Sunday, September 6, 2020

Os manos no estaleiro

O Hellas Fighter na doca 32 e o Hellas Avatar na doca 33 (lado direito da foto).
Os navios tanque Hellas Avatar e Hellas Fighter, no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, a efectuarem as suas reparações. Um já com o casco pintado de fresco e o outro ainda em tratamentos. São navios gémeos construídos nos estaleiros Hyundai da Coreia do Sul, em 2015. Possuem 20410 GT, distribuídas em 183 m de comprimento e 32 m de largura. Navegam ambos com a bandeira de Malta.

Thursday, September 3, 2020

Hamburg em Setúbal

O Hamburg atracado mesmo ao lado do porta contentores da Açoreana, Corvo
Com a pandemia, julgamos nós, em pleno, os navios de cruzeiros encontram-se praticamente todos fora de serviço, salvo pequenas excepções e reinícios de actividade ainda a medo por parte de algumas companhias. Por outro lado outros operadores preferem nem arriscar e decidiram mesmo parar os seus navios, para segurança dos seus passageiros e tripulantes. Reduziram as tripulações ao mínimo indispensável e esperaram, simplesmente... Esperaram por melhores dias, apenas dando indicações de prazos onde possivelmente podem dar início à actividade, mas mantendo os passageiros em alerta sobre a possibilidade de cancelamentos devido à dependência da evolução da situação mundial.
A bombordo do Hamburg o navio de transporte de sumo, Carlos Fischer e a Estibordo o petroleiro Venezuelano Negra Matea
O Hamburg da companhia Alemã Plantours, é um exemplo dos navios que estão a aguardar pelo reinício em segurança da actividade turística. Encontra-se no estaleiro da Lisnave em Setúbal, desde 11 de Agosto, com tripulação reduzida ao mínimo essencial  e apenas tem data de saída prevista para 15 de Março quando deverá seguir o seu programa de cruzeiros, previsto com (re-)inicío de Sevilha.

Saturday, August 29, 2020

Cargueiros na falta de cruzeiros

Numa altura em que a maior parte das companhias de navegação, de turismo e lazer, já cancelaram toda a sua actividade para o ano 2020, restam apenas os navios mercantes para aqueles que os gostam de ver e fotografar.
Em Lisboa os navios de cruzeiros só deverão voltar em 2021, salvo alguma excepção e ou escala técnica tal como até aqui tem acontecido com alguns (poucos) navios de passageiros. 
Esta tarde o cais do Beato apresentava um movimento de navios bastante interessante, com 4 navios mercantes a operarem neste cais. 
Destaque para os dois, cujo registo foi mais fácil o Baltic Patriot e o Victoria. O Arklow Day e o Alithia encontravam-se atracados por entre estes dois. O navio Baltic Patriot é um navio frigorífico e o Victoria é um navio de carga geral. De notar que todos estes navios são cargueiros já de grande porte, à excepção do Arklow Day. O Baltic Patriot tem 150 m de comprimento, 22,5 m de boca e 10402 toneladas. Já o Victoria é um navio com 108 m de comprimento e 18 m de boca, com 5629 toneladas. Que ao menos não nos faltem os navios de mercadorias.

Tuesday, August 25, 2020

Wes Nicole e Alithia

Dois navios a operarem no cais do Beato o Wes Nicole, navio de carga geral com 19 anos e 89,87 m de comprimento por 15,5 m de largura e o graneleiro Alithia com 180 m de comprimento, 30 m de boca e com um calado de 8 m.  O Alithia descarrega cereais para os silos do terminal e o Wes Nicole carregou carga (areia?) com destino a Marrocos.

Lagoa

O navio Lagoa a carregar no Cais do Poço do Bispo, materiais de construção, com destino a Cabo Verde. O Lagoa é um navio de 1997 (23 anos) que se encontra a navegar com o IMO 9150470 e bandeira de Cabo Verde, São Vicente. É um navio que tem 100,5 m de comprimento por 16,5 m de boca. Tem uma tonelagem bruta de 3981 toneladas.

Monday, August 24, 2020

Porto do Caniçal

O navio de apoio à imigração ilegal, Aquarius Dignitus e a draga Anjos.
 O porto do Caniçal, na zona leste da ilha da Madeira, é neste momento a principal porta de entrada de mercadorias na ilha da Madeira. Ali chegam e partem quase todos os produtos produzidos e consumidos na ilha. 
Acima vemos os navios Max Stability a operar no porto do Caniçal com o Funchalense 5 pela sua popa, carregando de volta ao continente os equipamentos dos pilotos não locais que participaram no Rally Vinho Madeira.


