Saturday, March 6, 2021

Halki

Mais umas fotos do navio Halki, visto de outra perspectiva. O Halki ainda se encontra no cais do estaleiro da NavalRocha onde esteve a instalar um sistema de tratamento de águas de balastro.

O regresso dos cruzeiros a Lisboa

Esta semana o porto de Lisboa, apresentou pela primeira vez desde Março do ano passado, um plano de escalas para os próximos navios de cruzeiros que irão visitar Lisboa com passageiros a bordo. Embora ainda precoce e sabendo-se que este plano pode não vir a ser cumprido devido à atual pandemia, não deixa de ser um sinal de que existe vida para além da pandemia, e também será um sinal de que existem e estão criadas condições para que se possa retomar uma vida normal após a pandemia, embora tal como todos sabemos, com restrições e alterações ao que conhecíamos até agora. 

Resta-nos esperar e crer que poderá mesmo ser uma realidade o regresso da actividade turística através dos navios de cruzeiros, ao porto de Lisboa. 

Assim o primeiro navio programado, é o Mein Schiff 3 que tem escala agendada para o dia 5 de Abril, seguindo-se a este o AIDAstella, no dia 6 de Abril. Ambos navios que já visitaram Lisboa anteriormente e que aqui pretendem continuar a operar e efectuar escalas. A previsão de escalas poderá ser consultada no site do porto de Lisboa, aqui

De notar que desde Março de 2020, até ao dia de hoje, encontram-se navios de cruzeiros em Lisboa, e por cá alguns efectuaram escalas, mais ou menos demoradas, mas nenhum operou com passageiros.


Atualização dia 9 de Março 2021: Entretanto a programação de cruzeiros prevista, foi retirada do site do Porto de Lisboa, e foi substituída pelo Despacho nº 2300-A/2021 que basicamente diz ao Porto de Lisboa para ter calma antes de lançar foguetes. 

Thursday, March 4, 2021

Halki e Anafi

Anafi auxiliado pelo rebocador Sirios na proa e Montemuro na popa
O Halki e o Anafi são dois navios tanque, que têm efectuado serviço de bancas em Gibraltar e Canárias, ultimamente. Fazem parte da frota da MM Marine, uma companhia que opera uma frota de navios tanque e que tem vindo ao estaleiro da NavalRocha, em Lisboa, proceder a reparações dos seus navios tanque, tal como temos vindo aqui a mostrar. Os navios da frota da MM Marine estão baptizados com nomes de ilhas Gregas e operam todos com um esquema de pintura comum. Hoje ao final do dia deu entrada na doca seca número 1 do estaleiro NavalRocha o navio Anafi, local de onde havia saído no dia anterior o seu colega de frota Halki e que agora se encontra no cais do estaleiro.
O Halki que saiu da doca seca no dia de ontem.

Os dois casarios a cruzarem-se na bacia do estaleiro.

Friday, February 26, 2021

Mais um graneleiro Chinês

Com a China a dominar o Mundo depois de ter roubado o conhecimento dos países desenvolvidos escravizando os seus cidadãos para produzirem bens baratos de forma a poder satisfazer a luxúria do resto do Mundo, é cada vez mais banal os produtos Chineses chegarem às nossas mãos e estarem perto de nós. Desde os telemóveis aos navios que transportam os cereais que importamos para transformar em produtos genuinamente Portugueses, como massas e bolachas com selo de produtos nacionais. Este registo deste navio é apenas mais um mau exemplo dessa globalização mal pensada.
Este casco não vê tratamento talvez desde que saiu do estaleiro de construção...

O Shandong Fu You, é um navio Chinês que ostenta o registo de Hong Kong. É um navio relativamente novo, 3 anos. O Shandong Fu You, veio de Nova Orleães e operou no terminal de cereais da Trafaria. Depois fundeou no Tejo e tem previsto seguir para Hamburgo, depois de Lisboa.

Diz-se que falta um acento no FÚ. Será mesmo?
É um navio com 229 m de comprimento e 32 m de boca (Panamax), com um calado de 13,1 m. É operado desde Singapura pela SDTR Marine Ltd, uma empresa ali sedeada, que opera mais 9 "Shandong's Fu". É uma empresa especializada no transporte de granéis sólidos. Shandong fica situada a 738 kms de Whuan. Apenas por curiosidade e just in case...

Uns dizem que Shandong Fu significa Boa Fortuna, outros que significa Montanhas de Este. É mesmo tipico Chinês, não se percebe nada, mas enganam-nos bem e assim vão destruir o Mundo connosco a permitir que nos tragam cereais em troco de "fletes balatos".

Apesar de tudo é um navio bonito e que acabou por conquistar o Tejo, quando todos os outros já se foram embora, afastados por um vírus Chinês, o produto de maior duração que alguma vez a China produziu.

