O Norwegian Viva terá 142500 t GT e capacidade para 3215 passageiros. Uma das suas atracções será a pista de Karts que ocuparã 3 decks. A Norwegian diz também que este navio terá mais espaços exteriores e piscinas infinitas do que os restantes da frota.
Tuesday, November 1, 2022
Norwegian Viva e Queen Anne
São os dois navios que se encontram em construção no estaleiro da Fincantieri em Marghera, o Norwegian Viva já numa fase final de aprestamentos e construção bastante avançada e o Queen Anne o futuro navio da Cunard, que teve o seu assentamento de quilha neste estaleiro no passado dia 8 de Setembro, sendo o casco nº 6274 deste estaleiro.O Norwegian Viva o segundo de uma classe de 6 navios da classe Prima, será diferente dos restantes apenas na pintura do casco. è um navio que será destinado ao mercado das Caraíbas. Deverá começar a navegar em Junho próximo. O seu irmão mais velho, o Norwegian Prima, entrou ao serviço no mês passado. O Norwegian Viva foi lançado à agua a 2 de Agosto último, apenas alguns dias depois do estaleiro ter entregue o seu irmão.
Monday, October 31, 2022
Neptune Iliad
O navio de transporte de veículos Neptune Iliad navegando no Adriático com destino à Turquia. O navio efectua a rotação entre Eslovénia, Itália, Turquia e Grécia, distribuindo veículos por estes países.
É um navio com 12 anos de idade, com o IMO 9440100, que navega com a bandeira de Malta e com o olho Grego no costado, sinal de boa sorte. Em termos de dimensões tem 169,58 m de comprimento, 28,02 m de boca e tem 36902 t GT.
Friday, October 28, 2022
Asterion II
O ferry de 1991 Asterion II, atracado no porto de Marghera, Itália. O Asterion II é um navio com 32071 t GT, do tipo Ro-Ro/Passageiros, mais vulgarmente conhecido como ferry boat. No entanto é um ferry que transporta além de carga rodada, passageiros.
O Asterion II tem 192.5m de comprimento e 27 m de boca. Navega com a bandeira Cipriota com registo em Limassol. É um dos raros navios Gregos que navegam sem a bandeira mãe, para a empresa Grega Superfast Ferries. Pelo seu design consegue-se perceber que é um ferry Japonês. Foi construído pela Mitsubishi e operou até 2018 no Japão, altura em que a companhia Grega Anek adquiriu este ferry com capacidade para 720 passageiros e o trouxe para a Europa. Tem capacidade para 840 veículos, 117 camiões e possui 451 camas para os passageiros.
A chaminé do Asterion II faz lembrar a chaminé do extinto Melody da MSC. O Asterion II começou a navegar como Ishikaro na rota Nagoya-Sendai-Tomakomai. Entre 2010 e 2018 passou a navegar entre a China e a Coreia do Sul com o nome Grand Spring, ainda visível, oculto no casco. De momento serve a linha Veneza-Igoumenitsa-Patras. Tem um calado de 6.6 m e pode atingir 22 nós de velocidade. Tem 3 rampas, uma delas lateral na proa, tal como se pode ver abaixo.
Thursday, October 27, 2022
NPO Viana do Castelo
O NRP Viana do Castelo atracado em Bari, vendo-se ao fundo os ferrys locais Superfast II que liga a Itália à Grécia (porto de Patras) e o Rigel VII que efectua a ligação entre Itália e a Albânia (porto de Durres).
O NRP Viana do Castelo. um dos super patrulhões Portugueses é o maior navio desta armada da NATO que patrulha o Mediterrâneo, maioritariamente para auxílio à imigração ilegal e salvaguarda da vida humana no mar.
Tuesday, October 25, 2022
Excellence Adria
O iate Excellence Adria com o IMO 9906142, navegando na costa da Croácia país que lhe empresta a bandeira.
Com capacidade para 37 passageiros, este iate oferece vários itinerários pelo Adriático em modo cruzeiro de luxo. Tem 499 t GT, 53 m de comprimento e 9 m de largura. É um navio construído em 2020 na ilha de Korcula, pelo estaleiro Radez, para a Adria Tours.
O Excellence Adria navegando ao lado de antigas baterias de defesas marítimas da segunda guerra mundial.
Super Iates
Não sendo dos meus tipos de navios preferidos, os iates apenas ganham interesse quando começam a ganhar dimensão. É o caso do iate Luminosity, do Olivia O e do veleiro Black Pearl avistados atracados na marina de Porto Montenegro, uma das marinas do Adriático frequentada por superiates, que por ali passam largas temporadas. O Luminosity é um iate de 2022 com bandeira das ilhas de fuga fiscal, Cayman. Tem 105 m de comprimento por 18 m de boca. É um iate com propulsão hibrida. Tem o IMO 9754032.
Já o Olivia O, é um iate com o IMO 9818797. Tem 4 anos de idade e navega com a bandeira de Malta. Tem 88 m de comprimento e 16 m de largura. Tem a particularidade de possuir uma proa do tipo X-Bow, característica dos navios dedicados à exploração dos oceanos e patenteada pelos estaleiros Ulstein.
Já o Black Pearl é um iate do tipo veleiro, que pode ser comparado na foto acima com um iate veleiro de dimensões mais usuais. O Black Pearl estava de passagem por esta marina para entrar em manutenção na doca flutuante do estaleiro Adriatic 42, que possui acordos com esta marina para manutenção destes superiates.
Monday, October 24, 2022
Steel, o reencontro
Depois de em Julho último ter mostrado as fotos da largada do iate Steel, ver aqui, voltei a cruzar-me com ele, desta vez na marina de Portonovi no Adriático. O Steel encontra-se atracado nesta marina destacando-se dos restantes por ali se encontram também atracados.
Será o iate da Barbie ou do Ken?
Wednesday, October 5, 2022
Monday, September 26, 2022
Mein Schiff 6
O Mein Schiff 6 deixando as águas prateadas do rio Tejo e entrando no Oceano Atlântico com destino a Cádiz. O Mein Schiff 6 esteve em Lisboa, cais do Jardim do Tabaco cerca de 9h e meia.
Passou pelo farol do Bugio à volta das 17h
Saturday, September 24, 2022
Seaventure
O pequeno navio de cruzeiros de exploração, Seaventure atracado ao cais do estaleiro NavalRocha, em Lisboa. Ao fundo o HNLMS Rotterdam passando pela ponte 25 de Abril.
O Seaventure deverá deixar Lisboa apenas no início do próximo mês de Outubro.
O Seaventure deverá deixar Lisboa apenas no início do próximo mês de Outubro.
Subscribe to:
Posts (Atom)