O Mar Negro na costa da Ucrânia, o país que está sendo barbaramente invadido e massacrado por um exército de bandidos genocidas que ainda acham mal serem punidos com sanções pesadas. Como se pode ver os navios que estavam fundeados ao largo de Odessa saíram todos daquela zona e procuraram abrigo em águas territoriais da Roménia. Do lado direito podemos ver a Península da Crimeia, uma parte da Ucrânia que está ocupada desde 2014 pelos genocidas. Slava Ukraine.
Sunday, February 27, 2022
Slava Ukraine
SLAVA UKRAINE!
THIS IS UKRAINE, NOT the land that threw TOYS with weapons, to kill childrens. SHAME, on you!
SAY YES TO PEACE; NO TO WAR.
Wednesday, February 23, 2022
Balboa
Balboa, apenas mais um dos grandes graneleiros que evidenciam a dependência de Portugal das importações dos produtos mais básicos como sejam aqueles que se destinam à alimentação. Infelizmente a maior parte destes navios efectua escala em Lisboa, apenas para descarregar, visto que não produzimos nada que aqui possa ser carregado para exportar. No caso deste navio veio do principal porto da Rússia, na exportação de grão, Novorossiysk. Após descarga seguiu viagem para Odessa, na Ucrânia, curiosamente os dois países que estão a liderar a atualidade e dos quais Portugal depende até para se alimentar e alimentar os seus animais.
ACTUALIZAÇÃO 27/FEVEREIRO: DEVIDO À INVASÃO do pedaço de terra dos URSOS, à Ucrânia, o navio Balboa teve de reverter a sua viagem. Agora está de regresso passando ao largo de Gibraltar, numa viagem que já o levava ao largo da Sicília. 19:15h Atualmente o navio dirige-se para os Estado Unidos da América já navegando no Oceano Atlântico.
Sunday, February 20, 2022
O regresso dos cruzeiros diários ao Tejo
Com a pandemia a dar sinais de não conseguir vencer a gigante campanha mundial de vacinação, a vida começa a voltar ao normal. Sinais disso são as embarcações de volta ao Tejo com cruzeiros para turistas. Nesta tarde registei a passagem do Príncipe da Beira, e da embarcação da foto abaixo, nas suas viagens de cruzeiros pelo rio, destinadas a turistas.
Ambos compunham o rio na saída do Seabourn Encore. |
Acompanhando esta actividade marítima navegou no Tejo também este pequeno modelo de brinquedo que fez as delícias de um adulto, disfarçando que brincava com uma criança. Para quem tiver interesse em adquirir um igual, podem encontrá-lo no El Corte Inglês por cerca de 45€, muito mais económico do que fazer um cruzeiro no Tejo nos dias que correm, onde os preços são apenas para turistas nesta Lisbolândia, em que se tornou Lisboa.
Seabourn Encore
Depois de 23 meses de paragem, reiniciou hoje em Lisboa a sua actividade pós pandemia, o navio da Seabourn, o Seabourn Encore. O seu reinício de actividade reflecte a segurança que Portugal neste momento apresenta face a outros países mais desenvolvidos. O navio vai viajar até ao Funchal, e ilhas Canárias regressando a Lisboa no próximo dia de Carnaval (1 de Março). Daqui partirá para a repetição desta mesma viagem com novo regresso a Lisboa, a 12 de Março. Ainda visitará Lisboa no final de Março numa viagem que o levará até ao Mediterrâneo, por onde irá ficar no período de Verão.
O Seabourn Encore chegou a Lisboa no passado dia 13 de fevereiro vindo de Gibraltar, e permaneceu em porto até ao dia de hoje. Anteriormente tinha permanecido algum tempo em Málaga entre fundeadouro e idas ao cais.
O Seabourn Encore é um navio de 2016, com apenas 4 anos de serviço se excluirmos os quase 2 anos que esteve parado devido à pandemia...Tem 41865 t GT, 210 m de comprimento e 28 m de largura. Navega com o registo no porto de Nassau, e com o IMO 9731171.
