Registo do navio Polarcus Naila dentro da doca seca do estaleiro da Naval Rocha. O navio na tarde do dia de hoje efectuou uma saída de teste no rio Tejo tendo terminado a sua viagem no cais do Porto Brandão onde provavelmente poderá estar a abastecer para deixar Lisboa.
O Polarcus Naila é um navio de pesquisa e investigação sísmica, com propósitos ligados à exploração de recursos naturais (petróleo e gás), em mar aberto. É um dos navios mais avançados do mundo na sua área de investigação.
Tem a particularidade de ser o segundo navio da Polarcus uma empresa fundada em 2008, com sede no Dubai e que emprega cerca de 500 pessoas.
Tem a particularidade de ser dos um navios que navegam com a proa X-Bow, que lhe confere um design diferente ao catapultar o heliporto para a popa, uma vez que em navio deste tipo costuma estar instalado numa plataforma à proa que tanto os descaracteriza, mas identifica.
A X-bow, ou traduzindo do inglês, proa invertida, é caracterizada por ter o ponto mais à frente na parte inferior da proa a não na parte superior como nos navios convencionais. Este design surgido, ou reinventado como dizem alguns, em 2006, pela Norueguesa Ulstein, já possui mais de 100 navios construídos, inclusive um navio de cruzeiros, o National Geographic Endurance. Um modelo do primeiro navio construído com este design de proa, o Bourbon Orca, está exposto no museu de Ciência de Londres. Os navios com estas características tem tendência a manter uma maior velocidade e menor movimento (laterais) em mar agitado. A proa por sua vez facilita a entrada nas ondas e não o enfrentar das mesmas pela parte superior, uma vez que os navios com estas características possuem menos flutuabilidade. Entretando a Ulstein já lançou navios com a mesma característica, mas aplicada à popa dos navios.
O Polarcus Naila chegou a Lisboa a 1 de Dezembro para efectuar uma reparação programada em estaleiro, onde tem permanecido em doca seca no estaleiro Naval da Rocha.
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Polarcus Nadia em Amesterdão. |
O Polarcus Naila é irmão mais novo do Polarcus Nadia, com o qual já nos cruzamos. Têm ambos cerca de um mês de diferença de idades, tendo o Polarcus Nadia sido lançado à água em 25 de Junho de 2009 e o Polarcus Naila a 30 de Julho de 2009. Ambos tem 91 m de comprimento, 19 m de boca e 7,5 m de calado. Navegam com a bandeira emprestada das Bahamas. Uma vez que são navios em que a velocidade não é uma das suas características principais, navegam apenas a 15 nós. O consumo de comsbutível está optimizado pelo seu design de proa e pela motorização híbrida, diesel-eléctrica.