Monday, October 16, 2023
Celik 1
Suffren D602
O Titanic moderno
O mastro principal do navio, à proa, possui pelo menos 2 tubos de exaustão |
O mastro a meia nau com pelo menos mais 2 tubos de exaustão |
A chaminé principal do navio com o logótipo da SilverSea e respectiva iluminação |
O mastro de popa com pelo menos 3 tubos de exaustão, formando as 4 chaminés do Silver Nova. |
Tal como o Titanic, o Silver Nova está preparado para navegar em águas geladas, e apresentou-se hoje no porto de Lisboa, tendo a sua partida para Cádiz agendada para as 23 h do dia de hoje.
Como companheiros de cais, teve o navio World Traveller e o Costa Fascinosa.
O World Traveller, o navio Português, construído em Viana do Castelo que concorre com o Silver Nova no mesmo segmento de mercado, afirmando assim Portugal como um país de mar e marinheiros, embora ainda com passageiros estrangeiros.
Sunday, October 15, 2023
Regal Princess estreia-se em Lisboa
Saturday, October 14, 2023
Suffren D602
Seaventure na Rocha, de emergência
Wednesday, October 11, 2023
Vasco da Gama e Mein Schiff 1
Vasco da Gama e pela sua proa o Mein Schiff 1 |
Ambos estes navios marcaram a sua presença em Lisboa, sendo mais destacada a presença do navio Português, Vasco da Gama, que daqui partiu para uma viagem de cruzeiro de volta ao Mundo com a duração prevista de 183 dias, uma duração típica para este tipo de viagem, certamente memorável para aqueles que a possam pagar ou que trabalhem a bordo e dela possam desfrutar parcialmente.
Monday, October 2, 2023
Scenic Eclipse II e Norwegian Viva
O Norwegian Viva no momento em que o piloto regressava à torre VTS.
Thursday, September 28, 2023
NRP Mondego e irmãos
Também numa reparação profunda está o canhoneiro da Classe Osprey 55 da Marinha Real de Marrocos, o El Tawfiq (P309), sendo já um dos vários navios desta classe que o estaleiro do Alfeite efetua reparações profundas para esta Marinha.
Tuesday, September 26, 2023
Expresso do Triângulo e Trafaria Praia
O navio construído em 1983 no estaleiro Fjellstrand na Noruega, operou nos mares dos Açores desde agosto de 2001 até sensivelmente 2014, altura em que cessou operações e ficou parado no porto da Horta até 2018, data em que deixou a frota da AtlânticoLine e rumou até Aveiro, por inviabilidade de reclassificação e poder continuar a operar no transporte de passageiros nos mares dos Açores.
Nos Açores, o Expresso do Triângulo, a partir de Dezembro de 2001, esteve ao serviço da Transmaçor assegurando o transporte de passageiros entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge (Triângulo). Tem 31,5 m de comprimento, 9,40 m de boca e 3,5 m de pontal. Tem uma arqueação de 287 t e atinge uma velocidade de 22 nós.
Encontra-se ao lado do Trafaria Praia o cacilheiro que foi adquirido por um cidadão do Porto e chegou a operar no Tejo transportando turistas, sem sucesso, depois de uma cidadã obesa o ter transformado numa pseudo obra de arte e que inclusive representou Portugal numa exposição em Veneza.