Wednesday, May 19, 2021
Rocha Conde D´Óbidos
Uma bonita perspectiva da gare de passageiros da Rocha Conde d´Óbidos. Esta gare encontra-se desactivada ao serviço de passageiros, mas ainda serve de museu ao porto de Lisboa, para mostrar painéis de Almada Negreiros. Recomendo a visita virtual que é sugerida por um leitor num comentário a este post.
Monday, May 17, 2021
World Explorer
Sequência de imagens do navio cujo nome em Português é Explorador do Mundo, saindo de Lisboa, para ir explorar uma gasolineira em Espanha. Diz-se que o combustível lá é mais barato, daí este navio ter deixado Lisboa várias vezes durante os últimos meses para lá ir abastecer, aproveitando assim a viagem para treino da tripulação e funcionamento de máquinas.
Sagres no PAN Tróia
O navio escola Sagres, visto este sábado dia 15, no Ponto de Apoio Naval (PAN) de Tróia. Desconhece-se a razão da visita a este cais de 230 m de comprimento, na freguesia de Grândola e que pode acolher navios com até 8 m de calado. Contudo por se tratar de um cais Militar, não é de todo estranho a presença do navio escola Sagres ali atracado, ainda por mais quando se trata de um ponto bastante próximo da base Militar do Alfeite onde costuma estar baseado o navio Sagres e um cais muito utilizado pela Marinha Portuguesa.
Fotografia obtida desde Setúbal
Saturday, May 15, 2021
Västanvik
O elegante navio cimenteiro Sueco, Västanvik, carregando cimento a granel no terminal da cimenteira Secil, em Setúbal. Horas mais tarde saiu com destino à ilha da Madeira, para onde tem viajado várias vezes nos últimos meses, desde este terminal. Também tem efectuado viagens aos Açores, e efectuado escalas em Vigo e em Lisboa. Este navio tem o IMO 6600618. Foi construído na Finlândia nos atuais estaleiros STX Finland em Turku, em 1966 (55 anos). Tem uma tonelagem bruta de 2256 t (GT), 90 m de comprimento, 13 m de largura e 5,77 m de calado. Na Madeira opera no terminal dos Socorridos, em Câmara de Lobos. É operado pela empresa especializada no transporte de produtos cimentícios, Eureka Shipping de Limassol (Chipre), embora em Portugal esteja agenciado pela Transinsular.
O Västanvik tem a particularidade de ter a proa, quebra gelo. Esta característica está directamente relacionada com o seu país de origem, onde as águas geladas são uma condição normal do estado do mar.
Boluda em Portugal
A Boluda, adquiriu a Iskes Towage & Salvage, e iniciou as suas operações em Portugal, com o seu rebocador posicionado em Lisboa, o Sirios, a já apresentar as cores da Boluda.
SeaDream II na doca seca
Com a saída do ferry Dona Tututa, da doca número 1 do estaleiro da NavalRocha, deu-se a entrada do SeaDream II para esta mesma doca. Entretando o Dona Tututa continua os seus aprestamentos no estaleiro do mesmo grupo, no Seixal.
O SeaDream II encontra-se numa reparação mais demorada, devido à paragem global do mercado de cruzeiros, estando a sua saída deste estaleiro prevista apenas para o final da primeira semana de Junho.
A reparação deste pequeno navio de cruzeiros, vem afirmar a capacidade técnica de Portugal em reparar este tipo de navios, estando os estaleiro navais Portugueses em pé de igualdade com os restantes mundiais, em qualificações e conhecimentos.
Tuesday, April 27, 2021
A estreia do Viking Venus em Lisboa
O Viking Venus aproximando-se de Lisboa sob um cenário promissor de melhores dias. |
A aproximação à torre VTS (torre dos pilotos) do porto de Lisboa. |
O Viking Venus tem 221 m de comprimento, 34 m de boca e ostenta orgulhosamente o registo de Bergen na popa.
