Saturday, May 15, 2021
Västanvik
O elegante navio cimenteiro Sueco, Västanvik, carregando cimento a granel no terminal da cimenteira Secil, em Setúbal. Horas mais tarde saiu com destino à ilha da Madeira, para onde tem viajado várias vezes nos últimos meses, desde este terminal. Também tem efectuado viagens aos Açores, e efectuado escalas em Vigo e em Lisboa. Este navio tem o IMO 6600618. Foi construído na Finlândia nos atuais estaleiros STX Finland em Turku, em 1966 (55 anos). Tem uma tonelagem bruta de 2256 t (GT), 90 m de comprimento, 13 m de largura e 5,77 m de calado. Na Madeira opera no terminal dos Socorridos, em Câmara de Lobos. É operado pela empresa especializada no transporte de produtos cimentícios, Eureka Shipping de Limassol (Chipre), embora em Portugal esteja agenciado pela Transinsular.
O Västanvik tem a particularidade de ter a proa, quebra gelo. Esta característica está directamente relacionada com o seu país de origem, onde as águas geladas são uma condição normal do estado do mar.
Boluda em Portugal
A Boluda, adquiriu a Iskes Towage & Salvage, e iniciou as suas operações em Portugal, com o seu rebocador posicionado em Lisboa, o Sirios, a já apresentar as cores da Boluda.
SeaDream II na doca seca
Com a saída do ferry Dona Tututa, da doca número 1 do estaleiro da NavalRocha, deu-se a entrada do SeaDream II para esta mesma doca. Entretando o Dona Tututa continua os seus aprestamentos no estaleiro do mesmo grupo, no Seixal.
O SeaDream II encontra-se numa reparação mais demorada, devido à paragem global do mercado de cruzeiros, estando a sua saída deste estaleiro prevista apenas para o final da primeira semana de Junho.
A reparação deste pequeno navio de cruzeiros, vem afirmar a capacidade técnica de Portugal em reparar este tipo de navios, estando os estaleiro navais Portugueses em pé de igualdade com os restantes mundiais, em qualificações e conhecimentos.
Tuesday, April 27, 2021
A estreia do Viking Venus em Lisboa
O Viking Venus aproximando-se de Lisboa sob um cenário promissor de melhores dias. |
A aproximação à torre VTS (torre dos pilotos) do porto de Lisboa. |
O Viking Venus tem 221 m de comprimento, 34 m de boca e ostenta orgulhosamente o registo de Bergen na popa.
A subida do Tejo com passagem por alguns dos maiores símbolos nacionais. |
A chegada ao cais de Santa Apolónia onde se cruzou com o World Explorer que por aqui descansa. |
A utilização de máscara a bordo, entre os tripulantes, únicos passageiros desta viagem. |
O Viking Venus o sétimo de uma série de 10 navios gémeos, consruído em Ancona, pelos estaleiro Fincantieri. Tem capacidade para 930 passageiros em 465 camarotes. Tem 47800 t GT, tal como todos os restantes navios da série, o que lhes permite operar em portos menores e evitar o mercado de massas. Os irmãos do Viking Venus são os Viking Star, Viking Sea, Viking Sky, Viking Sun e Viking Orion. Estão previstos mais 9 irmãos destes que serão entregues nos próximos anos, caso a pandemia não venha a alterar estes planos ou entretanto já os tenha alterado.
Sunday, April 25, 2021
Grande Texas em Setúbal
Chegada esta tarde a Setúbal do navio de transporte de veículos, Grande Texas da Grimaldi. Com apenas 3 meses de idade este navio é um dos mais recentes navios de transporte de veículos. Entregue à Grimaldi no dia 26 de Janeiro de 2021, o navio tem 199 m de comprimento, 36 m de largura e 65148 t GT. Navega com o IMO 9796365 e com a bandeira Italiana. O Grande Texas tem capacidade para transportar até 7600 veículos, sendo possível várias combinações de carga, onde se incluem decks ajustáveis e possibilidade de transporte de veículos de grandes dimensões como autocarros, camiões e máquinas de construção civil. Para saber mais sobre o Grande Texas, pode ver a nota de impressa da Grimaldi aqui.
O Parana habitual frequentador de Setúbal, da companhia Alemã F. Laeisz. |
Grande Halifax |
O Grande Texas efectuando a manobra de rotação para ficar com a rampa virada para o cais. |
Saturday, April 24, 2021
As balsas do Vasco da Gama
O navio Vasco da Gama encontra-se na Lisnave em manutenção e renovação. De entre os equipamentos do navio, encontram-se em manutenção e revisão as suas balsas, os meios salva vidas do navio. É público também através de comunicados da empresa que o opera, de que alguns interiores estão sendo renovados com vista a satisfazer os clientes mais exigentes e que estejam dispostos a usufruir do navio de forma mais confortável. Entretanto no mercado Alemão ao qual o navio se destina, já existe enorme expectativa da entrada do navio ao serviço. Diz-se que também será destinado aos passageiros Portugueses, mas ainda não se conhece mais pormenores sobre isso.
