Tuesday, March 21, 2023

ΛΣ 414

 


Navio Grego de combate à poluição marítima. Unidade da Marinha Helénica, que tem a particularidade de ser um projecto do estaleiro Espanhol Gondan, o mesmo estaleiro que está a construir navios sem baterias para a empresa pública Transtejo. É um avio com 29 m de comprimento, 6,2 m de boca e 3,2 m de calado. Entrou ao serviço em 1994, tendo sido construído pelo estaleiro Grego Motomarine.

Rigel VII

Alguns aspectos do velhinho Rigel VII, o navio da Ventouris Ferries que liga Itália, porto de Bari e Albânia, porto de Durres numa viagem de cerca de 8 horas e 30 minutos. O Rigel VII é um navio ferry misto do tipo Ro-Ro e Passageiros, de origem Japonesa construído em 1994, como Orange 7, posteriormente navegou também com o nome Orenge 7. Tem 163,57 m de comprimento, 25,6 m de boca e cerca de 6 m de calado. Navega com o registo de Limassol (Chipre) e com o IMO 9087726. O navio tem 21646 t GT. Foi construído no estaleiro Imabari shipbuilding Co. Ltd, no Japão. 



O Rigel VII entrando no porto de Bari.


MSC Sinfonia em Santorini

Mais alguns registos da temporada do MSC Sinfonia em Santorini, no Verão passado, antes de ter rumado à África do Sul. Teve por companheiros de escala, visiveis nestes registos, o Norwegian Gem acima e o AIDAblu.


Wednesday, March 15, 2023

NRP Mondego

É neste momento o navio mais famoso do país, o NRP Mondego. Reveja nos seguintes links algumas vezes em que já me cruzei com ele, inclusive no porto de pesca do Porto do Funchal onde costumam permanecer atracados os navios da Marinha em missões permanentes na ilha da Madeira.

Segundo a comunicação social os marinheiros deste navio recusaram iniciar uma missão de acompanhamento de um navio quebra gelos, Russo, que navegava ao largo do Porto Santo, alegando que o navio NRP Mondego não estava em condições de segurança para sair para o mar e efectuar a missão de acompanhamento do navio Russo.

NRP Mondego na Madeira

NRP Mondego a largar do Tejo

NRP Tejo, irmão do NRP Mondego

Tuesday, March 14, 2023

Mein Schiff 4

 



Mein Schiff 4, um dos navios que se encontra a efectuar cruzeiros com escalas regulares no porto do Funchal, no Inverno Europeu. 

Equipamentos da APRAM no porto do Caniçal

Registo do rebocador da APRAM, Ponta do Pargo a navegar ao largo de Machico. Em baixo permanecia atracado no porto do Caniçal onde opera, juntamente com o rebocador Boqueirão e o Ilhéu de Cima. Ao lado do Ilhéu de Cima a lancha de pilotos Ilhéu do Farol. Todo este material faz parte do património da APRAM, uma administração portuária que felizmente ainda não privatizou as suas funções e deveres de operador portuário.

Monday, March 13, 2023

Ilha da Madeira, na Madeira

Registo de uma escala do porta contentores, ilha da Madeira, no porto do Caniçal, ilha da Madeira. O ex-Rbd Constantia, atual navio da Transinsular, efectua a cabotagem de triangulação entre Leixões, Madeira e Lisboa, em escalas semanais nestes 3 portos.

O Ilha da Madeira com a companhia da Rebecca S (de Sousa).

Até as gaivotas gostam do calor do bolbo do Ilha da Madeira.

Saturday, March 11, 2023

Cement Trader nos Socorridos

Continua a descarregar cimento no terminal dos Socorridos, o ex-Ponta de São Lourenço da Transinsular. Este navio que já muitas toneladas de cimento transportou da Secil na Arrábida para os Cimentos Madeira, nos Socorridos, uma empresa controlada a 100% pela Secil, em Câmara de Lobos.

Agora com o nome de Cement Trader e com escalas mais regulares, do que nos últimos anos, devido à elevada procura nomeadamente pelas obras públicas em curso na ilha, podemos ver neste registo o navio a descarregar para o cais que conduz o cimento a granel para os silos, onde posteriormente será ensacado ou seguir a granel para as obras, em camiões cisterna.

