Friday, April 15, 2022

Scenic Eclipse

O navio Scenic Eclipse saiu de Lisboa hoje por volta das 17h , com destino ao Funchal. Atrás dele seguiu o Seven Seas Voyager para o mesmo destino. Ambos navegam a cerca de 15 nós mantendo uma distância de cerca de 3,5 NM um do outro. 

Ao largo de Oeiras o Scenic Eclipse soltou um dos seus gadgets, um dos 2 helicópteros H130 da Airbus. Os voos de helicóptero extras ao cruzeiro e 20 minutos de voo podem custar cerca de US$500. Desconhece-se se na presente viagem utilizaram o submarino, mas é provável que o tenham também utilizado.
Com o helicóptero prestes a descolar a silhueta do Scenic Eclipse altera-se, pois existe uma parte lateral que baixa, deixando mais espaço para a descolagem do helicóptero. Quando o heliporto não está em utilização essa parte lateral confere protecção ao helicóptero parqueado no heliporto e configura uma silhueta de semi círculo ao casario do navio o que o torna mais feio. Com o heliporto em utilização, fica mais bonito como navio e a assemelhar-se mesmo a um mega iate.




Actualização: O helicóptero deixou o navio com destino a um heliporto da região de Lisboa onde permaneceu durante a noite. Pela manhã saiu com destino a Espanha, numa possível ida à manutenção na Airbus em França.

O Seven Seas Voyager que seguiu minutos atrás do Scenic Eclipse, para o Funchal. Depois destes ainda saiu de Lisboa o Le Champlain que seguiu para Norte com destino a Leixões.

Aurora

No passado dia 10, esteve em Lisboa o Aurora. O navio da P&O Cruises, uma companhia muito habitual nos portos Portugueses, marcou a sua presença no cais do Jardim do Tabaco. De notar que após o abandono das cores amarelas tão características da P&O, os navios desta companhia perderam alguma beleza estética, contudo continuam mantendo a sua beleza de design.

Seven Seas Voyager


O Seven Seas Voyager de regresso a Lisboa. Um navio que também regressa a este porto após a pandemia que afastou navios frequentes mas pouco regulares tal como este, deste porto. Note-se que a pandemia ainda não está dada como finda, contudo existem sinais bastante evidentes de um regresso a uma quase normalidade em todos os sectores de actividade, incluindo o mercado de cruzeiros. Vê-se o navio pela popa, atracado no cais de Santa Apolónia, em Lisboa.

Os Sea Cloud's aguardando tripulantes e passageiros




São os dois veleiros mais bonitos que navegam em cruzeiros oceânicos. Salvo seja que o nosso Santa Maria Manuela também não lhes fica nada atrás. Os dois navios da Sea Cloud Cruises, encontram-se fundeados no rio Tejo preparando a entrada em serviço. O Sea Cloud chegou das Canárias e aguarda o regresso dos tripulantes a bordo, nomeadamente o pessoal de hotel. 

O Sea Cloud II, navio de 1998 construído em Espanha.

O Sea Cloud II tem previsto deixar Lisboa já no dia de hoje pelas 9 h com destino a Cádiz. Já o Sea Cloud apenas tem previsão para deixar Lisboa no próximo dia 21 com destino a Huelva.
O Sea Cloud, construído em 1931 com o nome original de Hussar V. É um navio com muita história. Até já fez parte da Marinha das Estados Unidos da América.

Estreia do Scenic Eclipse em Lisboa

É considerado um dos mais luxuosos navios de cruzeiros do mundo e de facto possui características que o diferenciam como os 2 helicópteros que tem a bordo ou o submarino com capacidade para 7 passageiros que pode ir até 300 m de profundidade, gadgets que outros navios não possuem nem os passageiros desses navios conseguem pagar essas aventuras.
É um dos navios que viu a sua estreia ser adiada várias vezes devido a atrasos na construção e a entrada em serviço ficou ofuscada pelo início da pandemia a nível mundial. Agora com o reinício de muitas actividades lá começa a mostrar-se e neste caso nos portos Portugueses, que note-se ganharam muita notoriedade com a forma como lidaram com a pandemia e com a paragem muitas companhias tiveram oportunidade de repensar nos seus itinerários e pode não ser por acaso que ultimamente se têm estreado muitos navios pelos portos Portugueses.

Navega com a bandeira de conveniência de Nassau, um paraíso fiscal nas Caraíbas. Tem 166 m de comprimento e 21,5  m de largura. Tem 17545 t GT, e capacidade para 228 passageiros todos acomodados em suites com varanda que podem ser atendidos por 176 tripulantes. É uma construção Croata que navega com o IMO 9797371. É um navio da ainda pouco conhecida Scenic, mas que em Portugal já opera desde 2016 com o navio de cruzeiros fluviais, Scenic Azure e com o Emerald Radiance, no rio Douro. Navio esse que foi construído em Viana do Castelo.

Thursday, April 14, 2022

Le Champlain


Registo do segundo navio da série de 6 irmãos, todos baptizados com nomes de exploradores Franceses, na sua escala do dia de hoje no porto de Lisboa. Devido ao cais de Santa Apolónia se encontrar lotado com 3 navios de maiores dimensões (Sky Princess, Mein Schiff 6 e Seven Seas Discovery), o Le Champlain e o Scenic Azure tiveram de atracar no Cais da Rocha Conde d'Óbidos. O Le Champlain tal como os seus irmãos é em tudo igual ao Le Boungainville, que se apresentou a 13 de Junho de 2019 neste blogue e que visitou Lisboa no passado sábado.
Le Bougainville, atracado em Santa Apolónia, pela popa o Aurora. Foto do dia 10 de abril 2022.

Saturday, April 9, 2022

Seaventure

O navio da Hapag Lloyd, Seaventure no cais do estaleiro da NavalRocha. O navio que se encontra com as cores do operador Norte Americano Polar Latitudes, é o ex-Bremen da Hapag Lloyd ou seja o Ex- Frontier Spirit de 1990, construído no Japão.



 

Le Bougainville e António Enes

A chegada a Lisboa do navio Le Bougainville, escoltado pelo António Enes, fundeado no Tejo. O NRP António Enes  Tinha hasteada a bandeira Romeo, mas pareceu que estava apenas a dar apoio a uma regata, de marinheiros de água doce, que decorria no Tejo.

O Le bougainville, aproximando-se do Cristo Rei com uma capa de nuvens bastante baixas, que trouxeram com elas a tão desejada chuva a Lisboa.

Mein Schiff Herz e Ventura

O navio Mein Schiff Herz, visitou ontem o porto de Lisboa, vindo da Madeira. Teve a companhia do Ventura no cais de Santa Apolónia.

O Mein Schiff Herz (ex-Mein Schiff 2), é o antigo Mercury da Celebrity Cruises, navio de 1997. Para queles que pouco ou nada percebem de navios, este pode distinguir-se facilmente dos restantes navios Mein Schiff devido ao coração pintado na proa.


Sunday, April 3, 2022

Lobo Marinho

No momento em que a Porto Santo Line acaba de anunciar o cancelamento da viagem do dia de amanhã 4 de Abril de 2022 ao Porto Santo, devido às condições meteorológicas adversas, mostramos aqui algumas fotos do navio Lobo Marinho atracado no Porto do Porto Santo. Esta é uma viagem marítima diária que liga o Funchal ao Porto Santo efectuada por este navio construído em Viana do Castelo entre 2001 e 2003 (18 anos).


Panorâmica geral sobre o porto do Porto Santo