Os navios de cruzeiros estão proibidos de desembarcar passageiros nos portos nacionais, excepto se forem cidadãos nacionais. Os navios podem continuar a atracar mas não podem efectuar desembarques. Só podem efectuar abastecimentos. Estas medidas decretadas pelo governo Português visam o impedimento de surgimento de cadeias de contágio, quer importação quer exportação das mesmas. Inserem-se nas directivas da Organização Mundial de Saúde e devido ao estado de Pandemia decretado por esta.
Thursday, March 12, 2020
Sunday, March 8, 2020
Lisnave - Mitrena
Registo fotográfico de alguns dos navios que se encontravam este fim de semana em reparação no maior estaleiro de reparação naval Português, a Lisnave, na Península da Mitrena, no rio Sado, Setúbal.
O East Coast no momento de manobra de entrada numa doca seca do hydrolift da Lisnave. |
A HAM 318 uma das dragas que se encontram ali em reparação. |
As dragas HAM 318 e a draga Pedro Alvares Cabral que apesar do nome não é Portuguesa. |
O navio Essayra que gerou um alerta de Covid-19 quando chegou a Setúbal, vindo da China. Estava tudo bem com a tripulação. |
Graneleiro com 180 m de comprimento por 30 m de boca. |
O porta contentores Monte Sarmiento (272 m x 40 m). Bandeira do Brasil |
East Coast, navio tanque químico com bandeira do Canadá. 183x27m. |
Monte Sarmiento, Essayra e Ham 318 |
O East Coast já na doca nº 33 |
O Graneleiro Azul Victoria com 299 m e 50 m de boca. Registo do Panamá. |
Thursday, March 5, 2020
Alps
O Alp Winger e o Alp Centre, dois navios que se encontram em Lisboa a aguardar a ida ao estaleiro para reparação programada. Trata-se de um rebocador oceânico e de um navio de apoio logístico (à direita na foto). Desconheço se o facto de atracarem lado a lado, estará relacionado com factos económicos.
Wednesday, March 4, 2020
Star Legend
Continua atracado em Santa Apolónia a preparar a ida ao estaleiro, em Itália, o navio Star Legend da WindStar Cruises. Desconhece-se as razões do atraso, mas podem relacionadas com a situação de doença infecciosa que se vive de momento, com as notícias que chegam de Itália.
A movimentação em torno do navio é grande, nomeadamente nas quantidades de materiais que saem do navio, devido à limpeza imperativa que tem de ser feita na zona do casco onde será efectuado o corte e acréscimo de secção.
A zona onde o navio será cortado ao meio e onde será adicionada uma nova secção com 25 m de comprimento |
A partida do navio que chegou a estar prevista para o dia 1 de Março foi adiada para o dia 9 de Março, quando deverá largar cabos e partir de Lisboa. Quando aqui regressar trará um novo motor e uma nova secção na zona central, onde ao final do dia se servia o jantar à tripulação.
O Star Legend, o rebocador Oceânico Alp Winger e o navio de apoio Alp Centre |
Amstel Botel
Plataforma flutuante transformada em botel (boat + hotel), hotel, em Amesterdão. No topo da plataforma estão as letras que identificam a sua condição. Cada letra corresponde a um espaço de alojamento. Pelos relatos dos clientes do botel, o espaço corresponde a uma escolha razoável para quem visita Amesterdão, embora alguns clientes deixem alguns comentários de aspectos menos positivos, como limpeza, pouco espaço das instalações sanitárias ou de outro tipo. Na maior parte dos casos a "tripulação" recebe sempre avaliação positiva. O Botel encontra-se fixo ao cais, embora a flutuar. Está registado com o nome Amstel, e registo de popa em Amesterdão.
O Botel encontra-se numa zona de Amesterdão onde existem outras embarcações na mesma condição, sendo esta zona da cidade considerada uma zona alternativa, em termos de diversidade cultural e frequentadores.
Monday, March 2, 2020
ALP Winger e ALP Centre
Rebocador Oceânico ALP Winger e navio abastecedor ao largo ALP Centre. Ambos encontram-se em Lisboa para efectuarem uma docagem programada no estaleiro da NavalRocha. São navios especiais que não passam despercebidos a quem por perto deles circula desde o passado dia 24 de Fevereiro.
Pela popa o Star Legend que também aqui continua a aguardar a ida ao estaleiro. |
Nordica
Porta Contentores Nordica, navio de 2011 que navega com bandeira Holandesa, atracado no terminal de contentores de Santa Apolónia.Ao fundo podemos ver a ponte Vasco da Gama. O Nordica é um navio com 151 m de comprimento e 23,4 m de boca que efectua ligações regulares entre Portugal (Lisboa e Leixões), Reino Unido e Holanda.
Thursday, February 27, 2020
Star Legend
Encontra-se em Lisboa desde o passado dia 16 de Fevereiro o navio Star Legend, o mesmo que ficou famoso pela sua participação no filme de 1997, Speed 2. Este navio de 1991, encontra-se atracado em Santa Apolónia a preparar a sua ida ao estaleiro para efectuar um corte ao meio e lhe ser adicionada uma secção com cerca de 25 metros que lhe trará mais 100 passageiros à sua capacidade máxima com o acréscimo de mais 50 suites, e áreas comuns, assim como maior capacidade de tripulantes, alojados em mais 19 camarotes.
A nova secção já está a ser produzida desde Setembro. Este programa que engloba a extensão de 3 navios da WindStar Cruises, iniciou-se em Outubro de 2019 e estender-se-á até Novembro deste ano com a saída do Star Pride de estaleiro. O primeiro navio a passar por este processo, o Star Breeze está a terminar a sua operação de acréscimo de comprimento no corrente mês, depois entrará em estaleiro o Star Legend, cujo prazo de execução para este processo está estimado em 4 meses e posteriormente o Star Pride. A estratégia da WindStar Cruises com este investimento passa por manter acessível a estes navios os portos mais pequenos, onde eles conseguem chegar e navios maiores não, tais como Sevilha ou a passagem pelo canal do Corinto. Nesta operação os navios vão receber também motores mais eficientes, uma operação que não é muito usual fazer-se em navios, devido aos condicionalismos de acesso à zona onde os motores se encontram instalados e também ao custo que acarreta. O navio tem a sua partida para Palermo agendada para o próximo dia 1 de Março.
Veja aqui, o processo idêntico pelo qual já passou o Star Breeze.
Tuesday, February 25, 2020
Funchal iluminado
Registo do paquete Funchal iluminado nos últimos dias do corrente mês. Nesta sua longa imobilização por este cais, o navio tem-se mantido com a iluminação desligada ou reduzida ao máximo que vê-lo com iluminação parcial já quase parece novidade...
Subscribe to:
Posts (Atom)