Thursday, October 7, 2021

Os Europas


Escala dupla dos navios Europa em Lisboa. Ambos os navios da Hapag-Lloyd efectuaram uma escala na cidade de Lisboa, trazendo passageiros em viagens de cruzeiro regulares. O Europa 2 ficou no cais de Santa Apolónia e o Europa ficou posicionado mais a montante, uma vez que pernoita em Lisboa, e assim fica posicionado em cais sem interferir com a programação de navios para o dia de amanhã. O Europa pernoita em Lisboa, tendo a sua saída apenas agendada para o dia de amanhã com destino ao Mediterrâneo. Já o Europa 2 saiu de Lisboa pelas 18 h com destino a Ponta Delgada, numa viagem que terá passagem ainda pela Madeira e vai terminar nas Canárias. 

Tuesday, October 5, 2021

Marella Explorer

Saída do navio Marella Explorer, com destino a Málaga. O navio efectuou no dia de hoje mais uma escala em Lisboa. Teve por companhia em porto o navio Seaventure (ex-Bremen). 

Imagens obtidas através da Webcam Tejo live do Porto de Lisboa. 
 

Sunday, October 3, 2021

World Navigator

Dois navios de exploração, o Le Jacques Cartier e o World Navigator operado pela Atlas, atracados em Santa Apolónia, Lisboa.

O World Navigator é um navio construído em Viana do Castelo, 100% Português e que está dedicado ao mercado dos navios de exploração, competindo directamente com os restantes navios do mercado mundial. Ostenta também um registo insular, a Madeira. É o terceiro navio de uma série de navios iguais, construídos em Viana do Castelo.

Em Lisboa o World Navigator recebeu o embarque de mais alguns botes de exploração, cerca de 12 botes que permitem transportar os seus passageiros a 24 nós.
A marca Atlas foi criada para captar turistas no mercado Americano.

Le Jacques Cartier

 

A estreia do navio Francês Le Jacques Cartier em Lisboa. Daqui saiu com destino a Portimão. O Le Jacques Cartier que esteve para chamar-se Le Surville, é o sexto navio da Ponant, que se destina ao mercado de exploradores. O mercado emergente e no qual muitas companhias estão a apostar construindo navios mais pequenos que possam levar a sítios recônditos turistas tornando esses sítios num verdadeiro inferno para quem lá vive e no caso das reservas naturais invadindo e incomodando os animais que lá habitam, contribuindo assim para a destruição massiva de habitats naturais.
A piscina infinita num navio de cruzeiros com 131,5 m de comprimento, por 18 m de largura que se disfarça de super iate.


O navio da Ponant navega com o IMO 9852420, e com o registo em Mata Utu a capital da ilha Francesa de Wallis e Futuna, com 1126 habitantes. Não se sabe o porquê de um registo num lugar tão remoto, mas como é habitual nos navios de cruzeiros, a fuga ao pagamento de impostos talvez seja a razão mais provável, além do possível facilitismo para a exploração de mão de obra, mal paga e escrava até.

Wednesday, September 29, 2021

Costa Diadema

Alguns aspectos do Costa Diadema, na sua saída de Lisboa, no dia de ontem. Regressa no próximo dia 8 de Outubro e até final de Novembro andará por cá regularmente. Navio de 2014 com 305 m de comprimento e 37 m de largura. Estreou-se assim em Lisboa, após 7 anos de operação. A Costa é uma habitual frequentadora de Lisboa, mas no caso deste navio esteve posicionado noutros mercados e assim só se estreou em Lisboa agora. Operou no Mediterrâneo Ocidental, sem nunca ter vindo até Portugal. Alternou esta operação com o Golfo Pérsico (Dubai). Tal como quase todos os navios de enorme capacidade, também a bordo deste navio foram registados casos de Covid-19, quando a pandemia teve o seu início, em Março de 2020.

O Costa Diadema faz parte da Classe Dream da Carnival, sendo o único navio desta classe fora da companhia mãe Carnival que possui mais três navios nesta classe, o Carnival Dream, o Carnival Breeze e o Carnival Magic.


Na proa podem ver-se dois nomes iguais, um deles apagado, que mostram a mudança de imagem que a Costa implementou nos seus navios pintando os seus nomes com caracteres de maior dimensão e mais destacados pelas cores da bandeira Italiana onduladas.

