O catamarã Pedro Nunes num horário de descanso, no cais do Barreiro, enquanto emprestava a sua imagem ao registo do nascer da lua, em mais uma noite de Verão.
Tuesday, August 24, 2021
Liesel Essberger
Registo da passagem do navio Liesel Essberger, pelo Tejo. O navio veio descarregar produtos químicos no terminal do Barreiro. Teve proveniência do porto de Antuérpia e daqui seguiu viagem para Terragona. Mais tarde foi até Marselha e atualmente encontra-se em Huelva, regressando para Antuérpia. O Liesel Essberger é um navio tanque de 2004 que está a navegar com a bandeira Portuguesa. Tem 118 m de comprimento, 18,83 m de boca e 7,5 m de calado. Consegue transportar 8751 t. Tem 5955 t (GT).
Sunday, August 22, 2021
1 gigante a 31 kms da costa
Hoje um dia com particular boa visibilidade na região de Lisboa e Cascais, foi possível observar a olho nú, a passagem ao largo de Portugal dos navios no corredor do Cabo da Roca, em especial os de maiores dimensões que puderam ser avistados a sensivelmente 17 milhas náuticas desde a costa (aproximadamente 31 kms). Um dos gigantes avistados foi o Hmm Stockolm um navio porta contentores com 400 m de comprimento, 62 m de largura e 15 m de calado. O Hmm Stockolm, tem capacidade para 23000 TEUS, e é actualmente um dos maiores navios porta contentores do Mundo. Tem um ano de idade e 232311 t (GT). Navega com a bandeira do Panamá e com o IMO 9868352. Nesta viagem a primeira e única vez que parou foi em Algeciras para descarregar parte da carga que carregou no porto Chinês de Schenzen. O resto irá descarregar em Roterdão e daí disseminar a carga por toda a Europa.
Navegando atrás do Hmm Stockolm também ainda foi possível vislumbrar o Hurst Point um tipo de navio que não é muito vulgar no porto de Lisboa, em especial. Este é um navio ro-ro, que tem como destino final da viagem o Reino Unido sendo que a atual viagem teve origem na Jordânia. Tem 193 m de comprimento e 26 m de boca. Navegava a sensivelmente uma milha mais próximo da costa do que o Hmm Stockolm.
Blaus Plus
O iate particular Blaus Plus, navegando ao largo do Guincho com destino a Sansenxo, em Espanha. Apenas num dia este iate navegou a costa Portuguesa toda, a todo o vapor. Chegou a atingir velocidades de 25 nós. Saiu da marina de Vilamoura por volta das 4 h da manhã, fez escala de uma hora na marina de Cascais, entre as 11 e 12 h e pelas 23:59 h atracou em Sansenxo. Parece que as férias chegaram ao fim para alguém...O Blaus Plus é um iate de 2001, em fibra de vidro modelo Princess 22, projecto do estaleiro Escocês Marine Projects. Tem 5,71 m de boca e 1,45 m de calado. Tem 47,5 t e dispõe de 4 camarotes com capacidade para 8 pessoas.
Corinna
Mais um gigante no Tejo apenas para abastecer e partir com destino a Pontevedra. O Corinna veio do porto Brasileiro de Itaqui, fez escala em Lisboa, de cerca de 7 h para abastecimento e saiu novamente o Tejo com destino ao porto do norte de Espanha. Desconhece-se qual a carga que transporta mas poderá ser soja ou minérios de vários tipos. O calado da viagem nos 14,5 m situa-se dentro da margem mínima para atracar no terminal de graneis sólidos de Marín com fundos a 15 m. O Corinna tem 229 m de comprimento 32 m de boca e 43951 t (GT). É um navio de 2013, com o IMO 9593842 e com bandeira Grega.
Hidle
De vez em quando Lisboa recebe navios que aqui escalam ocasionalmente e provavelmente até apenas uma única vez na sua vida de navios. É o caso do Hidle, o novo ferry Norueguês que está em viagem de entrega desde o estaleiro Ada em Tuzla (Turquia), de onde saiu no passado dia 30 de Julho, até à Noruega. O ferry com 74 m de comprimento e 14 m de largura, esteve em Lisboa alguns dias, nesta viagem que já conheceu escalas em Cagliari (4 de Agosto), Ceuta (9 de Agosto), Portimão (10 a 13 de Agosto) e Lisboa (16 a 20 de Agosto).
Algumas devido a mau tempo outras para reabastecimento. Tratando-de de um navio pequeno e com proas baixas, a ondulação oceânica não pode ser muito grande caso contrário poderá o navio nunca chegar ao seu destino. Este é um ferry de 2 proas, com capacidade para 290 passageiros e 66 veículos incluindo 6 camiões. Um ferry em tudo semelhante aos que em Portugal fazem a travessia entre Setúbal e Tróia que por curiosidade foram construídos na Noruega, e agora a Noruega compra para si na Turquia, embora com projecto Norueguês dos estaleiros LMG Marine.
O navio irá integrar a frota da Norled, uma companhia Norueguesa com mais de 80 navios na sua frota e com mais de 1000 empregados e fazer parte de uma rede de transportes públicos, Kolumbus, que pretende integrar diferentes modos de transporte num só título de transporte. O Hidle terá um irmão gémeo que se chamará Ombo.
