Monday, January 3, 2022

AIDAnova cancela cruzeiro


O navio AIDAnova presente em Lisboa desde 29 de Dezembro, acabou por cancelar a continuação da presente viagem, devido aos casos de doença detectados a bordo. Assim os passageiros estão a desembarcar e a retomar os seus destinos, alguns de regresso a casa e outros para destinos à sua responsabilidade. Apenas passageiros não doentes estão a desembarcar e seguir as suas vidas de forma mais normal possível. 

Friday, December 31, 2021

AIDAnova com doentes Covid a bordo

Segundo informação que está sendo avançada por sites Alemães, o navio AIDAnova encontra-se retido em Lisboa, devido ao atraso da chegada de novos tripulantes para substituírem os que se encontram doentes a bordo. Por essa razão o navio cancelou a escala de passagem de ano na Madeira e permanece em Lisboa. 

Thursday, December 30, 2021

AIDAnova


É o navio menos poluente de entre os navios de cruzeiros gigantes, assim podemos considerar o, AIDAnova. Encontra-se em Lisboa, numa escala prolongada a aguardar a viagem que o levará à passagem de ano, na ilha da Madeira. Depois continua a sua viagem de 17 dias com início em Hamburgo e término em Las Palmas. O primeiro navio da AIDA, que possui camarotes para passageiros que viajam sozinhos e que é alimentado a GNL, tem 337 m de comprimento e 42 m de largura, que fazem dele um colosso comparado por exemplo com o edifício do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia.

O seu combustível é armazenado em reservatórios com a capacidade para duas semanas de viagem, 3500 metros cúbicos de LNG, a -162º C, o ponto de liquidificação deste gás. Este combustível permite-lhe reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, tais como óxido de enxofre, óxido de nitrogénio e dióxido de carbono. É tão amigo do ambiente que ostenta orgulhosamente pintado no casco o selo do governo Alemão de certificação ambiental o "Blaeur Engel".  Resulta de 10 anos de desenvolvimento do estaleiro Alemão Meyer Werf, em melhorias e eficiência ambiental.



A piscina exterior com jacuzzis e a cobertura da piscina interior. Sendo o deck exterior reservado para solário e áreas de descanso. Enquanto isso os passageiros aproveitam o miradouro que o deck 20 proporciona sobre Alfama para obterem algumas fotografias do bairro histórico de Lisboa.
O AIDAnova, tem como navio gémeo o AIDAcosma. Um navio que estruturalmente é em tudo idêntico a este da classe Helios. Apenas os interiores e decoração é que variam, tal como é habitual nos navios gémeos.

Recorde aqui e aqui a estreia do AIDAnova em Lisboa e no Funchal, respectivamente, ambas as escalas em Dezembro de 2018. 

Tuesday, December 28, 2021

Estreia do Viking Octantis


A Fincantieri entregou no passado dia 23 de Dezembro o Viking Octantis, no estaleiro Norueguês VARD, em Soviknes, o navio que hoje visita Lisboa e que aqui permanece até às 22 h antes de rumar a Las Palmas. Este navio destinado ao mercado de exploração, é uma nova aposta da companhia Viking Cruises, tendo sido desenhado pelas mesmas equipas que projetaram os outros navios da companhia que tem vindo a destacar-se na introdução de características diferenciadoras aos seus navios. É também o maior navio produzido por este pequeno estaleiro próximo da cidade de Alesund. A Viking Cruises é neste momento a companhia que introduz as novidades nos navios tal como o fez a Royal Caribbean no final dos anos 80, inícios dos anos 90. Depois, claro está, as restantes depressa copiam e introduzem essas características nos seus navios. 

O Viking Octantis que passou o Natal a navegar no Canal da Mancha, é  um navio com casco reforçado para navegação em águas polares. Os 204 m de comprimento por 24 m de largura, fazem dele um navio esguio, diferente dos atuais navios de exploração que se ficam pelos 120, 130 m de comprimento. O design de proa que introduz a "novidade" de ter uma janela ampla envidraçada próxima da linha de água, numa proa próxima das "x-bow". 

Tal como o seu irmão Viking Polarlis que será entregue no próximo ano, tem capacidade para 378 passageiros, em 189 camarotes. É um navio que oferece de raíz um hangar para arrumação de botes, no interior do navio, ao contrário de navios novos que andam com os botes pendurados e içados por gruas, nos decks superiores. Possui também um auditório para realização de aulas, onde passageiros e investigadores poderão trocar impressões sobre viagens e temas alusivos às mesmas. 

Fazendo companhia à estreia do Viking Octantis, estava desde ontem em porto o Amadea, que deixou Lisboa pelas 18 h com destino à passagem de ano Madeirense. 

O AIDAstella também por cá se encontra numa viagem que teve início em Cartagena e que irá levá-lo até ao porto de Cádiz amanhã quando deixar o cais pelas 15 h. Além do paquete Funchal que se encontra atracado em Santa Apolónia Montante.

Monday, December 27, 2021

Amadea em mais uma pernoita

O Amadea escala hoje novamente Lisboa, em mais uma viagem com pernoita na capital Portuguesa. Deverá deixar Lisboa, apenas amanhã, dia 28 pelas 18 h com destino ao Funchal onde vai passar a passagem de ano. O navio já se encontra a "queimar tempo", para chegar a horas à melhor passagem de ano de Portugal e uma das melhores do Mundo. O Amadea chegará à Madeira no próximo dia 30, pelas 8 h. No dia 31, sai do Funchal para uma visita de um dia à ilha do Porto Santo, de onde regressa pelas 17 h e fundeia ao largo do Funchal. Após as 12 badaladas, larga do Funchal com destino a Agadir, prosseguindo dessa forma a sua viagem que terá fim em Nice.

