Tuesday, September 15, 2020

Aurette A

O navio porta contentores Aurette A, carregando no terminal de contentores de Lisboa. Veja mais fotos do navio e as suas características no post anterior sobre o mesmo, aqui
Ao fundo pode ver-se parte do Laura S
Ao fundo podemos ver parte do Laura S.

Friday, September 11, 2020

A draga Petrax 1

A par da Petrax 2, esta é a única draga em Portugal com sistema de descarga de fundo. Pena não a vermos a trabalhar mais, permanecendo sempre atracada em Setúbal. 
Na foto acima podemos comparar o seu método de funcionamento através da capacidade de carga e capacidade de flutuação bem visível na foto, e o porquê deste tipo de navios não naufragar quando se abrem para efectuar a descarga. Tem 65,5 m de comprimento por 14 m de largura e chegou a Setúbal vinda de Vitória, no Brasil.  Ao lado da Petrax 1, fazem-lhe companhia os velhinhos ferrys da ligação Setúbal-Tróia, e ainda os rebocadores que operam no porto de Setúbal. Na foto abaixo vemos a Petrax 1 e o rebocador Portugs Setúbal por fora do cais e por dentro o rebocador Portugs Viana e o ferry Mira Praia. 
Na foto seguinte podemos ver parte da frota da Rebosado e ainda o ferry Rápido. Atrás dele o rebocador Cabo Espichel, a estibordo destes o Ponta do Outão e o Cabo da Roca. Em primeiro plano vemos o Resistente e o Safado.

Arklow Fern

O navio de carga geral, Arklow Fern a carregar no cais do Poço do Bispo, através de camiões cisterna por injecção de ar comprimido.
Os navios Irlandeses da Arklow, são navios muito frequentes neste terminal onde costumam carregar materiais cimentícios.
O Arklow Fern é um navio pequeno, apenas com 90 m de comprimento e 14 m de boca. Tem 10 anos de idade e navega com o IMO 9527661. Ostenta orgulhosamente o registo da sua localidade na Irlanda, Arklow, no costado com 2998 toneladas. 
Teve proveniência do porto de Viana do Castelo e tem como destino o porto Inglês de Workingtown, no lado Oeste de Inglaterra, próximo da ilha de Man. 

Max Stability e Insular

Os navios das ilhas, por assim dizer, atracados em Santa Apolónia. São estes os navios responsáveis por fazer chegar aos Madeirenses e Açoreanos, todos os bens de consumo que as ilhas importam. 
Nas fotos vemos o Insular, que veio de Ponta Delgada e parte para o mesmo lugar de proveniência. 

Nas restantes fotos vemos o navio da Transinsular, Max Stability deixando o terminal de contentores de Santa Apolónia em direcção a Leixões. Salvo algumas viaturas o navio navegava praticamente com o convés vazio. Contudo não deixa de impressionar com os quase 127 m de comprimento. 
O Max Stability com os navios Nicon Fortune e Navios Centaurus (direita) ao fundo.

Thursday, September 10, 2020

Brens no terminal da Sapec


Navio de carga geral, Brens a descarregar no terminal da Sapec em Setúbal. O Brens é um navio com bandeira Portuguesa, construído em 2009. Tem 118,5 m de comprimento e 15,2 m de boca. Tem o IMO 9352341 e uma tonelagem de 4990t. Já nevagou com os nomes Industrial Hobart, Mercs Uva, Haugaard Scan e Haugaap.

