Sunday, August 22, 2021

Blaus Plus

O iate particular Blaus Plus, navegando ao largo do Guincho com destino a Sansenxo, em Espanha. Apenas num dia este iate navegou a costa Portuguesa toda, a todo o vapor. Chegou a atingir velocidades de 25 nós. Saiu da marina de Vilamoura por volta das 4 h da manhã, fez escala de uma hora na marina de Cascais, entre as 11 e 12 h e pelas 23:59 h atracou em Sansenxo.  Parece que as férias chegaram ao fim para alguém...

O Blaus Plus é um iate de 2001, em fibra de vidro modelo Princess 22, projecto do estaleiro Escocês Marine Projects. Tem 5,71 m de boca e 1,45 m de calado. Tem 47,5 t e dispõe de 4 camarotes com capacidade para 8 pessoas.

Corinna

Mais um gigante no Tejo apenas para abastecer e partir com destino a Pontevedra. O Corinna veio do porto Brasileiro de Itaqui, fez escala em Lisboa, de cerca de 7 h para abastecimento e saiu novamente o Tejo com destino ao porto do norte de Espanha. Desconhece-se qual a carga que transporta mas poderá ser soja ou minérios de vários tipos. O calado da viagem nos 14,5 m situa-se dentro da margem mínima para atracar no terminal de graneis sólidos de Marín com fundos a 15 m. O Corinna tem 229 m de comprimento 32 m de boca e 43951 t (GT). É um navio de 2013, com o IMO 9593842 e com bandeira Grega.

Hidle

De vez em quando Lisboa recebe navios que aqui escalam ocasionalmente e provavelmente até apenas uma única vez na sua vida de navios. É o caso do Hidle, o novo ferry Norueguês que está em viagem de entrega desde o estaleiro Ada em Tuzla (Turquia), de onde saiu no passado dia 30 de Julho, até à Noruega. O ferry com 74 m de comprimento e 14 m de largura, esteve em Lisboa alguns dias, nesta viagem que já conheceu escalas em Cagliari (4 de Agosto), Ceuta (9 de Agosto), Portimão (10 a 13 de Agosto) e Lisboa (16 a 20 de Agosto).

Algumas devido a mau tempo outras para reabastecimento. Tratando-de de um navio pequeno e com proas baixas, a ondulação oceânica não pode ser muito grande caso contrário poderá o navio nunca chegar ao seu destino. Este é um ferry de 2 proas, com capacidade para 290 passageiros e 66 veículos incluindo 6 camiões. Um ferry em tudo semelhante aos que em Portugal fazem a travessia entre Setúbal e Tróia que por curiosidade foram construídos na Noruega, e agora a Noruega compra para si na Turquia, embora com projecto Norueguês dos estaleiros LMG Marine.

O navio irá integrar a frota da Norled, uma companhia Norueguesa com mais de 80 navios na sua frota e com mais de 1000 empregados e fazer parte de uma rede de transportes públicos, Kolumbus, que pretende integrar diferentes modos de transporte num só título de transporte. O Hidle terá um irmão gémeo que se chamará Ombo. 


Tuesday, August 17, 2021

Hanseblick

Os cruzeiros no Tejo ultimamente têm despertado o interesse de muitos empresários. Talvez porque este tipo de viagem é procurada por clientes pouco exigentes e que estão dispostos a pagar os valores desproporcionais por tão pouca navegação, sem hesitar. Assim a nova moda de navegar no Tejo, que durante anos foi repudiada por turistas, nas várias viagens horárias efectuadas diariamente pelos cacilheiros,  já atraiu empresas estrangeiras para operarem no Tejo a exemplo do rio Douro. Empresas estrangeiras que apesar de pouco ou nada diferenciadoras continuam a aproveitar o bom negócio proporcionado pelos clientes dos seus países de origem, uma vez que se identificam com a marca. São os clientes alvo. Aqueles que passeiam apenas para tirar fotos para colocar em redes sociais, e então não têm tempo de pesquisar sobre cacilheiros e barcos tradicionais do rio Tejo. Embora e de verdade isso também não lhes interesse porque o motivo da viagem não é cultural e é um turista que não vem aprender nada (nem fazer nada).  
A empresa FRS abriu uma sucursal em Portugal e para aqui trouxe este navio que opera diariamente no Tejo, o Hanseblick. Um navio típico dos rios Europeus, onde as pontes baixas obrigam a alturas mínimas dos navios, assim como larguras mínimas para permitirem a navegação em canais. Assim o Hanseblick parece um toro de madeira a flutuar no Tejo, perdido por um cargueiro qualquer, tal é a desproporção do navio com o meio onde navega. O Hanseblick, reflecte a decadência do turismo náutico no Tejo. Que no espaço de dois anos passou de inexistente a existente decadente. Previa-se um aumento na qualidade da oferta, mas apenas se verificou um aumento nos preços e agora até pesqueiros de fibra já se passam por iates para passear no Tejo...
O Hanseblick é um navio com um tecto retráctil, um tipo de embarcação bastante vulgar nos rios Europeus, para passeios turísticos de curta duração, cujo objectivo é mostrar aos turistas os principais monumentos e atracções do lugar onde navegam. Tem 38,5 m de comprimento, 6,5 m de largura e 1,27 m de calado. Tem uma velocidade máxima de 10,8 nós e pode receber até 160 almas a bordo. Foi construído em 2008 e esteve ao serviço do parque de diversões da Volkswagen na Alemanha, o Autostadt em Wofsburg. Se fosse bom tinha lá ficado...