Já o navio que estava previsto passar o ano em Lisboa, o AIDAsol, acabou por cancelar a sua escala neste porto e divergiu para o Funchal onde é esperado no dia 31 pelas 08 h. Antes fará ainda escala em Las Palmas nas ilhas Canárias, Gran Canária. O cancelamento da escala do AIDAsol em Lisboa tem sido noticiado como associado ao cancelamento dos festejos de passagem de ano, contudo suspeita-se que em nada esteja relacionado uma vez que a passagem de ano em Lisboa, não presta para nada e não está associada a nenhuma tradição de jeito a não ser pancadaria e bebedeiras no Terreiro do Paço.

Friday, December 24, 2021

Artania na Festa


O navio Artania, marca a sua presença hoje, véspera de dia de Festa, no Porto de Lisboa. Irá permanecer em Porto até às 17h do dia de Natal, hora em que deverá largar cabos, com destino a Cádiz. 

Wednesday, December 22, 2021

Amadea, ex-Asuka

O navio de cruzeiros, Amadea atracado em Lisboa, na sua mais recente escala com pernoita neste porto. Os navios quando permanecem em Lisboa durante a noite, acabam por emprestar a sua beleza à capital Portuguesa.
O Amadea é o ex-Asuka, navio de 1991 de construção Japonesa e que operou neste mercado até 2006 quando passou a chamar-se Amadea. Tem capacidade para 624 passageiros e 292 tripulantes. Como Asuka chegou a visitar Lisboa, contudo a atual companhia é mais regular em Lisboa do que a anterior.

Rolldock Storm

O Rolldock Storm com o navio de carga geral Bulker Bee 10, pela popa.

Encontra-se em Lisboa efetuando a segunda descarga de carris, o navio Rolldock Storm. Depois de ter cá estado de 22 a 28 do mês passado, o Rolldock Storm navegou até ao porto Italiano de Piombino onde carregou mais carris que trouxe até Lisboa nesta viagem. Os carris segundo informação disponibilizada pelo porto de Lisboa, destinam-se à Infraestruturas de Portugal, para as obras de duplicação da linha do Oeste. A saída do Rolldock Storm está prevista para as 17 h do dia de Natal. 

No total e segundo informação divulgada pelo porto de Lisboa, serão descarregadas 9500 t de carris nestas duas viagens. Existe ainda a informação de que alguns carris possuem 108 m de comprimento e outros 72 m de comprimento. No próximo ano são esperados mais carris destinados à linha de Évora. 

Neste tipo de operação, os carris são descarregados diretamente para composições sobre carris que os levarão até ao destino final. As duas gruas do navio, operam em simultâneo, içando a carga através de uma estrutura de apoio, que impede a encurvadura dos carris, e deformação excessiva que pode levar à sua rotura ou alteração de forma das peças.

Sunday, December 12, 2021

Norwegian Getaway


Foram necessários 7 anos, para este navio chegar a Lisboa pela primeira vez. O Norwegian Getaway, faz parte dos navios cujos destinos não passam pelos portos Portugueses, excepto em viagens de reposicionamento ou ocasionais, como esta. Navio de 2014, com 145655 t GT. Mede 326 m de comprimento por 44 m de largura. Navega com o IMO 9606924 e com registo em Nassau, um dos velhos registos internacionais de navios.

Nassau, o paraíso fiscal que permite o esclavagismo a bordo de navios, está escrito de forma bem minúscula no casco desde navio de luxo, apenas porque as leis marítimas internacionais assim o obrigam.

Os parques de diversões que fazem lembrar os estaleiros de construção com macaquinhos ali pendurados, fazendo macaquices. A essência dos cruzeiros, o contacto com o mar, vazio e natureza, perdeu-se há alguns anos, ao ponto de agora existirem este tipo de aberrações montadas em navios.


A chaminé curta, que não abona a favor de um navio cheio de pequenos "se's" estéticos. E mais uma montagem de tubos por onde passam os dejectos da actual sociedade.
A pintura do casco, sujidade feita por David Le Batard, que deixou lá ainda escrito Lebo. Uma constante nos navios da Norwegian Cruise Line nos últimos anos, a sujidade que serve de decoração dos seus cascos.

A pintura mais bonita e que ainda se consegue aproveitar no meio de tanta falta de jeito.
Seres vivos que às cinco da tarde se preparam para ir dormir com o horizonte mais aberto. Estranho, mas habitual em navios de cruzeiros.


A imitação de um boneco feito por uma criança de 5 anos, talvez seja essa a mensagem que o David que sujou o casco com isto queira transmitir.
Fomos vistos...

Cada pássaro na sua gaiola...
O novo acesso ao rio gerido pela autarquia local, cheio de seres vivos que se deitam no chão porque faltam bancos neste espaço.
E assim foi a primeira escala deste navio cheio de coisas novas para se ver e registar, no porto de Lisboa.

Saturday, December 11, 2021

Costa neoRomantica


Recordando a passagem do Costa neoRomantica por Lisboa, aquando da conversão para "neo". O navio que na semana passada foi de encontro às areias das praias de Gadani, no terceiro mundista Paquistão.
A pandemia, tem sido bastante severa com os navios de cruzeiros, sobretudo aqueles com mais de 20 anos. É o caso deste navio com 29 anos. Que apesar de ainda poder navegar por mais alguns anos, viu a sua carreira terminar sem grande glória. A vantagem é que navios como este estão sendo substituídos por navios mais eficientes em termos de consumos de combustível e políticas ambientais, muitas delas ainda que disfarçadas só para calar os pseudo-ambientalistas. 
Foi um navio vítima da especulação com a compra de navios usados, mas cuja acção não correu bem para os especuladores, felizmente.