Sunday, October 22, 2023

Napoli

Registo do navio ro-ro Napoli fundeado no rio Tejo, no dia de hoje à espera de fazer um reabastecimento de combustível. O navio da Grimaldi, está a operar entre o Norte de França e Sul de Espanha incluindo as ilhas Canárias. Tem passado várias vezes ao largo de Portugal, sem nunca ter entrado contudo nos portos nacionais, tendo isso acontecido hoje. 

Este navio de 1995, construído em Itália, tem capacidade para transportar 145 veículos e 750 contentores. Tem 175 m de comprimento e 24 m de boca. Navega com o IMO 9108568, e bandeira do Panamá.  Avaliando pelo logo da Chaminé o navio da Grimaldi parece estar ao serviço da UkrFerry que em agosto último trouxe também ao Tejo o seu outro navio para um reabastecimento. Veja aqui.

No seu passado a fase mais conhecido foi quando operou como Eurocargo Napoli, tendo sido substituído por navios mais recentes, maiores e mais eficientes. Navegou também como Norse Mersey e Cetam Massilia.

Monday, October 16, 2023

Celik 1

O pequeno navio de carga geral, Celik 1 entrando em Lisboa, para fundear no Mar da Palha enquanto aguarda vaga no cais para operar.

Suffren D602

Reposicionou-se em cais o conjunto Suffren, e rebocador Sea Dream. Passaram do cais da Rocha para o cais de Santa Apolónia, onde se encontram agora aguardando melhores condições de mar para prosseguirem a sua viagem até Bordéus. 

O Titanic moderno


Tal como o Titanic, o Silver Nova também possui 4 chaminés, e é idêntico ao malogrado navio, pois possui 244 m de comprimento (menos 25 m que o Titanic), 29,6 m de boca contra os 28 m do Titanic e 54700 t GT, face às 46329 t GT do Titanic.

O mastro principal do navio, à proa, possui pelo menos 2 tubos de exaustão

O mastro a meia nau com pelo menos mais 2 tubos de exaustão
A chaminé principal do navio com o logótipo da SilverSea e respectiva iluminação

O mastro de popa com pelo menos 3 tubos de exaustão, formando as 4 chaminés do Silver Nova.

Tal como o Titanic, o Silver Nova está preparado para navegar em águas geladas, e apresentou-se hoje no porto de Lisboa, tendo a sua partida para Cádiz agendada para as 23 h do dia de hoje. 

Como companheiros de cais, teve o navio World Traveller e o Costa Fascinosa.

O World Traveller, o navio Português, construído em Viana do Castelo que concorre com o Silver Nova no mesmo segmento de mercado, afirmando assim Portugal como um país de mar e marinheiros, embora ainda com passageiros estrangeiros.


O Costa Fascinosa, opera para um segmento de mercado diferente, mais vocacionado para o ambiente familiar e casais com crianças.

Sunday, October 15, 2023

Regal Princess estreia-se em Lisboa


O navio Regal Princess estreou-se hoje em Lisboa, cumprindo o seu horário de chegada de La Coruña, ontem ao final do dia (23:40 h) e saindo hoje cerca de uma hora antes da hora prevista, com destino a Ponta Delgada. Saiu pelas 15 h, tendo sido o primeiro navio a deixar o cais de Santa Apolónia onde lhe fizeram companhia os navio MSC Preziosa e World Traveller, tendo ambos chegado no dia de hoje.
Apesar de ter sido a estreia hoje em Lisboa, esta não é a primeira vez que nos cruzamos. Em Março último já nos tinhamos encontrado no porto do Funchal, recorde essa escala aqui.
Caso no nome Regal Princess lhe seja familiar num navio Princess, é normal pois já existiu um outro navio na frota da Princess com este nome, o atual Ambience, veja aqui.

Saturday, October 14, 2023

Suffren D602

D602, a fragata Francesa Suffren, que se encontra em Lisboa. Apesar de desactivada desde 2001, este poderoso navio, de protecção de frota contra ameaças aéreas e submarinos,  está em viagem, a reboque, com destino a Bordeús, possivelmente para desmantelamento, visto que está desactivada desde 2008.

Seaventure na Rocha, de emergência



O navio de cruzeiros Seaventure na doca seca do Estaleiro NavalRocha, numa docagem de emergência em Lisboa, para solucionar uma avaria. Teve proveniência de Amesterdão e tem como destino Montevidéu, para mais uma época no Polo Sul.

Wednesday, October 11, 2023

Vasco da Gama e Mein Schiff 1

Vasco da Gama e pela sua proa o Mein Schiff 1

Ambos estes navios marcaram a sua presença em Lisboa, sendo mais destacada a presença do navio Português, Vasco da Gama, que daqui partiu para uma viagem de cruzeiro de volta ao Mundo com a duração prevista de 183 dias, uma duração típica para este tipo de viagem, certamente memorável para aqueles que a possam pagar ou que trabalhem a bordo e dela possam desfrutar parcialmente.


Vasco da Gama, antes da partida para a sua viagem de volta do mundo.

Monday, October 2, 2023

Scenic Eclipse II e Norwegian Viva

Registo da passagem dos navios Scenic Eclipse II e Norwegian Viva, ontem ao final da tarde pela praia de Algés. Ambos os navios estiveram de visita a Lisboa, juntamente com o Le Chaplain e o Island Sky que sairam mais tarde de Lisboa.
O Scenic Eclipse II comparado com um iate de alugueres a turistas "low profile".
O Norwegian Viva no momento em que o piloto regressava à torre VTS.

Thursday, September 28, 2023

NRP Mondego e irmãos

Foto do NRP Mondego P592, ex-HDMS Glenten P557 da Marinha Real Dinamarquesa, navegando no Tejo acompanhando o desfile dos Tall Ships, na sua descida do Tejo. O NRP Mondego, é o célebre navio cuja tripulação recusou uma missão nos mares da Madeira por alegadamente o navio estar gravemente avariado.

Vemos também o registo dos irmãos do Mondego o NRP Douro na foto abaixo, em reparação no estaleiro do Alfeite assim como o NRP Guadiana P593.

Também numa reparação profunda está o canhoneiro da Classe Osprey 55 da Marinha Real de Marrocos, o El Tawfiq (P309), sendo já um dos vários navios desta classe que o estaleiro do Alfeite efetua reparações profundas para esta Marinha.