Tuesday, October 25, 2022

Super Iates

Não sendo dos meus tipos de navios preferidos, os iates apenas ganham interesse quando começam a ganhar dimensão. É o caso do iate Luminosity, do Olivia O e do veleiro Black Pearl avistados atracados na marina de Porto Montenegro, uma das marinas do Adriático frequentada por superiates, que por ali passam largas temporadas. O Luminosity é um iate de 2022 com bandeira das ilhas de fuga fiscal, Cayman. Tem 105 m de comprimento por 18 m de boca. É um iate com propulsão hibrida. Tem o IMO 9754032. 

Já o Olivia O, é um iate com o IMO 9818797. Tem 4 anos de idade e navega com a bandeira de Malta. Tem 88 m de comprimento e 16 m de largura. Tem a particularidade de possuir uma proa do tipo X-Bow, característica dos navios dedicados à exploração dos oceanos e patenteada pelos estaleiros Ulstein.
Já o Black Pearl é um iate do tipo veleiro, que pode ser comparado na foto acima com um iate veleiro de dimensões mais usuais. O Black Pearl estava de passagem por esta marina para entrar em manutenção na doca flutuante do estaleiro Adriatic 42, que possui acordos com esta marina para manutenção destes superiates.



O Black Pearl tem o IMO 1012490, 105 m de comprimento e 16 m de largura. É um dos maiores iates construídos nos Paises Baixos. Destaca-se pelos seus enormes mastros em fibra de carbono que lhe proporcionam uma área vélica de 2900m2. 

Monday, October 24, 2022

Steel, o reencontro

Depois de em Julho último ter mostrado as fotos da largada do iate Steel, ver aqui, voltei a cruzar-me com ele, desta vez na marina de Portonovi no Adriático. O Steel encontra-se atracado nesta marina destacando-se dos restantes por ali se encontram também atracados.


Será o iate da Barbie ou do Ken?

Wednesday, October 5, 2022

Burgau

 

A lancha de fiscalização da GNR, Burgau, fotografada em Peniche em 2019.

Monday, September 26, 2022

Mein Schiff 6

O Mein Schiff 6 deixando as águas prateadas do rio Tejo e entrando no Oceano Atlântico com destino a Cádiz. O Mein Schiff 6 esteve em Lisboa, cais do Jardim do Tabaco cerca de 9h e meia. 
Passou pelo farol do Bugio à volta das 17h

Saturday, September 24, 2022

Seaventure

O pequeno navio de cruzeiros de exploração, Seaventure atracado ao cais do estaleiro NavalRocha, em Lisboa. Ao fundo o HNLMS Rotterdam passando pela ponte 25 de Abril. 

O Seaventure deverá deixar Lisboa apenas no início do próximo mês de Outubro.

Friday, September 23, 2022

Azamara Pursuit

Lisboa recebeu hoje a escala do Azamara Pursuit. O navio esteve em Lisboa numa escala de cerca de 12h e meia. Daqui partiu com destino a Sevilha, pelas 19h. 

Em companhia de cais teve o HMS Lancaster

O Azamara Pursuit com o bairro de Alfama em primeiro plano.

Wednesday, September 21, 2022

Ferdinanda S.

É hoje avançado pela comunicação social de que o Grupo Sousa adquiriu um novo navio porta contentores. O ex-Marine Taraba e ex-Safmarine Taraba que já esteve em Lisboa em 2011, vê o seu destino voltar a Ocidente. O navio encontra-se actualmente fundeado em Port Klang na Malásia, reportando já o sinal com a indicação do novo nome Ferdinanda S. Este armador, tem por tradição baptizar os navios com os nomes das mulheres da sua família. Neste caso nomeou o navio com o nome da sua mãe. 

É um navio com 14 anos de idade, gémeo do atual Raquel S. Deverá destinar-se ao tráfego internacional com origem em portos Portugueses.

Monday, September 19, 2022

World Odyssey

O navio World Odyssey (Deutschland), realizando mais um fretamento pela universidade 'Colorado State University' através do programa Semester at Sea, em Lisboa. Nesta escala traz uma nova imagem gráfica, mais jovial. Está no início da viagem, que só irá terminar a 22 de Dezembro.



O Worl Odyssey deixa amanhã Lisboa com destino a Casablanca antes de entrar no Mediterrâneo.

A estreia do Apex em Lisboa

Estreou-se hoje no porto de Lisboa o Celebrity APEX. O navio está a descer do Norte da Europa para efectuar alguns cruzeiros no Mediterrâneo com partidas de Civitavecchia, antes de rumar para a temporada de Inverno Europeu, nas Caraíbas. 

Este navio que se estreou em 2020 e cuja entrada em serviço foi adiada pela pandemia, apenas deverá voltar a Lisboa a 19 de Setembro do próximo ano. Este é o segundo navio da classe Edge, uma classe de navios construídos em Saint Nazaire, que se diferencia pelo design de proa e popa e com a principal característica a ser o denominado tapete voador (originalmente como Magic Carpet) que não é nada mais nada menos que uma plataforma que sobe e desce ao longo do costado do navio onde se servem refeições tanto ao nível da água como suspensos a 12 decks de altura. 


O Apex tem 306 m de comprimento por 39 m de boca. Tem 16 decks e 129500 t GT. A capacidade de passageiros ronda os 2910. A principal moeda a bordo é o Dolar Americano.





Os 16 decks e 306 m do Apex comparados com os 2 decks e 31 m do cacilheiro Campolide.

Tuesday, September 13, 2022

Seaventure de regresso ao estaleiro, em Lisboa

De regresso a Lisboa para manutenção está o navio Seaventure. Encontra-se atracado ao Cais da Rocha e aqui deverá permanecer durante mais algum tempo não estando prevista entrada na doca seca. Desta vez não traz, os logótipos da Polar Latitudes, tal como aconteceu em abril último, quando o ex-Bremen chegou a Lisbao com os logótipos da Polar Latitudes no casco. Veja aqui.