Foi um navio bastante bonito, o Porto, ex-Arion. Construído em 1965 na Jugoslávia, nada teve a ver com o projeto do paquete Funchal, mas após as obras a que foi sujeito quando foi adquirido pela Classic International Cruises, ficou conhecido como o pequeno Funchal. Foi mais um navio condenado ao fracasso por gente que nada percebia de navios e de negócios com navios. Uma vez mais ficou provado que lavar dinheiro é diferente de investir.
Saturday, November 27, 2021
Sunborn Barcelona
Revisitando o Sunborn Barcelona, um dos poucos navios que servem apenas como hotel. Com as mesmas funções do que este, pelo mundo ainda não muitos os que existem. Este navio foi construído mesmo com este propósito, na Malásia. Encontra-se atracado e preso a terra em Gibraltar.
Num dos locais do Mundo onde a falta de espaço é um problema, esta foi a solução encontrada para oferecer mais um espaço de alojamento com preços ainda mais caros do que os outros hotéis do Rochedo. Pelos vistos o negócio está a funcionar bem visto que ali se mantém já desde 2013. O Sunborn Barcelona, mais conhecido como Sunborn Gibraltar Hotel/Casino, é um navio com propulsão própria e com número IMO 9475272. Tem 142 m de comprimento e 23 m de largura num calado de apenas 3,9 m. Tem um outro navio hotel semelhante como irmão de frota, que se encontra em Londres.
Monday, November 22, 2021
Mestre Jaime Feijó
O navio de tráfego local, Mestre Jaime Feijó, atracado na entrada da doca de Alcântara, em aprestamentos após a saída da doca seca, no estaleiro naval do porto de Lisboa.
O brasão de armas dos Açores, presente no costado no navio, com as duas vacas bravas que foram lançadas nas ruas dos Açores, em defesa da sua população face à invasão Espanhola, que deram origem à divisa, "Antes morrer livres que em paz sujeitos" (1582).
O logótipo da Atlântico Line, um design suave e bastante simplificado.NavalRocha
Um registo do movimento de navios em reparação no estaleiro da NavalRocha, neste fim de semana. Da esquerda para a direita, o navio tanque Naxos II, o iate Balto e o rebocador Sapartacus que aguarda entrada na doca seca. Na doca nº 2 o navio Sam Simon da Sea Sheperd, o Tejo Algés da TSL na doca nº1 e ainda os navios Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line que se encontra a finalizar trabalhos de pintura. Ao fundo ainda o navio Corinthian que aguarda a entrada no estaleiro.
Gostamos de ver os estaleiros assim, sempre cheios de navios.
Sunday, November 21, 2021
Sam Simon
O navio da Sea Sheperd, Sam Simon, em reparação no estaleiro da NavalRocha. O Sam Simon, chegou a Lisboa no dia 5 de Setembro. Depois de ter estado algum tempo em reparação no porto de Lisboa, mais concretamente no Barreiro, o navio veio até ao estaleiro da NavalRocha onde se encontra a limpar e retocar o casco, na sua docagem trianual. O outro navio da frota da Sea Sheperd, o Bob Barker também se encontra no Barreiro em reparações.
A Sea Sheperd tem assim os seus dois navios em Portugal, em reparações. A associação está a aceitar donativos para a manutenção dos navios e para a compra de mantimentos para a tripulação, para dar início a novas campanhas de conservação dos oceanos, na Europa. Podem fazer os donativos via:
IBAN - PT50 0035 0001 00042147130 64
Mbway – 960343484
Paypal - paypal.com/paypalme/SeaShepherdPortugal
/ ssportugal.paypal@gmail.com
Quem quiser contribuir com donativos para os navios ou tripulação deverá contactar a associação através do seguinte email: joana@seashepherd.pt
Donativos iguais ou superiores a 5€ garantem o sorteio para uma visita aos navios, após concluídas as obras.
Abaixo algumas fotos da associação, divulgadas nas redes sociais dos mesmos, sobre os trabalhos em curso no Sam Simon.
