Registo do rebocador da APRAM, Ponta do Pargo a navegar ao largo de Machico. Em baixo permanecia atracado no porto do Caniçal onde opera, juntamente com o rebocador Boqueirão e o Ilhéu de Cima. Ao lado do Ilhéu de Cima a lancha de pilotos Ilhéu do Farol. Todo este material faz parte do património da APRAM, uma administração portuária que felizmente ainda não privatizou as suas funções e deveres de operador portuário.
Tuesday, March 14, 2023
Monday, March 13, 2023
Ilha da Madeira, na Madeira
Registo de uma escala do porta contentores, ilha da Madeira, no porto do Caniçal, ilha da Madeira. O ex-Rbd Constantia, atual navio da Transinsular, efectua a cabotagem de triangulação entre Leixões, Madeira e Lisboa, em escalas semanais nestes 3 portos.
O Ilha da Madeira com a companhia da Rebecca S (de Sousa). |
Até as gaivotas gostam do calor do bolbo do Ilha da Madeira. |
Saturday, March 11, 2023
Cement Trader nos Socorridos
Continua a descarregar cimento no terminal dos Socorridos, o ex-Ponta de São Lourenço da Transinsular. Este navio que já muitas toneladas de cimento transportou da Secil na Arrábida para os Cimentos Madeira, nos Socorridos, uma empresa controlada a 100% pela Secil, em Câmara de Lobos.
Agora com o nome de Cement Trader e com escalas mais regulares, do que nos últimos anos, devido à elevada procura nomeadamente pelas obras públicas em curso na ilha, podemos ver neste registo o navio a descarregar para o cais que conduz o cimento a granel para os silos, onde posteriormente será ensacado ou seguir a granel para as obras, em camiões cisterna.
Foi construído na Suécia em 1980, como Valluga nome com que navegou até 1996, altura em que foi adquirido pela Transinsular e ganhou o nome que mais o notabilizou junto dos Portugueses, Ponta de São Lourenço, até 2014. Depois foi novamente vendido a interesses Alemães, continuando contudo a navegar e operar normalmente nos portos Portugueses tal como até essa data o fazia. Com o IMO 7716763, e 3993 t GT, o Cement Trader é um navio pequeno apesar dos seus 106,18 m de comprimento e 14,91 m de boca. O calado de 6,88 m permitem-lhe operar sem problemas no terminal dos Socorridos com fundo a -8m e com capacidade para receber navios até 130 m de comprimento que ficam atracados a 3 bóias, uma na proa e duas na popa, com ferro a bombordo e proa a 292 graus. O terminal é constituído por dois duques d'alba, e um pontão com 200 m de comprimento ligado a terra onde passa o cimento por bombagem.
O Cement Trader que ainda deixa, ver no seu constado o nome Valluga, o seu primeiro nome colocado no estaleiro Sueco Solvesborg Gotaverken, em Solvesborg.
A descarga do cimento a granel, por bombagem para o cais de 200 m que liga o navio a terra. Nos seus porões pode carregar até 4370 m3 de cimento.
O Cement Trader passando pelo ilhéu Chão das ilhas Desertas numa viagem para carregar em Setúbal e regressar novamente à Madeira.
Mestre Sacadura
Embarcação de pesca, Mestre Sacadura, navegando nos mares da Madeira, com o registo de Ponta Delgada 120360. Um bom exemplar da frota pesqueira Portuguesa, mais moderna.
Friday, March 10, 2023
Ambience no Funchal
O navio da Ambassador Cruise Line efectuou a sua segunda escala no porto do Funchal no passado dia 22 de fevereiro. Nesse dia teve a companhia do Iona da P&O Cruises, embora o gigante de 184000 t não conseguisse nesse dia tirar o protagonismo ao ex-navio das bitcoins que comprovam que não valem absolutamente nada, uma vez que o ex-Satoshi teve de ser vendido à Ambassador, antes de ir parar à sucata.