Baltic Spring e Amuesa

Com a falta de navios de passageiros, resta-nos os navios cargueiros e num país que importa até os cereais que nos chegam à mesa, enquanto houver transporte marítimo vamos importando...
Registo do navio frigorífico Baltic Spring atracado no cais do Beato e navio de carga geral Amuesa, deixando o terminal de cereais da Silopor, no Beato com destino ao porto Espanhol de Avilés, próximo de Gijón. 
O Amuesa é um navio oficialmente Português, com registo na ilha da Madeira que atinge os 12 nós de velocidade máxima e navega com o IMO 9320805. É um pequeno navio de carga geral com 90 m de comprimento e 14 m de largura com uma tonelagem máxima carregado de 5945 toneladas. Tem 2945 toneladas (GT) e um calado de 5,90 m. Foi construído em 2007, em Pontevedra, no estaleiro Factoría Naval de Marin. 
Ao fundo o Arklow Fern e o paquete Funchal na Matinha
Já o Baltic Spring é um navio frigorífico com 156,5 m de comprimento, 23 m de boca e 9,5 m de calado. 
Navega com o IMO 8909070 e tem a particularidade de possuir uma piscina para a tripulação no deck superior, um verdadeiro luxo se atendermos que se trata de um navio de trabalho, mas que é feito de pessoas tal como em todos os outros trabalhos. 
É um navio de 1991 construído na Alemanha, em Bremen e continua a pertencer ao armador Alemão Ost-West-Handel (OWH, na sua chaminé). Tem registo na Monróvia e já se chamou Hansa Stockholm. 


O Amuesa deixando o cais e a tripulação a preparar a escada para o piloto desembarcar

O navio Faaborg operando no terminal de contentores de Lisboa, mesmo ao lado do Cais do Beato.

Wednesday, September 9, 2020

Maras

O navio cargueiro Maras, descarregando no terminal Atlanport, do Barreiro. Fotografia obtida a partir da zona ribeirinha de Lisboa, sensivelmente a 7 kms de distância. O Maras é um navio pequeno, tem apenas 88,6 m de comprimento por 12,5 m de boca. Provavelmente estava a descarregar sucata com destino à siderurgia nacional. Como curiosidade no fundo da foto, vê-se parte da Torre do Relógio, local onde foi instalada a primeira  central telefónica da rede interna de telefones, na antiga CUF, Barreiro em 1928.

Monday, September 7, 2020

A sombra de um navio

Em tempos de pandemia, o rio Tejo surpreende-nos com esta bela imagem da sombra de um grande navio, um verdadeiro navio, o "nosso" paquete Funchal.
O paquete Funchal que continua (felizmente) a resistir no Cais da Matinha. Atracado no rio Tejo em mais uma época difícil para todos os navios de cruzeiros e não apenas para ele, como até à bem pouco tempo vinha a acontecer. 


 A longa paragem de 5 anos, começa a deixar marcas no costado do navio, que reflectem a sua imobilização, mas não lhe retiram graciosidade nem charme.


Sunday, September 6, 2020

Os manos no estaleiro

O Hellas Fighter na doca 32 e o Hellas Avatar na doca 33 (lado direito da foto).
Os navios tanque Hellas Avatar e Hellas Fighter, no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, a efectuarem as suas reparações. Um já com o casco pintado de fresco e o outro ainda em tratamentos. São navios gémeos construídos nos estaleiros Hyundai da Coreia do Sul, em 2015. Possuem 20410 GT, distribuídas em 183 m de comprimento e 32 m de largura. Navegam ambos com a bandeira de Malta.

Thursday, September 3, 2020

Hamburg em Setúbal

O Hamburg atracado mesmo ao lado do porta contentores da Açoreana, Corvo
Com a pandemia, julgamos nós, em pleno, os navios de cruzeiros encontram-se praticamente todos fora de serviço, salvo pequenas excepções e reinícios de actividade ainda a medo por parte de algumas companhias. Por outro lado outros operadores preferem nem arriscar e decidiram mesmo parar os seus navios, para segurança dos seus passageiros e tripulantes. Reduziram as tripulações ao mínimo indispensável e esperaram, simplesmente... Esperaram por melhores dias, apenas dando indicações de prazos onde possivelmente podem dar início à actividade, mas mantendo os passageiros em alerta sobre a possibilidade de cancelamentos devido à dependência da evolução da situação mundial.
A bombordo do Hamburg o navio de transporte de sumo, Carlos Fischer e a Estibordo o petroleiro Venezuelano Negra Matea
O Hamburg da companhia Alemã Plantours, é um exemplo dos navios que estão a aguardar pelo reinício em segurança da actividade turística. Encontra-se no estaleiro da Lisnave em Setúbal, desde 11 de Agosto, com tripulação reduzida ao mínimo essencial  e apenas tem data de saída prevista para 15 de Março quando deverá seguir o seu programa de cruzeiros, previsto com (re-)inicío de Sevilha.