Friday, October 28, 2022

Asterion II

O ferry de 1991 Asterion II, atracado no porto de Marghera, Itália. O Asterion II é um navio com 32071 t GT, do tipo Ro-Ro/Passageiros, mais vulgarmente conhecido como ferry boat. No entanto é um ferry que transporta além de carga rodada, passageiros.

O Asterion II tem 192.5m de comprimento e 27 m de boca. Navega com a bandeira Cipriota com registo em Limassol. É um dos raros navios Gregos que navegam sem a bandeira mãe, para a empresa Grega Superfast Ferries. Pelo seu design consegue-se perceber que é um ferry Japonês. Foi construído pela Mitsubishi e operou até 2018 no Japão, altura em que a companhia Grega Anek adquiriu este ferry com capacidade para 720 passageiros e o trouxe para a Europa. Tem capacidade para 840 veículos, 117 camiões e possui 451 camas para os passageiros.



A chaminé do Asterion II faz lembrar a chaminé do extinto Melody da MSC. O Asterion II começou a navegar como Ishikaro na rota Nagoya-Sendai-Tomakomai. Entre 2010 e 2018 passou a navegar entre a China e a Coreia do Sul com o nome Grand Spring, ainda visível, oculto no casco. De momento serve a linha Veneza-Igoumenitsa-Patras. Tem um calado de 6.6 m e pode atingir 22 nós de velocidade. Tem 3 rampas, uma delas lateral na proa, tal como se pode ver abaixo. 

Thursday, October 27, 2022

NPO Viana do Castelo

O NRP Viana do Castelo atracado em Bari, vendo-se ao fundo os ferrys locais Superfast II que liga a Itália à Grécia (porto de Patras) e o Rigel VII que efectua a ligação entre Itália e a Albânia (porto de Durres).

O NRP Viana do Castelo. um dos super patrulhões Portugueses é o maior navio desta armada da NATO que patrulha o Mediterrâneo, maioritariamente para auxílio à imigração ilegal e salvaguarda da vida humana no mar.

Tuesday, October 25, 2022

Excellence Adria

O iate Excellence Adria com o IMO 9906142, navegando na costa da Croácia país que lhe empresta a bandeira.

Com capacidade para 37 passageiros, este iate oferece vários itinerários pelo Adriático em modo cruzeiro de luxo. Tem 499 t GT, 53 m de comprimento e 9 m de largura. É um navio construído em 2020 na ilha de Korcula, pelo estaleiro Radez, para a Adria Tours.

O Excellence Adria navegando ao lado de antigas baterias de defesas marítimas da segunda guerra mundial.

Super Iates

Não sendo dos meus tipos de navios preferidos, os iates apenas ganham interesse quando começam a ganhar dimensão. É o caso do iate Luminosity, do Olivia O e do veleiro Black Pearl avistados atracados na marina de Porto Montenegro, uma das marinas do Adriático frequentada por superiates, que por ali passam largas temporadas. O Luminosity é um iate de 2022 com bandeira das ilhas de fuga fiscal, Cayman. Tem 105 m de comprimento por 18 m de boca. É um iate com propulsão hibrida. Tem o IMO 9754032. 

Já o Olivia O, é um iate com o IMO 9818797. Tem 4 anos de idade e navega com a bandeira de Malta. Tem 88 m de comprimento e 16 m de largura. Tem a particularidade de possuir uma proa do tipo X-Bow, característica dos navios dedicados à exploração dos oceanos e patenteada pelos estaleiros Ulstein.
Já o Black Pearl é um iate do tipo veleiro, que pode ser comparado na foto acima com um iate veleiro de dimensões mais usuais. O Black Pearl estava de passagem por esta marina para entrar em manutenção na doca flutuante do estaleiro Adriatic 42, que possui acordos com esta marina para manutenção destes superiates.



O Black Pearl tem o IMO 1012490, 105 m de comprimento e 16 m de largura. É um dos maiores iates construídos nos Paises Baixos. Destaca-se pelos seus enormes mastros em fibra de carbono que lhe proporcionam uma área vélica de 2900m2. 

Monday, October 24, 2022

Steel, o reencontro

Depois de em Julho último ter mostrado as fotos da largada do iate Steel, ver aqui, voltei a cruzar-me com ele, desta vez na marina de Portonovi no Adriático. O Steel encontra-se atracado nesta marina destacando-se dos restantes por ali se encontram também atracados.


Será o iate da Barbie ou do Ken?

Wednesday, October 5, 2022

Burgau

 

A lancha de fiscalização da GNR, Burgau, fotografada em Peniche em 2019.

Monday, September 26, 2022

Mein Schiff 6

O Mein Schiff 6 deixando as águas prateadas do rio Tejo e entrando no Oceano Atlântico com destino a Cádiz. O Mein Schiff 6 esteve em Lisboa, cais do Jardim do Tabaco cerca de 9h e meia. 
Passou pelo farol do Bugio à volta das 17h

Saturday, September 24, 2022

Seaventure

O pequeno navio de cruzeiros de exploração, Seaventure atracado ao cais do estaleiro NavalRocha, em Lisboa. Ao fundo o HNLMS Rotterdam passando pela ponte 25 de Abril. 

O Seaventure deverá deixar Lisboa apenas no início do próximo mês de Outubro.

Friday, September 23, 2022

Azamara Pursuit

Lisboa recebeu hoje a escala do Azamara Pursuit. O navio esteve em Lisboa numa escala de cerca de 12h e meia. Daqui partiu com destino a Sevilha, pelas 19h. 

Em companhia de cais teve o HMS Lancaster

O Azamara Pursuit com o bairro de Alfama em primeiro plano.

Wednesday, September 21, 2022

Ferdinanda S.

É hoje avançado pela comunicação social de que o Grupo Sousa adquiriu um novo navio porta contentores. O ex-Marine Taraba e ex-Safmarine Taraba que já esteve em Lisboa em 2011, vê o seu destino voltar a Ocidente. O navio encontra-se actualmente fundeado em Port Klang na Malásia, reportando já o sinal com a indicação do novo nome Ferdinanda S. Este armador, tem por tradição baptizar os navios com os nomes das mulheres da sua família. Neste caso nomeou o navio com o nome da sua mãe. 

É um navio com 14 anos de idade, gémeo do atual Raquel S. Deverá destinar-se ao tráfego internacional com origem em portos Portugueses.