Já com uma carreira longa e notável o Ambience foi construído como Regal Princess, numa encomenda inicial baseado no design do ex-Columbus (inicialmente Star Princess que mais se notabilizou como Arcadia na P&O Cruises). A diferença deste navio e do seu irmão Crown Princess, para o Arcadia, centra-se na superestrutura da proa, por cima da ponte de comando que é uma curva inspirada na cabeça de um golfinho. Tendo o Crown Princess sido desmantelado em 2021, devido à pandemia de covid 19 que assolou o mundo. O Ambience é assim o único navio com este design que ainda navega, design que imita as criaturas marinhas, a par das chaminés dos navios Carnival que imitam as caudas das baleias.
Este foi o meu primeiro registo deste navio que conta já com 31 anos de idade. Infelizmente nunca consegui fotografar o seu irmão Crown Princess. Foram dois navios icónicos na frota da Princess Cruises nos anos 90 e princípio dos anos 2000.O Ambience é um navio com 245 m de comprimento, 32 m de boca e um calado de 8,2m. Navega com o IMO 8521232 e já teve quase tantos registos como os portos por onde passou...actualmente navega com o registo das Bahamas. Em 1991 iniciou a carreira com o registo de Palermo, pois foi construído pelos estaleiros Fincantieri em Monfalcone, Itália. Tem 70285 t GT, e capacidade para 1400 passageiros e 660 tripulantes.
Tem 15 decks e atinge os 19,5 nós de velocidade máxima. As áreas exteriores já nada oferecem de novo, face aos navios gigantes actuais, notando-se assim a evolução rápida dos mega navios.O Iona que acompanhou a escala do Ambience no porto do Funchal, tendo inclusive chegado mais cedo ao porto apenas para lhe dificultar a manobra de amarração que teve de ser feita em marcha à ré passando a estibordo pelo gigante da P&O Cruises.
Thursday, March 9, 2023
Norwegian Sun na Madeira
Registo de duas escalas do Norwegian Sun na ilha da Madeira. Numa das escalas teve a companhia do veleiro Christian Radich e na outra escala o Norwegian Sun teve a companhia do Mein Schiff 4 um outro navio que também está a fazer cruzeiros circulares com escala na ilha da Madeira. O Norwegian Sun está a efectuar cruzeiros com saída de Lisboa, numa estratégia da Norwegian Cruise Line de diversificar os mercados e captar novos passageiros.
O veleiro Norueguês, Christian Radich e o rebocador Cte Passos Gouveia, atracado pela popa do "Sol Norueguês" no molhe do cais Sul do porto do Funchal.
O veleiro Norueguês, Christian Radich e o rebocador Cte Passos Gouveia, atracado pela popa do "Sol Norueguês" no molhe do cais Sul do porto do Funchal.
Wednesday, March 8, 2023
Marella Explorer no Funchal
O Marella Explorer visto deste as montanhas do Funchal, a par dos dois teleféricos que são uma das atrações na ilha para os passageiros dos cruzeiros. O teleférico do Monte e o teleférico do Jardim Botânico, em destaque na foto. Por sua vez o teleférico do Monte é visível através de uma das suas torres, atrás do edifício em primeiro plano do lado direito da foto.
As últimas viagens realizadas pelo Marella Explorer, tocando os portos das ilhas Canárias, com o vértice da triangulação a acontecer no porto do Funchal, ilha da Madeira.
Cte Passos Gouveia
Tuesday, March 7, 2023
Chegada do AIDAsol ao Funchal
Registo da passagem do navio AIDAsol pelo Azura e AIDAnova, quando efectuava a manobra de atracação ao cais Norte do porto do Funchal, em marcha à ré. No momento da foto encontrava-se a passar pelo cais 8, um cais que continua sem utilização no porto do Funchal, cais este que foi construído após a aluvião do dia 20 de fevereiro de 2010. Precisamente 13 anos antes deste registo fotográfico de 20 de Fevereiro de 2023.
Subscribe to:
Posts (Atom)