Tuesday, February 23, 2021

Niledutch Antwerpen


Um registo muito pobre da proa do porta contentores Niledutch Antwerpen, que efectuou hoje escala em Lisboa, na sua habitual rota com ligação a África. Saiu ao início da noite com destino a Algeciras, onde deverá chegar na próxima sexta-feira. O regresso a Lisboa, na nova viagem a iniciar na Antuérpia no dia 7 de Abril, está previsto apenas para o dia 13 de Abril. Espero por essa altura poder ter mais liberdade de circulação para que o possa registar de forma mais conveniente pois é um navio merecedor de um melhor registo neste blogue.

Sunday, February 21, 2021

A espera demasiado longa...

Registo dos únicos dois navios de passageiros que permanecem atracados em Santa Apolónia, aguardando serenamente o reinício da sua actividade. Um cais sem navios é triste, mas um cais com navios parados demasiado tempo também é demasiado triste. Pois os navios foram feitos para navegar...

Thursday, February 18, 2021

Ilha da Madeira

Registo de mais uma subida do rio Tejo, pelo navio Ilha da Madeira, na sua escala semanal em Lisboa, que acontece normalmente às quintas-feiras. O navio vem do Caniçal na ilha da Madeira e após descarga e carga, volta ao mesmo porto. 
Pelo final da tarde chegou também a Lisboa, a reboque a draga Pearl River, proveniente de Gibraltar. Esta draga com 182 m de comprimento e 28 m de boca, dirige-se para Roterdão e a escala em Lisboa é indicada como devido ao mau tempo no mar. Como se dirige a reboque, a ondulação elevada pode ser a principal causa, uma vez que pode originar a perda do reboque e consequentemente a perda do controlo sobre o navio.

Wednesday, February 17, 2021

Astoria a leilão

Irá ser leiloado o último navio da extinta Portuscale Cruises. O Astoria, ex-Azores, que se encontra atualmente arrestado em Amesterdão, irá ser leiloado por cerca de 10 M€, um valor que o coloca potencialmente afastado das sucateiras, mas que vê também o seu destino poder ficar incógnito, devido ao valor inicialmente pedido no leilão. Depois da falência da Cruise & Maritime Voyages, empresa para a qual o navio operava em regime de fretamento, o seu futuro ficou incerto e esteve parado em Tilbury. Chegou a iniciar-se o reboque com destino a Lisboa, que posteriormente foi desviado para Amesterdão, onde acabou por atracar e onde foi arrestado. Este é atualmente um dos navios de cruzeiros mais antigos em serviço e que continua a manter um elevado padrão de qualidade, razão que justifica o valor pedido. Este é um dos últimos navios Portugueses ainda em operação, resultantes da diluição da Classic International Cruises empresa que os operava com sucesso no mercado internacional. 

Saturday, February 13, 2021

Niledutch Breda

O navio porta contentores Niledutch Breda, operando no porto de Lisboa, no Terminal de Contentores de Alcântara. A NileDutch efectua a ligação da Europa com África utilizando Lisboa como o porto de ligação em Portugal. Além deste navio, nesta ligação costumam operar os navios ANL Wyong, Lodur, CMA CGM Turquoise, Irenes Resolve, Seaspan Loncomilla e Niledutch Antwerpen, todos familiares ao terminal de Alcântara. O Niledutch Breda é um navio com 224 m de comprimento, 34 m de boca e com 7 anos de idade. Navega o IMO 9612765, sob a bandeira do Chipre. Na foto vemos em primeiro plano o torreão do hotel Lapa Palace. Este torreão faz parte de um quarto com 84 m2, cujo valor de uma noite dá para pagar a 3 empregadas de limpeza um ordenado mínimo nacional, para que a luxúria continue existindo mesmo que do quarto da torre apenas se avistem navios descarregando contentores. 

Friday, February 12, 2021

A falsa venda do paquete Funchal para sucata

Ao longo do dia de hoje, surgiu na internet o rumor de que o paquete Funchal havia sido vendido para sucata, citando um broker Grego. Acontece que o visado apenas publicou um relatório onde incluiu o paquete Funchal na lista de navios à venda para demolição, não contendo este dados suficientes que provem a sua venda efectiva para demolição. Nada mais do que isso. A má interpretação de um simples relatório deu origem a que jornais com jornalistas profissionais copiassem a informação de uma fonte menos credível e a difundissem como correcta, o que prova uma vez mais que hoje em dia um bom profissional deve ser bem pago, face a um mau profissional, de forma a evitar-se erros grosseiros que resultam em desinformação e descredibilização de fontes que deviam ser fidedignas. 


O navio Funchal atracado no Cais da Matinha, local onde se encontra desde Janeiro de 2015.

Entretanto surge a informação de que o navio foi adquirido por investidores Americanos o que a seu tempo irá saber-se, na semana em que o navio completou os seus 60 anos de existência, um facto que é raro em navios, mas contudo não anormal. Foi a 10 de Fevereiro de 1961 que o paquete Funchal foi lançado à água no estaleiro de Helsingør, próximo de Copenhaga, Dinamarca.