Friday, May 8, 2020

SeaDream II

Já saiu da doca seca o navio SeaDream II. Encontra-se agora no Mar da Palha fundeado aguardando talvez ordens ou um novo porto de destino para então depois deixar Lisboa. Sabe-se que voltará a Lisboa, em Outubro próximo para uma nova docagem.

A longa espera do MSC Fantasia


Terminal de cruzeiros de Santa Apolónia que se liga a todo o país através do comboio.

Estação ferroviária de Santa Apolónia e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Apenas a espera...

Tal como quase toda a frota mundial de navios de cruzeiros, o MSC Fantasia está a aguardar melhores dias na indústria. Nota-se que foram adoptadas medidas de confinamento dos tripulantes aos seus camarotes, que atendendo à actual situação, estão a ser utilizados os dos passageiros, proporcionando assim melhores comodidades a quem foi obrigado a permanecer a bordo por alguma razão. 
A conversa com os colegas, entre varandas...

Ficam algumas imagens do isolamento a bordo. Para todos os tripulantes dos navios mandamos um abraço e um vai ficar tudo bem, na esperança de que assim seja e possamos voltar a fotografar navios tal como até agora, com tripulantes felizes e aventureiros por percorrerem o Mundo com pouco dinheiro.


Funchal

Continua disponível em anúncios de venda, na internet, o navio Funchal. No cais da Matinha, a mais absoluta calma e tranquilidade, daquele que podia se tornar num dos mais bem sucedidos hotéis de Lisboa...falta visão.

Tuesday, May 5, 2020

Um navio com medo de piratas

Navio hidrográfico e de pesquisa geofísica, Fugro Supporter que chegou no dia 3 pelas 10h, desde as Canárias para abastecer-se. A sua saída está prevista para o dia de amanhã novamente com as Canárias como destino anunciado. Navio construído em 1994, com o IMO 8518364 e 2065 toneladas. Tem 75 m de comprimento, 12,5 m de boca e 5,3 m de calado. Tem capacidade para receber 47 pessoas a bordos entre as quais 17 tripulantes. Este navio está vocacionado para a inspecção de cabos submarinos.

Não deixa de ser interessante a protecção com arame farpado militar que o navio ostenta ao longo de todo o casco contra a pirataria, nada usual nos navios que visitam Lisboa. A razão disto será porque provavelmente esteve ou estará a operar numa zona onde a pirataria ainda existe. Sendo um navio que não se consegue deslocar rápido (12 nós) e devido ao tipo de actividade que desempenha, necessita de ter acesso à água, então teve de recorrer a este tipo de protecção adicional para que piratas não subam a bordo e ataquem a tripulação que segundo as regras no mar, não pode estar armada, tal como todos os cidadãos civis, em terra.

MSC Fantasia e SeaDream I

Continua estacionado no cais de passageiros de Santa Apolónia, em Lisboa o navio MSC Fantasia. Com a situação mundial instável, em termos de evolução da pandemia por Covid-19, as companhias continuam sucessivamente a adiar o recomeço das suas actividades, esforçando-se por manter os navios com tripulações mínimas e estando de momento algumas a efectuar o repatriamento de tripulantes utilizando os próprios navios. Não existe ainda uma data conhecida para saída deste navio de Lisboa. A MSC Cruzeiros, estendeu o seu período de suspensão de actividade de toda a frota até ao próximo dia 10 de Julho. 

Portugal, neste momento encontra-se em estado de calamidade, sendo que existem ainda muitas restrições à livre circulação de cidadãos, nas ruas e quanto ao tipo de actividades de podem desempenhar. Contudo continuam a chegar ao país estrangeiros por via aérea, o que não se consegue muito bem entender. 

A receber mantimentos esteve hoje o SeaDream I, este navio também sem data de saída ainda prevista, tal como o seu irmão gémeo que deverá deixar o estaleiro naval dentro de 2 dias. Na zona da piscina os tripulantes do SeaDream I improvisaram um campo de basquetebol para ajudar a passar o tempo, a bordo.

Monday, May 4, 2020

Navios clássicos

Recordando a escala de 2 navios clássicos em Lisboa, o Astoria operado pela Britânica Cruise & Maritime Voyages e o Saga Pearl II, operado pela também Britânica Saga Cruises. Curiosamente o Saga Pearl II anteriormente já se tinha chamado Astoria, pela Transocean Tours. Atualmente o Astoria encontra-se em Londres aguardando o final da pandemia Covid-19 e o Saga Pearl II, após ter sido substituido pelo Spirit of Discovery, na Saga Cruises, foi vendido e encontra-se no porto de Perama à espera de novos operadores. Em Janeiro foi anunciado que o Astoria terminará o contrato com a Cruise & Maritime Voyages em Outubro próximo. Esperamos que ambos possam sobreviver à atual pandemia e navegar por mais alguns anos.

Thursday, April 30, 2020

Tall Ships adiada

Uma decisão hiper tardia, mas acertada. A Tall Ships 2020, que iria acontecer em Lisboa de 2 a 5 de Julho, foi adiada para 2021. Acontecerá de 2 a 5 de Setembro de 2021. O adiamento do evento está relacionado com o elevado aglomerado de pessoas que este evento trazia à cidade. Em 2021, esperamos pelos grandes veleiros e por uma normalidade da situação a nível mundial. 

Terminal de Santa Apolónia afectado pela Covid-19

O terminal de contentores de Santa Apolónia foi afectado pela doença Covid-19. Segundo a comunicação social um dos seus trabalhadores foi detectado com a doença e as medidas da Direcção Geral de Saúde foram implementadas no local, estando a actividade do terminal suspensa. Apenas de notar que é a partir deste terminal que as ilhas Portuguesas fazem as trocas comerciais com a região de Lisboa, podendo dessa forma esta situação poder afectar o normal decurso das operações com as ilhas.

Tuesday, April 28, 2020

Cais de Gaia

Bonita imagem do cais de Gaia, antes dos actuais acontecimentos, onde se pode ver da frente para trás, no cais, os dois veteranos dos mares da Madeira, o Pirata Azul e o Independência da Barcadouro, atrás destes está o navio da Douro Azul, Douro Queen e o mais escondido de todos o navio Douro Cruiser  da Nicko Cruises. De braço dado com este, está o Viking Osfrid, no meio, da Viking Cruises e por fora encontra-se o Douro Splendour também da Douro Azul. Melhores dias virão e espera-se que todos voltem a navegar com turistas pelo Douro acima e Douro abaixo, até à fronteira com Espanha.
De um outro ângulo vemos de braço dados os navios Viking Osfrid, por fora, e Viking Torgil no meio. No cais, o Douro Cruiser e na proa destes o Douro Queen.

Monday, April 27, 2020

Pormenores

Anthem of the Seas, Girafa.

O ferro do Wind Surf, fora do sítio?
Wind Surf, recorte na chaminé para passagem de cabos e mastros