Em porto fez companhia ao Hamburg que aqui iniciou as suas viagens após pandemia e após uma longa paragem na Lisnave, em Setúbal.
 

Tuesday, September 28, 2021

MSC Virtuosa

 

Registo da saída do MSC Virtuosa na sua segunda escala em Lisboa. O navio efectuou uma escala em tournaround. Este navio irá efectuar mais escalas em Lisboa nos próximos 2 meses em cruzeiros que estão sendo vendidos de forma mais próxima aos portugueses.

Star Legend


Registo da saída do navio Star Legend do porto de Lisboa, após uma escala de 3 dias. Tem como destino o porto de Portimão. O Star Legend esteve em Lisboa no início da pandemia e aguardou neste porto até à sua ida ao estaleiro. Esta foi a sua estreia em Lisboa com a sua nova secção, com mais 25 m de comprimento.


Veja as imagens do navio em anteriores escalas em Lisboa. Clique aqui e aqui.

Thursday, September 23, 2021

Spirit of Discovery

 

O elegante navio da Saga Cruises, Spirit of Discovery entrando no rio Tejo, tendo como pano de fundo o estádio nacional do Jamor, por entre a vegetação e praia da foz do rio Jamor.
De popa com o castelo de São Jorge como fundo e com o registo de Londres na popa, um registo cada vez mais raro em navios Britânicos.

Marella Explorer ex-Galaxy

Registo da descida do Tejo do navio Marella Explorer. O ex-Mein Schiff 1, e ex-Celebrity Galaxy e Galaxy. Navio com um já vasto historial de nomes e com 24 anos de idade. O ex-Galaxy, sofreu a sua maior transformação quando passou de Celebrity Galaxy a Mein Schiff 1. Aí foi-lhe adicionada a atual cauda de pato, os camarotes na popa ganharam varandas que descaracterizam bastante o navio e os adereços em metal que o identificavam como um X-ship, foram removidos na popa e na chaminé. Contudo o X da chaminé continua sendo possível de observar, uma vez que faz parte da estrutura construtiva da própria chaminé e até agora ainda não foi removido.
Este navio possuiu uns apontamentos estéticos que estilizavam as pontas de um X. No mastro principal ainda resta um desses apontamentos. Na popa os mesmos foram removidos quando deixou a Celebrity e se transformou em Mein Schiff (1).  
A chaminé mantém o X original que servia de suporte ao logótipo da Celebrity. Agora e para os mais entusiastas, nesta chaminé vemos dois logótipos num só navio...
A popa que até ficou bonita com a cauda de pato, mas muito descaracterizou o navio com a introdução de varandas em camarotes, numa zona que por excelência nos navios deve ser para áreas públicas.

Sunday, September 19, 2021

Estreia do MSC Virtuosa em Lisboa

O MSC Virtuosa com o museu militar de Lisboa em primeiro plano.
O navio MSC Virtuosa estreou-se no dia de ontem em Lisboa. Proveniente da Coruña, porto de Ferrol o MSC Virtuosa chegou pela madrugada, cerca das 6 h, e saiu pelas 16 h com destino a Barcelona, tendo agora um dia de navegação pela frente até atracar de novo em terras Espanholas. Este navio com capacidade para receber 6334 passageiros, é uma construção de 2021, tendo sido entregue em Fevereiro deste ano. Tem 331 m de comprimento e 43 m de largura. Faz parte da classe Meraviglia Plus. É irmão gémeo do MSC Grandiosa. Deveria ter sido entregue pelos estaleiros Franceses de Saint Nazaire, em Novembro último, mas devido ao estado Mundial de pandemia, a entrega foi adiada para Fevereiro de 2021, tendo o navio entrado ao serviço em Maio de 2021, apenas. O MSC Virtuosa tem 16 decks de passageiros que lhe conferem mais de 65 m de altura.
O MSC Virtuosa teve a companhia em porto do Marella Explorer

Estas escalas iniciam assim o regresso dos grandes navios de cruzeiros a Lisboa. Sempre bem vindos à capital de Portugal, sobretudo navios de companhias que são assíduas visitantes de Lisboa, incluindo a MSC Cruzeiros que até antes da pandemia era líder de vendas de cruzeiros em Portugal.
Ambos os navios atracados no cais de Santa Apolónia, junto da estação ferroviária com o mesmo nome.