Tuesday, August 17, 2021
Hanseblick
Os cruzeiros no Tejo ultimamente têm despertado o interesse de muitos empresários. Talvez porque este tipo de viagem é procurada por clientes pouco exigentes e que estão dispostos a pagar os valores desproporcionais por tão pouca navegação, sem hesitar. Assim a nova moda de navegar no Tejo, que durante anos foi repudiada por turistas, nas várias viagens horárias efectuadas diariamente pelos cacilheiros, já atraiu empresas estrangeiras para operarem no Tejo a exemplo do rio Douro. Empresas estrangeiras que apesar de pouco ou nada diferenciadoras continuam a aproveitar o bom negócio proporcionado pelos clientes dos seus países de origem, uma vez que se identificam com a marca. São os clientes alvo. Aqueles que passeiam apenas para tirar fotos para colocar em redes sociais, e então não têm tempo de pesquisar sobre cacilheiros e barcos tradicionais do rio Tejo. Embora e de verdade isso também não lhes interesse porque o motivo da viagem não é cultural e é um turista que não vem aprender nada (nem fazer nada).
A empresa FRS abriu uma sucursal em Portugal e para aqui trouxe este navio que opera diariamente no Tejo, o Hanseblick. Um navio típico dos rios Europeus, onde as pontes baixas obrigam a alturas mínimas dos navios, assim como larguras mínimas para permitirem a navegação em canais. Assim o Hanseblick parece um toro de madeira a flutuar no Tejo, perdido por um cargueiro qualquer, tal é a desproporção do navio com o meio onde navega. O Hanseblick, reflecte a decadência do turismo náutico no Tejo. Que no espaço de dois anos passou de inexistente a existente decadente. Previa-se um aumento na qualidade da oferta, mas apenas se verificou um aumento nos preços e agora até pesqueiros de fibra já se passam por iates para passear no Tejo...
O Hanseblick é um navio com um tecto retráctil, um tipo de embarcação bastante vulgar nos rios Europeus, para passeios turísticos de curta duração, cujo objectivo é mostrar aos turistas os principais monumentos e atracções do lugar onde navegam. Tem 38,5 m de comprimento, 6,5 m de largura e 1,27 m de calado. Tem uma velocidade máxima de 10,8 nós e pode receber até 160 almas a bordo. Foi construído em 2008 e esteve ao serviço do parque de diversões da Volkswagen na Alemanha, o Autostadt em Wofsburg. Se fosse bom tinha lá ficado...
Monday, August 16, 2021
Wind Surf
Com um maior conhecimento sobre o vírus que domina o Mundo, os diferentes sectores de actividade, não essenciais, que dominam o mundo começam a regressar ao normal. Desses sectores faz parte o sector dos cruzeiros. Sinal disso foi a escala no dia de hoje do navio Wind Surf, um habitual frequentador de Lisboa, mas que devido à pandemia viu-se forçado a nos deixar por algum tempo.
Recorde-se que mesmo durante as restrições aos portos Portugueses quanto ao embarque e desembarque de passageiros, o Wind Surf ainda chegou a efectuar uma escala técnica em Lisboa, para abastecimento, em Novembro último. Recorde aqui. Com passageiros, visitou Lisboa em Setembro de 2019. Recorde essa bonita escala, aqui também.
O Wind Surf deixou Lisboa, no início de uma viagem de 8 noites com destino final em Barcelona, escalando os portos de Cádiz, Gibraltar, Málaga, Almeria, Cartagena e Palma. Chegou a Lisboa, vindo de uma viagem com escala nos mesmos portos, com saída de Barcelona. Anteriormente tinha abandonado a sua longa paragem em Roterdão, de onde saiu a 23 de Julho com destino a Vlissigen e posteriormente de onde partiu com destino a Barcelona.Sunday, August 15, 2021
Pindo
O navio Português, Pindo atracado no cais do Beato. É um dos inúmeros navios que utilizam a bandeira nacional para navegar. Trata-se de um navio de carga geral com 13 anos, relativamente novo. Tem 119,98 m de comprimento, 15,4 m de largura e 7,4 m de calado. Tem 5040 t (GT). Como anteriores nomes já se chamou Vikingdiep e Tip Emden.
É o único navio da Navuera Sicar, com sede em Madrid. Wednesday, August 11, 2021
NRP Mondego
O navio de patrulha costeira da Marinha Portuguesa, NRP Mondego, saindo de Lisboa em mais uma missão. Este navio tem uma autonomia para missões de 7 dias, nos mares Portugueses. Faz parte dos navios da classe Tejo, navios que foram adquiridos à Marinha Real Dinamarquesa para substituição dos navios da antiga classe Cacine. É um navio com um calado de 3,80 m, 9 m de boca e 54 m de comprimento. Trata-se do ex-Glenten (P550).
Além da costa de Portugal continental estes navios efectuam também missões nas ilhas Portuguesas, dos Açores e Madeira.
Além da costa de Portugal continental estes navios efectuam também missões nas ilhas Portuguesas, dos Açores e Madeira.
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