Registo da entrada do YM Advance, no porto de Lisboa para efetuar um reabastecimento. Apenas mais um na lista dos inúmeros navios que estão a acorrer ao Tejo, apenas para efetuar reabastecimentos, sem efetuarem qualquer serviço nos cais deste porto.
Thursday, June 27, 2024
Cabo da Roca
Há algum tempo que o Cabo da Roca ganhou novas cores...deixou de ser um Rebosado e passou a ser um Svitzer disfarçado...
Funchal
Registo desta semana, que mostra o paquete Funchal no seu estado atual, atracado no cais de Santa Apolónia montante. Este navio mesmo numa situação miserável como a que se encontra consegue ter uma beleza impressionante, pois mesmo com a pintura não acabada, tem brilho no casco...
Beirinha
Uma das muitas embarcações que chegou ao Tejo nos últimos anos, à boleia do boom turístico que a cidade ainda está a viver. Vamos esperar e ver qual a evolução do número de turistas que consigam alimentar todos estes operadores turísticos que a qualquer custo e meio.
Life Passion
Outro dos navios que esta semana veio até ao Tejo apenas para reabastecer e seguir viagem. O graneleiro Life Passion, veio de Montoir e seguiu para Agadir. Pelo registo abaixo, parece que escapou do estaleiro antes do trabalho terminar.
Com 180 m de comprimento e 30 m de largura, já não é dos navios que sobem e descem o Tejo sem dar nas vistas. O Life Passion foi construído em 2018 com o nome Dong Ze 34, quando recebeu também o seu IMO 9737888. Atualmente navega com a bandeira das ilhas Marshall e tem como armador a Elena Navigation S.A.Wednesday, June 26, 2024
Iver Beauty
O navio tanque da companhia Holandesa, HB Tankship II B.V. que efectuou uma escala no Tejo para reabastecimento numa viagem de La Coruña para Mahommedia, em Marrocos, próximo de Casablanca. Este é um navio de tanque de transporte de mercadorias perigosas (asfalto, betune e gasóleo). Tem duplo casco, com 109,94 m de comprimento e 18,20 m de largura e um calado de 10 m, máximo. Foi construído em 2011 na Coreia do Sul, no estaleiro da Hyunday em Ulsan.
É operado pela Iver Ships, com o característico V pintado na proa. Tem 5948 t GT, e 4 tanques de carga com capacidades que vão desde os 603 metros cúbicos até aos 816 metros cúbicos. Consegue manter as cargas até uma temperatura máxima de 230 ºC.
Registo da sua passagem frente a um dos sítios mais pobres e de uma beleza singela, a Cova do Vapor.
O pequeno Marie
Registo da saída do pequeno navio de carga geral, Marie, operado pela empresa Belga Boeckmans. Navio com apenas 88m de comprimento e 11 m de boca. Impressiona pela sua construção com um "pescoço" para poder ter visibilidade para a proa e mar. Também impressiona pelas reduzidas e parcas acomodações que deve a tripulação desfrutar, pois o casario do navio é quase inexistente. São os denominados navios de navegação costeira, mas que sulcam o Atlântico tal como os outros. Foi construído em 2002 na Eslováquia.
Atualmente navega com a bandeira da Bélgica registo de Antuérpia, com o IMO 9252929. Anteriormente já se chamou Wani River (2005), depois em 2006 Harleriff, em 2017 mudou o nome para Fehn Mirage, tendo no mesmo ano mudado para MK08K e em 2018 para MAP4E, atualmente Marie. Tem apenas 2061 t GT. Veio descarregar ao terminal do Beato em Lisboa e seguiu viagem para Casablanca.
Aproveitei a sua descida do Tejo e efetuei alguns registos da sua passagem pelo forte da Trafaria e pelo terminais de cereais da Trafaria onde se encontrava a descarregar o navio graneleiro da Polsteam Podhale.
Registei também a enorme diferença de dimensões dos silos da Trafaria com as dimensões dos navio Marie, mesmo estando os silos em segundo plano.
O casario em miniatura que aparenta ser muito desconfortável para quem trabalha nestes navios.
E o registo da passagem pelo cais da NATO onde quase nunca se vislumbra qualquer actividade de navios, ou movimentos.
Tuesday, June 25, 2024
Insignia
Uma sequência de imagens da partida de Lisboa, que mostram a saída do navio Insignia da Oceania Cruises com destino ao porto de Leixões, depois de uma escala com pernoita neste porto. O Insignia é o ex-R-One (2001) e Columbus 2 (2013) mais recentemente.
Wilson Clyde
O navio Wilson Clyde carregando big bags com mercadoria num dos seus 2 porões, no terminal do Beato. Este terminal que opera com cargas fracionadas e a granel, recebe muitos navios cargueiros, de pequeno porte, que carregam e descarregam as mais variadas matérias primas e produtos transformados de uma forma bastante subtil.
O Wilson Clyde é um navio de carga geral que já se chamou Admiral Sun (2004) e Dutch Trader (2001). Navega com o IMO 9178458 e a bandeira de Barbados. Tem 99m de comprimento e 12 m de boca e 2999 t GT. É operado pela Wilson de Bergen, na Noruega.
A Wilson é uma outra das empresas que é bastante regular nos portos nacionais com os seus navios/serviços.
Monday, June 24, 2024
Doggersbank carregando cereais?
Operação de carga do navio de carga geral Doggersbank do que aparenta serem cereais, ou algo destinado a alimentação (humana ou de animais). A carga é transportada a granel, até ao cais por camiões com caixa adequada, ali é descarregada para um tapete rolante que a eleva diretamente para descarga no porão do navio. Simples e funcional.
O Doggersbank é um navio de 2006, com 110m de comprimento e 14m de boca. Navega com o IMO 9341768 e bandeira dos Países Baixos. Tem 3990t GT e esta registado em Delfzijl sede do seu proprietário. Foi construído pelo estaleiro Ferus Smit Sheepswerf em HoogeZand, Países Baixos. É operado pela Pot Scheepvaart, que entre outros navios opera também o Sagasbank , navios "habituais" por Lisboa e Setúbal. Veja o Sagasbank fundeado em Setúbal, aqui.
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