Uma sequência de imagens da partida de Lisboa, que mostram a saída do navio Insignia da Oceania Cruises com destino ao porto de Leixões, depois de uma escala com pernoita neste porto. O Insignia é o ex-R-One (2001) e Columbus 2 (2013) mais recentemente.
Tuesday, June 25, 2024
Wilson Clyde
O navio Wilson Clyde carregando big bags com mercadoria num dos seus 2 porões, no terminal do Beato. Este terminal que opera com cargas fracionadas e a granel, recebe muitos navios cargueiros, de pequeno porte, que carregam e descarregam as mais variadas matérias primas e produtos transformados de uma forma bastante subtil.
O Wilson Clyde é um navio de carga geral que já se chamou Admiral Sun (2004) e Dutch Trader (2001). Navega com o IMO 9178458 e a bandeira de Barbados. Tem 99m de comprimento e 12 m de boca e 2999 t GT. É operado pela Wilson de Bergen, na Noruega.
A Wilson é uma outra das empresas que é bastante regular nos portos nacionais com os seus navios/serviços.
Monday, June 24, 2024
Doggersbank carregando cereais?
Operação de carga do navio de carga geral Doggersbank do que aparenta serem cereais, ou algo destinado a alimentação (humana ou de animais). A carga é transportada a granel, até ao cais por camiões com caixa adequada, ali é descarregada para um tapete rolante que a eleva diretamente para descarga no porão do navio. Simples e funcional.
O Doggersbank é um navio de 2006, com 110m de comprimento e 14m de boca. Navega com o IMO 9341768 e bandeira dos Países Baixos. Tem 3990t GT e esta registado em Delfzijl sede do seu proprietário. Foi construído pelo estaleiro Ferus Smit Sheepswerf em HoogeZand, Países Baixos. É operado pela Pot Scheepvaart, que entre outros navios opera também o Sagasbank , navios "habituais" por Lisboa e Setúbal. Veja o Sagasbank fundeado em Setúbal, aqui.
Saturday, June 22, 2024
Ainda o Jaime S
As primeira imagens do novo navio da GS Lines, o Jaime S (ex-Orion), que tem dominado a atualidade deste blogue nos últimos dias. O navio veio até ao estaleiro em Lisboa, efetuar a troca de nome e bandeira. Ainda não foi apresentado formalmente pela companhia, o que deverá acontecer nos próximos dias. Desconhece-se a linha em que ficará e a opção de compra de um navio sem gruas, o que limita a sua operação em alguns portos. Poderá este navio destinar-se a uma nova linha desta companhia, tipo Roterdão-Lisboa, ou Algeciras-Lisboa?
O castelo de proa, que permita uma melhor protecção da carga, melhor ataque das ondas e aerodinânica.É sempre bom saber que existe mais um navio na frota da marinha mercante nacional, seja lá de qual for o operador. O que interessa é o regresso de Portugal ao mar, o que nos últimos anos até tem acontecido de uma forma mais ou menos interessante com a introdução de alguns navios novos nas frotas nacionais, exemplo dos ferrys locais e da introdução com sucesso de navios de cruzeiros num mercado bastante competitivo e onde parecia não haver grandes hipóteses já para Portugal. Note-se que continua a construção de 2 novos navios de cruzeiros para a companhia WindStar Cruises nos estaleiros de Viana do Castelo, o que de certa forma orgulha todos aqueles que gostam dos navios e do mar.
Friday, June 21, 2024
Ilha da Madeira no estaleiro
Algumas imagens que mostram o Ilha da Madeira no interior da doca seca do estaleiro da NavalRocha, efectuando uma revisão mais profunda e melhorando o seu aspecto visual, para melhor se adequar à operação da Transinsular.
O Ilha da Madeira no interior da doca. No exterior o rebocador Moss Wilson (ex-Montalvo) aguarda a saída de Lisboa.
Pode ver-se que as tampas de porão foram removidas para manutenção, podendo ver-se os porões do navio vazios, com as guias de carga na vertical das paredes do navio.
VSC Poseidon
Mais um gigante Japonês de 225 m descarregando no terminal da Tagol, junto à ponte 25 de Abril. O navio graneleiro VSC Poseidon navega com o IMO 9673757 e com a bandeira da Libéria.
