no local, estando a actividade do terminal suspensa. Apenas de notar que é a partir deste terminal que as ilhas Portuguesas fazem as trocas comerciais com a região de Lisboa, podendo dessa forma esta situação poder afectar o normal decurso das operações com as ilhas.