Sunday, February 20, 2022

O regresso dos cruzeiros diários ao Tejo

Com a pandemia a dar sinais de não conseguir vencer a gigante campanha mundial de vacinação, a vida começa a voltar ao normal. Sinais disso são as embarcações de volta ao Tejo com cruzeiros para turistas. Nesta tarde registei a passagem do Príncipe da Beira, e da embarcação da foto abaixo, nas suas viagens de cruzeiros pelo rio, destinadas a turistas.

Ambos compunham o rio na saída do Seabourn Encore.

Acompanhando esta actividade marítima navegou no Tejo também este pequeno modelo de brinquedo que fez as delícias de um adulto, disfarçando que brincava com uma criança. Para quem tiver interesse em adquirir um igual, podem encontrá-lo no El Corte Inglês por cerca de 45€, muito mais económico do que fazer um cruzeiro no Tejo nos dias que correm, onde os preços são apenas para turistas nesta Lisbolândia, em que se tornou Lisboa.

Seabourn Encore

Depois de 23 meses de paragem, reiniciou hoje em Lisboa a sua actividade pós pandemia, o navio da Seabourn, o Seabourn Encore. 

O seu reinício de actividade reflecte a segurança que Portugal neste momento apresenta face a outros países mais desenvolvidos. O navio vai viajar até ao Funchal, e ilhas Canárias regressando a Lisboa no próximo dia de Carnaval (1 de Março). 

Daqui partirá para a repetição desta mesma viagem com novo regresso a Lisboa, a 12 de Março. Ainda visitará Lisboa no final de Março numa viagem que o levará até ao Mediterrâneo, por onde irá ficar no período de Verão.

O Seabourn Encore chegou a Lisboa no passado dia 13 de fevereiro vindo de Gibraltar, e permaneceu em porto até ao dia de hoje. Anteriormente tinha permanecido algum tempo em Málaga entre fundeadouro e idas ao cais.

O Seabourn Encore é um navio de 2016, com apenas 4 anos de serviço se excluirmos os quase 2 anos que esteve parado devido à pandemia...Tem 41865 t GT, 210 m de comprimento e 28 m de largura. Navega com o registo no porto de Nassau, e com o IMO 9731171. 

Tripulantes de quarto na ponte, enquanto os passageiros se preparavam para dormir.


O Seabourn Encore servindo de cenário para filmes.

O logótipo dourado que sempre representou o luxo desta companhia de cruzeiros

Registo de alguns passageiros vendo Lisboa ficar para trás na sua viagem.

Repare-se no pormenor de pessoas inteligentes fazendo uma selfie com Lisboa como fundo.



O momento em que o navio passa debaixo da ponte 25 de Abril, e os passageiros o registam.




Thursday, February 17, 2022

Draga Anjos


Anjos, uma das dragas que operam na ilha da Madeira. Com 51 anos de idade esta draga tem 96 m de comprimentos e 16 m de largura. Foi construída em 1971 no estaleiro Ailsa Perth shipbuilders, em Troon, Reino Unido. Tem 3288 t GT e navega nos mares da Madeira com o IMO 7042241 e com registo de propriedade de uma empresa de Engenharia de Santa Cruz. Antes ostentou o nome Sand Wader até ao ano 2000. 
Anjos, é o nome de uma localidade do concelho da Ponta Do Sol. 

Vizconde de Eza


Pesqueiro espanhol Vizconde de Eza, atracado no cais da Rocha em Lisboa. Trata-se de um navio de investigação das pescas, do Ministério da agricultura, alimentação e meio ambiente. Tem 53 m de comprimento, 13 m de largura  e navega com o IMO 9206308. 

Monday, February 7, 2022

Artania

Também de passagem por Lisboa com pernoita está o navio Artania que chegou a este porto a meio da manhã e tem a sua saída agendada para o dia de amanhã pelo meio da tarde.
O ex-Royal Princess, navio que ficou famoso por ter sido baptizado pela Princesa Diana, encontra-se a realizar uma viagem de 20 dias com partida e chegada a Hamburgo, com passagem às ilhas Canárias e Madeira. Veio de Vigo e sai com destino às Canárias. Na presente viagem ainda passará pela ilha da Madeira, no próximo dia 15 de Fevereiro, de onde partirá para enfrentar 3 dias de navegação até ao Reino Unido.

O Artania e a fachada do novo albergue de turistas de Lisboa, a estação de Santa Apolónia. Habitual paradeiro de drogados e sem-abrigo.