Naxos II
O navio tanque Naxos II, um navio de bancas, que tal como os restantes navios da MM Marine, têm vindo ao estaleiro NavalRocha efectuar as suas reparações. Veja aqui e aqui. O Naxos II chegou a Lisboa no dia 8 de Novembro e tem a sua partida prevista apenas para o final da presente semana. Este é um navio de 2009 com 3220 t GT, 90 m de comprimento, 15 m de largura e está a navegar com o registo de Limassol. Apresenta um esquema de cores que é comum a todos os navios da frota. À popa possui uma reentrância que não é comum nos navios tanque, mas que lhe garante um aproveitamento de espaço e o diferencia dos demais navios do mesmo género.
O Naxos II no cais de aprestamento do estaleiro naval. Este navio navega com o IMO 9371335, e antes de chegar a Lisboa, estava a navegar na zona Este de Inglaterra, mais concretamente na zona de Falmouth e Milford Haven.
Corinthian
O navio de cruzeiros, Corinthian e o rebocador Peneda. O Corinthian é um assíduo visitante, do estaleiro NavalRocha, passando cá praticamente anualmente para efectuar as suas revisões e manutenções periódicas. Deverá entrar na doca seca logo que esta fique livre.
Encontra-se atracado no cais da Rocha, pelo exterior, devido ao elevado número de navios que se encontram em reparação atualmente no estaleiro.
A comparação de dimensões entre um navio de cruzeiros pequeno, um camião, a ponte 25 de Abril e o rio Tejo.
Os trabalhos de pintura que já se desenvolvem a bordo, numa zona inacessível aos passageiros, mas que necessita de tratamento e cuidados para que o navio se possa manter em excelentes condições de navegação.
Tejo Algés
Tejo Algés, o navio da TSL (Tejo Shipping Lines), a empresa Portuguesa que veio tomar o lugar da extinta Naveiro. Este é o ex-Parma, navio de 2001, adquirido em 2017 pela TSL aguando do arranque da sua operação como empresa. A par deste navio a TSL possui o Tejo Belém, ex-Chaves da Naveiro.
O Tejo Algés preparando-se para largar a doca seca com a pintura nova. Este navio dedica-se ao trumping, ou seja é um navio que transporta a carga consoante as encomendas. Não tem uma linha regular de transporte, dependendo as suas viagens das encomendas e clientes que contratam o navio para o transporte. O mercado em que opera é sobretudo o Mediterrâneo, Península Ibérica, Báltico, Norte de África e da Europa e mar do Norte, com o transporte de carga seca.
O Tejo Algés entrou nesta doca a 6 de Novembro. Deverá sair nas próximas horas da doca seca. Desconhece-se qual será a próxima paragem. Navega com o registo na Madeira e com tripulação Portuguesa, a maior parte formada na Escola Náutica Infante D. Henrique. É um navio com 2999 t GT, 90 m de comprimento e 15,2 m de largura.
Paquete Funchal
O atual aspecto do paquete Funchal, após ter saído da doca seca do estaleiro NavalRocha. Ao que parece, as obras no navio continuam, embora o seu futuro ainda seja incerto. O navio saiu do estaleiro com a pintura semi-acabada tal como se pode ver e com lixo acumulado a bordo, ainda. Aguardam-se os próximos episódios desta novela, não acreditando contudo nesta fase que o projecto de o transformar em hotel venha mesmo a realizar-se...
O AIDAsol, pela popa do navio Funchal.
Lixo acumulado no deck da piscina. A bandeira Portuguesa mantém-se na popa do agora navio Americano.
Saturday, November 20, 2021
AIDAsol em viagem de 40 dias
O AIDAsol, em mais uma escala em Lisboa. O navio pernoitou na capital Portuguesa, depois de ter feito uma escala em Ponta Delgada, no passado dia 17 de Novembro. Nesta viagem de 40 dias que teve partida de Hamburgo o AIDAsol navegou até às Caraíbas e regressará a Hamburgo no próximo dia 25 de Novembro.
O AIDAsol no terminal de cruzeiros de Lisboa, com o HMS Scott (H131) na sua popa, o navio de investigação da Marinha Britânica que apenas deverá deixar Lisboa na próxima segunda feira de manhã.
Após chegar a Hamburgo, o AIDAsol, irá repetir esta mesma viagem, estando agendada a escala em Lisboa, para o último dia do ano de 2021, com partida no primeiro dia de 2022.
Subscribe to:
Posts (Atom)