O Vasco da Gama e o navio tanque Bull Sumbawa |
O Vasco da Gama é um navio que foi salvo das sucatas e dos especuladores de navios, pelo empresário Português Mário Ferreira. Sabe-se que o empresário tinha interesse na aquisição de mais navios da extinta Cruise & Maritime Voyages, contudo os elevados valores pedidos pelos especuladores de navios, levaram a que o mesmo tivesse desistido dos mesmos, acabando os mesmos na sucata ou parados na Grécia. Actualmente o Vasco da Gama, com 28 anos de idade, ex-Statendam da Holland America Line, é o maior navio de passageiros Português. Mantém ainda as cores da companhia que o mandou construir a Holland America Line, pelo que a sua identidade ainda está demasiado associada a esta companhia e não ao operador Português cuja identidade também ainda não se encontra bem definida no mercado, uma vez que nem logótipos nas chaminés os seus navios possuem ainda.
Isartal ex-Norderau
O navio de carga geral Isartal em pequenos trabalhos, fundeado no meio do rio Tejo, em Lisboa. O Isartal é o ex-Norderau, bem conhecido dos portos Portugueses. Tem 16 anos e 87 m de comprimento por 13 m de largura. Tem 2461 t GT, e neste momento navega com a bandeira da ilha da Madeira.
HB Tucunare
O estaleiro da Lisnave em Setúbal repara os maiores navios do mundo. Navios que vêem a Portugal única e exclusivamente para serem reparados e depois seguem as suas vidas normais. Não chegam a operar nos portos Portugueses, salvo algumas excepções em que aproveitam para reabastecer e seguir viagem. É o exemplo do navio Brasileiro HB Tucunare que se encontra em reparação na Lisnave. Este é um navio denominado na nomenclatura Anglo Saxónica por Ore Carrier. É um tipo de navio destinado ao transporte de minérios a granel. Operam muitas vezes em lastro, uma vez que a maior parte das suas viagens, é de apenas uma direcção, sendo que apenas vão carregados num sentido, e no regresso vem vazios. O HB Tucunare é um navio com 6 anos, construído em 2015, tem 48495 t GT, 245 m de comprimento e 40 m de boca. Como se pode ver pelas imagens possui 6 porões de carga e parte da bandeira Brasileira pintada no seu casario. Nas imagens vê-mo-lo em doca seca no estaleiro da Lisnave em Setúbal. Anteriormente chamou-se Log in Tucunare.
O HB Tucunare é um navio gigante e que demonstra o enorme potencial deste estaleiro Português que tem capacidade para receber os maiores navios do mundo, repará-los e ao mesmo tempo ainda proceder à reparação de mais cerca de 10 navios. Este estaleiro enfrenta a desleal concorrência dos estaleiros Turcos, que são capazes de oferecer melhores preços do que os estaleiros da União Europeia, mas que são também conhecidos por terem mão de obra menos qualificada e mais escrava, o que resulta em reparações com menor qualidade.
Titlis descarregando sucata
Portugal, contribui para a reciclagem do lixo que é produzido no nosso país, assim como para a daquele que também é importado por nós. Um dos exemplos da importação de lixo, por Portugal, é o caso de sucata ferrosa. São quase semanais os navios que descarregam sucata vinda sobretudo da Europa, com destino à transformação, em Portugal. A maior parte destina-se à siderurgia nacional, situada em Paio Pires no Seixal. Os navios que a trazem até Portugal normalmente descarregam no terminal do Barreiro, ou então no terminal da Sapec em Setúbal. Dali a sucata é transportada por rodovia até ao Seixal, onde será transformada nos mais diversos tipos de materiais ferrosos, normalmente varões para a construção, biletes, chapas de aço ou até mesmo arame de vedações. O caso que hoje mostro é o navio Titlis, um navio com registo na ilha da Madeira, descarregando sucata no terminal da Sapec em Setúbal.
A sucata é descarregada com uma grua com garra directamente para o cais, onde segundas gruas de menores dimensões carregam os camiões que irão efectuar o transporte deste tipo de resíduos até ao local onde os mesmo serão transformados em segundos produtos.
Dentro do navio uma pá carregadora, auxilia amontoado a sucata de forma a que a garra consiga mais facilmente carregar a maior quantidade de material possível de cada vez, para assim esvaziar os porões do navio mais rapidamente. O Titlis é um navio de carga geral, construído há 12 anos. Navega com o IMO 9352353, e tem 4990 t GT. A sua capacidade de carga vai até às 7763 t. Tem 118 m de comprimento e 15 m de boca, com um calado de cerca de 5 m.
Wilhelmine Essberger
O navio Wilhelmine Essberger, descarregando no terminal da Alkion no Barreiro, visto desde Lisboa a sensivelmente 3,5 milhas náuticas do terminal. Este é um navio que veio desde Roterdão para o Barreiro. Tem 16 anos, 115 m de comprimento e 18,82 m de largura. Tem uma tonelagem bruta de 5815 t GT, e pode carregar até 8657 t.
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