A subida do Tejo com passagem por alguns dos maiores símbolos nacionais. |
A chegada ao cais de Santa Apolónia onde se cruzou com o World Explorer que por aqui descansa. |
A utilização de máscara a bordo, entre os tripulantes, únicos passageiros desta viagem. |
O Viking Venus o sétimo de uma série de 10 navios gémeos, consruído em Ancona, pelos estaleiro Fincantieri. Tem capacidade para 930 passageiros em 465 camarotes. Tem 47800 t GT, tal como todos os restantes navios da série, o que lhes permite operar em portos menores e evitar o mercado de massas. Os irmãos do Viking Venus são os Viking Star, Viking Sea, Viking Sky, Viking Sun e Viking Orion. Estão previstos mais 9 irmãos destes que serão entregues nos próximos anos, caso a pandemia não venha a alterar estes planos ou entretanto já os tenha alterado.
Sunday, April 25, 2021
Grande Texas em Setúbal
Chegada esta tarde a Setúbal do navio de transporte de veículos, Grande Texas da Grimaldi. Com apenas 3 meses de idade este navio é um dos mais recentes navios de transporte de veículos. Entregue à Grimaldi no dia 26 de Janeiro de 2021, o navio tem 199 m de comprimento, 36 m de largura e 65148 t GT. Navega com o IMO 9796365 e com a bandeira Italiana. O Grande Texas tem capacidade para transportar até 7600 veículos, sendo possível várias combinações de carga, onde se incluem decks ajustáveis e possibilidade de transporte de veículos de grandes dimensões como autocarros, camiões e máquinas de construção civil. Para saber mais sobre o Grande Texas, pode ver a nota de impressa da Grimaldi aqui.
O Parana habitual frequentador de Setúbal, da companhia Alemã F. Laeisz. |
Grande Halifax |
O Grande Texas efectuando a manobra de rotação para ficar com a rampa virada para o cais. |
Saturday, April 24, 2021
As balsas do Vasco da Gama
O navio Vasco da Gama encontra-se na Lisnave em manutenção e renovação. De entre os equipamentos do navio, encontram-se em manutenção e revisão as suas balsas, os meios salva vidas do navio. É público também através de comunicados da empresa que o opera, de que alguns interiores estão sendo renovados com vista a satisfazer os clientes mais exigentes e que estejam dispostos a usufruir do navio de forma mais confortável. Entretanto no mercado Alemão ao qual o navio se destina, já existe enorme expectativa da entrada do navio ao serviço. Diz-se que também será destinado aos passageiros Portugueses, mas ainda não se conhece mais pormenores sobre isso.
O Vasco da Gama e o navio tanque Bull Sumbawa |
O Vasco da Gama é um navio que foi salvo das sucatas e dos especuladores de navios, pelo empresário Português Mário Ferreira. Sabe-se que o empresário tinha interesse na aquisição de mais navios da extinta Cruise & Maritime Voyages, contudo os elevados valores pedidos pelos especuladores de navios, levaram a que o mesmo tivesse desistido dos mesmos, acabando os mesmos na sucata ou parados na Grécia. Actualmente o Vasco da Gama, com 28 anos de idade, ex-Statendam da Holland America Line, é o maior navio de passageiros Português. Mantém ainda as cores da companhia que o mandou construir a Holland America Line, pelo que a sua identidade ainda está demasiado associada a esta companhia e não ao operador Português cuja identidade também ainda não se encontra bem definida no mercado, uma vez que nem logótipos nas chaminés os seus navios possuem ainda.
Isartal ex-Norderau
O navio de carga geral Isartal em pequenos trabalhos, fundeado no meio do rio Tejo, em Lisboa. O Isartal é o ex-Norderau, bem conhecido dos portos Portugueses. Tem 16 anos e 87 m de comprimento por 13 m de largura. Tem 2461 t GT, e neste momento navega com a bandeira da ilha da Madeira.
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