É um navio de 2013 com uma boca de 32 m e 40357 t GT. Saiu de Lisboa com destino ao porto de Itaqui, em São Luís no Brasil, onde deverá chegar no próximo dia 28 de Junho.
Thursday, June 20, 2024
Jaime S
Já se apresenta como Jaime S., nos sites de tracking de navios, dando assim a indicação de que é o novo navio da GS Lines, o ex-Orion. Este navio ficará a ostentar o nome do pai de Luís Miguel de Sousa, o atual dono da GS Lines e quebra assim a recente tradição de atribuir aos navios nomes femininos recebendo este o nome de um dos fundadores da Empresa de Navegação Madeirense.
Aguarda-se a formalização da apresentação por parte do grupo e a indicação de qual a rota a que ficará ligado este navio.
Wednesday, June 19, 2024
Corvetas Abandonadas e NRP Cacine
As Corvetas Baptista de Andrade (F486 junto ao Cais, desativada em 2007), e a Corveta João Coutinho (F485, desativada em 2014) parcialmente submersas, atracadas no antigo estaleiro da Lisnave na Margueira, junto à base militar no Alfeite. Pela popa de ambas o navio balizador Schultz Xavier (A521, desativado em 27 de Fevereiro de 2017).
Embora não estejam propriamente abandonadas, uma vez que mantém vigilância, estes navios estão à espera de um final definitivo. Na foto acima vemos o NRP Cacine também parcialmente submerso e aguardando o mesmo final. O NRP Cacine (P1140) desempenhou inúmeras missões nos mares da ilha da Madeira.
Ainda dentro da base militar do Alfeite, encontra-se o NRP Bérrio, o único navio abastecedor da Marinha Portuguesa que já foi desativado e que é mais um candidato a esta lista de navios "abandonados".
O NRP Cacine (P1140), um navio patrulha de 1969 que recebeu o nome de rios dos territórios então Ultramarinos.
Falou-se na possibilidade destes navios criarem recifes artificiais na Madeira e nos Açores, mas o avançado estado de degradação e naufrágio comprometem esse plano, o que de certa forma é uma pena, pois assim perde-se uma grande oportunidade de lhes dar uma segunda vida condigna e de enorme potencial turístico a nível nacional e internacional, pois seriam poucos os países que possuiriam um cemitério de navios militares naufragados visitáveis com fins lúdicos e desportivos.
De todos estes 4 navios, o Schultz Xavier, navio balizador da Marinha é o único que ainda flutua. Os restantes 3 já submergiram parcialmente, tocando já no leito do rio Tejo. o NRP Cacine inclusive apresenta adorno, e as corvetas assentaram no fundo marinho do cais.
Mustafa Sofuoglu, Wicko e Canneto M
Um pequeno registo dos dois navios que estavam fundeados no Tejo no fim de semana passado, o Mustafa Sufuoglo que ainda se encontra em Lisboa, agora atracado no Cais do Beato e o Wicko que continua fundeado no Tejo descarregando cereais vindos de La Pallice, visto que em Portugal não se produz cereais suficientes para a produção do próprio pão.
O Wicko da Polsteam navega com o IMO 9393474 e com a bandeira de Malta. É um navio com 190 m de comprimento e 23,6m de boca, com um calado máximo de 9,3m. Tem uma tonelagem bruta de 20603 t. O seu armador é a Polska Zegluga Morska P.P. - Polsteam. É habitual navios desta companhia virem ao deixar descarregar cereais para as fábricas que os transformam no interland do porto de Lisboa.
Já o Mustafa Sufuoglo é um navio de carga geral, construído na Turquia em 2006. Tem 106m de comprimento e 17 m de boca. Navega com a bandeira do Panamá e com o IMO 9343950. Tem por porto de registo Istambul.
Ainda visto desde Lisboa, o habitual Canneto M a descarregar no terminal do Barreiro, depois da descarga no porto de Leixões.
O Mustafa Sufuoglo com o Canneto M pela proa a estibordo. Ao fundo o Castelo de Palmela a partir do qual se avista o porto de Setúbal.
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