Gunilla em Lisboa

O veleiro Gunilla, o maior veleiro Sueco, encontra-se de passagem por Lisboa. Visita habitual a este porto o Gunilla é um veleiro de 1940 que serve a Suécia como navio escola. Veio de Ponta Delgada e para lá tem partida agendada no próximo dia 13. Muito provavelmente em mais alguma viagem de formação.
 

Monday, January 24, 2022

Maria Luisa

O navio porta contentores Maria Luisa, operando no terminal de contentores de Santa Apolónia. Este navio opera na distribuição de carga pela Costa Oeste de África sendo a PSL Navegação especializada nos transportes para São Tomé e Angola. Quando chega a Namibe, o ponto mais a Sul da viagem, regressa à Europa e vai até Leixões onde carrega a carga vinda de Roterdão. O Maria Luisa tem 192 m de comprimento e 27 m de largura.   Navega com o IMO 9231133 e tem por colega de frota o Maria Francisca, navio irmão e com um passado em tudo semelhante, incluindo as dimensões e o estaleiro de construção. São as duas Marias que navegam de Portugal para África pela PSL Navegação, uma companhia Portuguesa, pouco conhecida, uma vez que opera com 3 navios apenas sendo todos fretados. Um desses navios opera apenas em África. Este navio tem 23132 t GT, navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Anteriormente já se chamou Golden Isle (2004), Cape Donington (2012) San Rafael (2017) e é desde 2018 o Maria Luisa. É uma construção Chinesa de 2003.

Wednesday, January 19, 2022

Bob Barker

O famoso navio da Sea Shepherd, encontra-se em Lisboa desde 29 de Setembro de 2021. Atualmente está no cais do estaleiro NavalRocha onde efectua alguns trabalhos. Anteriormente tem permanecido atracado no cais do Barreiro, longe dos olhares de todos e em trabalhos de manutenção também. Fala-se da preparação de novas campanhas de luta e protecção dos oceanos que aqui se preparam. Este é um dos mais famosos navios do Mundo na luta pela defesa da protecção dos animais marinhos e salvaguarda dos oceanos.
É um navio que dispensa apresentações devido à sua enorme popularidade, tendo até protagonizado programas de televisão de enorme popularidade como o Whale Wars.

Monday, January 17, 2022

Spirit of Adventure

Estreia em Lisboa do irmão gémeo do Spirit of Discovery. O navio da Saga Cruises estreou-se hoje em Lisboa, um porto que é habitual nos cruzeiros da companhia Britânica. Com a construção destes dois navios a Saga quer afirmar-se como uma companhia para pessoas mais jovens e quer atrair novos públicos. 

Construído em 2020, foi um dos navios que teve de adiar a sua estreia devido à pandemia que se continua a viver nos dias de hoje. Tem 236 m de comprimento, 31 m de largura e 58119 t GT. Navega com o registo de Londres na popa, coisa extremamente muito rara nos dias de hoje um navio navegar com um registo que não é conhecido pelo esclavagismo de tripulantes. À saída pelas 17 h o navio foi escoltado pelo rebocador ex-Svitzer Viana, que o levou até ao Cristo Rei que o abençoou nesta viagem que o leva até Leixões no dia de amanhã.. 





Os camarotes exteriores com varanda. algo muito desejado pelos passageiros da Saga, e que agora finalmente conseguem ter esta comodidade nestes navios mais recentes da companhia.
A bonita chaminé do Spirit of Adventure algo que se está a tornar cada vez mais raro e difícil de encontrar nos navios atuais, chaminés bonitas.
O rebocador que acompanhou a saída do navio num gesto de boas vindas e saudação nesta sua estreia em Lisboa, o Portugs Viana.

Saturday, January 15, 2022

Warnow Master

Warnow Master o navio que liga o porto de Roterdão ao Porto de Lisboa. Roterdão o porto mais a Norte e Lisboa mais a Sul, numa viagem de distribuição de carga pela Península Ibérica, com origem em Roterdão e escalas em Leixões e Vigo. Efectua serviço pela Evergreen. 
As mais recentes viagens efectuadas pelo Warnow Master.

O Warnow Master é um navio de porta contentores que navega com o IMO 9449833. Leva na popa o registo de Limassol, bandeira Cipriota. Tem 17068 toneladas GT, em 180 m de comprimento e 25 m de largura. É uma construção Chinesa (Zhejiang Ouhua Shipbuilding - Zhoushan), do ano 2009.