Tripulantes de quarto na ponte, enquanto os passageiros se preparavam para dormir. |
O Seabourn Encore servindo de cenário para filmes. |
O logótipo dourado que sempre representou o luxo desta companhia de cruzeiros |
Registo de alguns passageiros vendo Lisboa ficar para trás na sua viagem. |
Repare-se no pormenor de pessoas inteligentes fazendo uma selfie com Lisboa como fundo. |
O momento em que o navio passa debaixo da ponte 25 de Abril, e os passageiros o registam. |
Thursday, February 17, 2022
Draga Anjos
Anjos, uma das dragas que operam na ilha da Madeira. Com 51 anos de idade esta draga tem 96 m de comprimentos e 16 m de largura. Foi construída em 1971 no estaleiro Ailsa Perth shipbuilders, em Troon, Reino Unido. Tem 3288 t GT e navega nos mares da Madeira com o IMO 7042241 e com registo de propriedade de uma empresa de Engenharia de Santa Cruz. Antes ostentou o nome Sand Wader até ao ano 2000.
Anjos, é o nome de uma localidade do concelho da Ponta Do Sol.
Vizconde de Eza
Pesqueiro espanhol Vizconde de Eza, atracado no cais da Rocha em Lisboa. Trata-se de um navio de investigação das pescas, do Ministério da agricultura, alimentação e meio ambiente. Tem 53 m de comprimento, 13 m de largura e navega com o IMO 9206308.
Monday, February 7, 2022
Artania
Também de passagem por Lisboa com pernoita está o navio Artania que chegou a este porto a meio da manhã e tem a sua saída agendada para o dia de amanhã pelo meio da tarde.
O ex-Royal Princess, navio que ficou famoso por ter sido baptizado pela Princesa Diana, encontra-se a realizar uma viagem de 20 dias com partida e chegada a Hamburgo, com passagem às ilhas Canárias e Madeira. Veio de Vigo e sai com destino às Canárias. Na presente viagem ainda passará pela ilha da Madeira, no próximo dia 15 de Fevereiro, de onde partirá para enfrentar 3 dias de navegação até ao Reino Unido.
O Artania e a fachada do novo albergue de turistas de Lisboa, a estação de Santa Apolónia. Habitual paradeiro de drogados e sem-abrigo.
Gunilla em Lisboa
O veleiro Gunilla, o maior veleiro Sueco, encontra-se de passagem por Lisboa. Visita habitual a este porto o Gunilla é um veleiro de 1940 que serve a Suécia como navio escola. Veio de Ponta Delgada e para lá tem partida agendada no próximo dia 13. Muito provavelmente em mais alguma viagem de formação.
Monday, January 24, 2022
Maria Luisa
O navio porta contentores Maria Luisa, operando no terminal de contentores de Santa Apolónia. Este navio opera na distribuição de carga pela Costa Oeste de África sendo a PSL Navegação especializada nos transportes para São Tomé e Angola. Quando chega a Namibe, o ponto mais a Sul da viagem, regressa à Europa e vai até Leixões onde carrega a carga vinda de Roterdão. O Maria Luisa tem 192 m de comprimento e 27 m de largura. Navega com o IMO 9231133 e tem por colega de frota o Maria Francisca, navio irmão e com um passado em tudo semelhante, incluindo as dimensões e o estaleiro de construção. São as duas Marias que navegam de Portugal para África pela PSL Navegação, uma companhia Portuguesa, pouco conhecida, uma vez que opera com 3 navios apenas sendo todos fretados. Um desses navios opera apenas em África. Este navio tem 23132 t GT, navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Anteriormente já se chamou Golden Isle (2004), Cape Donington (2012) San Rafael (2017) e é desde 2018 o Maria Luisa. É uma construção Chinesa de 2003.
Subscribe to:
Posts (Atom)