Além das mercadorias, este é também, ainda uns dos principais portos de pesca da Região Autónoma, onde se posicionam as maiores embarcações de pesca nomeadamente da pesca do atum.

Monte da Guia

O velhinho (26 anos) Monte da Guia, navio porta contentores Português, a descarregar em Santa Apolónia, proveniente de Ponta Delgada Açores. A terra que lhe empresta o nome é um cone vulcânico da ilha do Faial, junto à cidade de Horta. 
O navio chegou a Lisboa hoje e partirá ainda hoje com destino a Leixões, onde deverá dar início a mais uma rotação até aos Açores, nas suas habituais viagens de ligação aos arquipélagos Portugueses.
Pela popa o navio tinha o Rebecca S, que deverá partir apenas amanhã ao final do dia para o porto do Caniçal, na ilha da Madeira.

Montalvo

O rebocador Português Montalvo, com porto base em Setúbal, estava a navegar ao longo da Costa Sul da ilha da Madeira, no passado dia 9 de Agosto. Este rebocador costuma efectuar viagens até às ilhas Portuguesas quando é necessário o transporte de plataformas flutuantes para obras marítimas e este poderá ter sido o motivo desta viagem.

NRP Tejo (P590) ex-HDMS Viben (P562)

O navio patrulha oceânico, NRP Tejo, a navegar junto à costa da ilha da Madeira e atracado no seu posto de amarração no porto do Funchal. Este navio da Marinha Portuguesa, costuma efectuar campanhas de aproximadamente 2 meses, na ilha da Madeira, para patrulhar os mares desta região, assegurando sobre estes a soberania nacional, fiscalizando as actividades desenvolvidas no mar, assim como prestando auxílio a quem dele precisar. Possuem ainda a missão de assegurar o transporte dos guardas do Parque Natural da Madeira, de e para as ilhas Desertas e Selvagens. 
O NRP Tejo, ex-HDMS Viben (da Marinha Dinamarquesa), é um navio com 54 m de comprimento, 9 m de boca e 2,5 m de calado. Veio substituir os velhinhos patrulhas da classe Cacine, que entretanto foram desactivados.
Está ao serviço da Marinha Portuguesa desde 28 de Abril de 2015, formando a classe Tejo, juntamente com os seus 2 irmãos, NRP Douro e NRP Mondego.

Lobo Marinho

O ferry Lobo Marinho cuja construção foi financiada pela União Europeia, para o desenvolvimento da ilha do Porto Santo, continua a operar no arquipélago da ilha da Madeira com viagens diárias entre a ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo. No verão, período de maior procura pela ilha Dourada, o navio chega a efectuar duas viagens diárias entre as duas ilhas, o que não deixa de compensar a falta de viagens no mês de Janeiro quando o navio simplesmente abandona a ligação e efectua a sua paragem anual para manutenção, ficando a ilha sem transporte marítimo regular, de passageiros. 
A aproximação final ao Porto do Funchal por entre as ilhas Desertas.
Apesar da pandemia que se vive, os preços das viagens marítimas de e para o Porto Santo continuam a registar valores altos, apesar de algumas campanhas que disfarçam essa situação e servem para desmentir essa realidade, tal como viagens a 10€ para residentes na ilha da Madeira, em determinados dias e horários, mas que mesmo assim não impedem que o navio navegue em algumas viagens com muito poucos passageiros, algo anormal para um mês que sempre registou picos de passageiros transportados e que demonstra algum desinteresse em encher o navio mesmo em tempos de crise.
Registamos algumas das suas viagens neste mês de Agosto, que proporcionam sempre bons momentos para quem gosta de navios, do mar e de navegar. Registe-se que o navio continua a aparentar boas condições de manutenção do casco apesar dos tempos difíceis que se vive actualmente.
Ao fundo a praia do Garajau em plena reserva natural e no topo o Cristo Rei.
A tripulação cumprindo com as orientações da Direcção Geral de Saúde
A manobra de atraque no Porto do Funchal
De regresso ao Porto Santo, à saída do Funchal.
Já a navegar em Oceano aberto a Norte da ilha da Madeira, próximo da Ponta de São Lourenço.