Foi construído na Suécia em 1980, como Valluga nome com que navegou até 1996, altura em que foi adquirido pela Transinsular e ganhou o nome que mais o notabilizou junto dos Portugueses, Ponta de São Lourenço, até 2014. Depois foi novamente vendido a interesses Alemães, continuando contudo a navegar e operar normalmente nos portos Portugueses tal como até essa data o fazia. Com o IMO 7716763, e 3993 t GT, o Cement Trader é um navio pequeno apesar dos seus 106,18 m de comprimento e 14,91 m de boca. O calado de 6,88 m permitem-lhe operar sem problemas no terminal dos Socorridos com fundo a -8m e com capacidade para receber navios até 130 m de comprimento que ficam atracados a 3 bóias, uma na proa e duas na popa, com ferro a bombordo e proa a 292 graus. O terminal é constituído por dois duques d'alba, e um pontão com 200 m de comprimento ligado a terra onde passa o cimento por bombagem.

O Cement Trader que ainda deixa, ver no seu constado o nome Valluga, o seu primeiro nome colocado no estaleiro Sueco Solvesborg Gotaverken, em Solvesborg.
A descarga do cimento a granel, por bombagem para o cais de 200 m que liga o navio a terra. Nos seus porões pode carregar até 4370 m3 de cimento.
O Cement Trader passando pelo ilhéu Chão das ilhas Desertas numa viagem para carregar em Setúbal e regressar novamente à Madeira.

Mestre Sacadura

Embarcação de pesca, Mestre Sacadura, navegando nos mares da Madeira, com o registo de Ponta Delgada 120360. Um bom exemplar da frota pesqueira Portuguesa, mais moderna.

Friday, March 10, 2023

Ambience no Funchal

O navio da Ambassador Cruise Line efectuou a sua segunda escala no porto do Funchal no passado dia 22 de fevereiro. Nesse dia teve a companhia do Iona da P&O Cruises, embora o gigante de 184000 t não conseguisse nesse dia tirar o protagonismo ao ex-navio das bitcoins que comprovam que não valem absolutamente nada, uma vez que o ex-Satoshi teve de ser vendido à Ambassador, antes de ir parar à sucata.
Já com uma carreira longa e notável o Ambience foi construído como Regal Princess, numa encomenda inicial baseado no design do ex-Columbus (inicialmente Star Princess que mais se notabilizou como Arcadia na P&O Cruises). A diferença deste navio e do seu irmão Crown Princess, para o Arcadia, centra-se na superestrutura da proa, por cima da ponte de comando que é uma curva inspirada na cabeça de um golfinho. Tendo o Crown Princess sido desmantelado em 2021, devido à pandemia de covid 19 que assolou o mundo. O Ambience é assim o único navio com este design que ainda navega, design que imita as criaturas marinhas, a par das chaminés dos navios Carnival que imitam as caudas das baleias.
 
Este foi o meu primeiro registo deste navio que conta já com 31 anos de idade. Infelizmente nunca consegui fotografar o seu irmão Crown Princess. Foram dois navios icónicos na frota da Princess Cruises nos anos 90 e princípio dos anos 2000.


O Ambience é um navio com 245 m de comprimento, 32 m de boca e um calado de 8,2m. Navega com o IMO 8521232 e já teve quase tantos registos como os portos por onde passou...actualmente navega com o registo das Bahamas. Em 1991 iniciou a carreira com o registo de Palermo, pois foi construído pelos estaleiros Fincantieri em Monfalcone, Itália. Tem 70285 t GT, e capacidade para 1400 passageiros e 660 tripulantes. 
Tem 15 decks e atinge os 19,5 nós de velocidade máxima. As áreas exteriores já nada oferecem de novo, face aos navios gigantes actuais, notando-se assim a evolução rápida dos mega navios.



O Iona que acompanhou a escala do Ambience no porto do Funchal, tendo inclusive chegado mais cedo ao porto apenas para lhe dificultar a manobra de amarração que teve de ser feita em marcha à ré passando a estibordo pelo gigante da P&O Cruises.