Monday, August 16, 2021

Wind Surf

Com um maior conhecimento sobre o vírus que domina o Mundo, os diferentes sectores de actividade, não essenciais, que dominam o mundo começam a regressar ao normal. Desses sectores faz parte o sector dos cruzeiros. Sinal disso foi a escala no dia de hoje do navio Wind Surf, um habitual frequentador de Lisboa, mas que devido à pandemia viu-se forçado a nos deixar por algum tempo.

Recorde-se que mesmo durante as restrições aos portos Portugueses quanto ao embarque e desembarque de passageiros, o Wind Surf ainda chegou a efectuar uma escala técnica em Lisboa, para abastecimento, em Novembro último. Recorde aqui. Com passageiros, visitou Lisboa em Setembro de 2019. Recorde essa bonita escala, aqui também.

O Wind Surf deixou Lisboa, no início de uma viagem de 8 noites com destino final em Barcelona, escalando os portos de Cádiz, Gibraltar, Málaga, Almeria, Cartagena e Palma. Chegou a Lisboa, vindo de uma viagem com escala nos mesmos portos, com saída de Barcelona. Anteriormente tinha abandonado a sua longa paragem em Roterdão, de onde saiu a 23 de Julho com destino a Vlissigen e posteriormente de onde partiu com destino a Barcelona.


Sunday, August 15, 2021

Pindo

O navio Português, Pindo atracado no cais do Beato. É um dos inúmeros navios que utilizam a bandeira nacional para navegar. Trata-se de um navio de carga geral com 13 anos, relativamente novo. Tem 119,98 m de comprimento, 15,4 m de largura e 7,4 m de calado. Tem 5040 t (GT). Como anteriores nomes já se chamou Vikingdiep e Tip Emden. 
É o único navio da Navuera Sicar, com sede em Madrid. 

Wednesday, August 11, 2021

NRP Mondego

 O navio de patrulha costeira da Marinha Portuguesa, NRP Mondego, saindo de Lisboa em mais uma missão. Este navio tem uma autonomia para missões de 7 dias, nos mares Portugueses. Faz parte dos navios da classe Tejo, navios que foram adquiridos à Marinha Real Dinamarquesa para substituição dos navios da antiga classe Cacine. É um navio com um calado de 3,80 m, 9 m de boca e 54 m de comprimento. Trata-se do ex-Glenten (P550). 
Além da costa de Portugal continental estes navios efectuam também missões nas ilhas Portuguesas, dos Açores e Madeira.

Don Juan na Eurominas

Navio Don Juan atracado no terminal da Eurominas, em Setúbal. Terminal afecto aos granéis sólidos e minérios. Situado no extremo do porto de Setúbal este terminal é o terminal situado mais a montante do rio Sado, com capacidade para receber grandes navios. 

O Don Juan é um navio com registo Português, que tem 158 m de comprimento e 23 m de boca. É um graneleiro com 14 anos (2007) e com 14116 t (GT). Anteriormente já ostentou o nome Eylul K, pela Kaptanoglu. Navega com o nome Madeira na popa e sob o IMO 9394222, pela Ership International, uma empresa Espanhola com sede nas Astúrias. Este grupo detém também entre outros, os navios Dominica e Souselas, habituais frequentadores dos portos nacionais.


O Don Juan atracado na ponte cais do terminal Eurominas, famoso pelas descargas de carvão e areias. 

Tuesday, August 10, 2021

Negra Matea

Negra Matea, o petroleiro venezuelano que segundo a comunicação social se encontra arrestado no estaleiro da Lisnave, já há alguns anos. Desde 2018 mais precisamente que este navio começou a aparecer nos jornais nacionais e até venezuelanos com essa indicação. O navio de 183 m de comprimento e com 24 anos de idade, encontra-se atracado a um dos cais da Lisnave. Tem 32 m de largura, e navega com o IMO 9117507. 

Ao lado do Hamburg, partilhando o mesmo pontão cais.

Thursday, August 5, 2021

P Prince futuro Azamara Onward

P Prince, de passagem no rio Tejo para abastecimento na sua viagem desde Civitavecchia até Amesterdão. 

Trata-se do ex-Pacific Princess nome que ainda está presente no casco do navio. Foi vendido em Janeiro deste ano, pela Princess ao grupo Sycamore Partners, que compraram a Azamara. Decidiram, após a compra,  adicionar este navio aos outros 3 irmãos gémeos presentes na frota Azamara, o Azamara Journey, o Azamara Pursuit e o Azamara Quest. Assim o ex-R Three, vai passar a chamar-se Azamara Onward. Ficam algumas fotos desta escala rápida desde as 12 h até às 20 h sensivelmente. 

O logótipo da Princess ainda se consegue vislumbrar na proa, embora apagado.

Na chaminé também ainda apenas foi dissimulado.

Os efeitos da pandemia, que já fizeram o navio dar meia volta ao mundo, ser recusado em vários portos e mudar de operador...


O motivo da escala: Abraçar o Sacor II.