Friday, January 24, 2020

Angela

Apenas mais um dos inúmeros navios que descarregam combustíveis na margem sul do Tejo, na zona da Trafaria, para as várias empresas de combustíveis que ali possuem reservatórios de armazenamento.
Neste caso trata-se do Angela, um navio de transporte de gás, com 97 m de comprimento e 17 m de boca. O combustível a granel ali descarregado destina-se ao enchimento de botijas de gás para distribuição comercial no hinterland. O Angela é um navio de 2009 com registo em Hong Kong. Navega com o IMO 9474541. Tal como todos os navios tanque são navios que gozam de condições especiais de navegação devido ao tipo de carga que transportam. Assim como são obrigados a utilizar corredores especiais de navegação e o outro tráfego marítimo tem de lhes dar prioridade quando entram nos portos, de forma a minimizarem-se os riscos de acidentes com consequências bastante graves.

Tuesday, January 21, 2020

Balto


O elegante Balto, um ex-navio hidrográfico Finlandês, que após uma reconversão é agora um iate privado. Aguarda há já largos meses no cais privado do estaleiro da NavalRocha em Lisboa. É uma construção de 1975, do estaleiro Rauma Repola Savonlinna, na Finlândia. Tem 160 toneladas, 39,76 m de comprimento, 9 m de boca e 3,2 m de calado. Tem o IMO 7392854. 

Monday, January 20, 2020

Max Stability

O navio de carga geral operado pela Transinsular, Max Stability, deixando o cais de Santa Apolónia no passado dia 10 de Janeiro, pelas 19h com destino a Leixões. Destaque para a sua carga, uma auto-betoneira que faz jus ao nome do navio...

Tuesday, January 14, 2020

Wes Janine

Navio porta contentores Wes Janine chegando a Lisboa no pretérito dia 5 de Janeiro, proveniente de Leixões. Operou em Lisboa, no cais de contentores de Santa Apolónia até às 22 h do dia 6 e daqui o navio Cipriota partiu com destino a Londres. Navio com 150 m de comprimento e 23 m de boca.

Monday, January 13, 2020

Queen Mary 2

Efectuou hoje escala em Lisboa o navio almirante da frota Cunard, o Queen Mary 2, na sua viagem de "volta" ao Mundo. O mês de Janeiro é o mês característico para alguns navios efectuarem as suas grandes viagens anuais. Divididas em segmentos menores ou compradas apenas como uma única viagem. 
O navio almirante da Cunard esteve cerca de 12 h em Lisboa, vindo de Southampton onde teve início oficial esta sua viagem, embora já tenha feito embarques em Nova Iorque antes de ter chegado a Southampton. Daqui saiu com destino ao porto de Nápoles.


A presente grande viagem do Queen Mary 2 que terá a ilha da Madeira incluída no seu regresso.

Friday, January 10, 2020

Funchal ao Luar

Enquanto aguarda definições para o seu futuro, nas mãos dos proprietários Ingleses, o navio Funchal continua a embelezar mais um noite de luar, no cais da Matinha. Apesar de quase todo às escuras, lá vai resistindo e mostrando o seu charme a todos os que por ali passam e que já se habituaram à sua presença e denotam por ele uma admiração. Ali ficaria bem como navio hotel...sempre disse.

             Os reflexos das luzes da cidade nas suas janelas e da sua silhueta nas lamas do rio Tejo

Thursday, January 9, 2020

Grandes viagens

Um trio de navios esteve de visita hoje a Lisboa, todos os navios encontram-se a realizar viagens de grande duração (excluindo percursos parciais).

A presente viagem do MSC Magnifica
O Balmoral, o MSC Magnifica e o Marco Polo este último com as suas novas cores na chaminé, foram os navios que marcaram a sua presença em Santa Apolónia. 

A interessante volta à América do Sul do Balmoral
O MSC Magnifica está a realizar o seu cruzeiro de volta ao Mundo, com a duração de 116 noites. Chegou de Barcelona ao meio dia e meio e sai pelas 21 h com destino ao Funchal. O Balmoral que partiu pelas 18 h está a realizar também uma viagem curiosa de 70 noites que contorna toda a América do Sul, com regresso ao porto de partida, Southampton, pelo canal do Panamá.
O Marco Polo que chegou de Bristol pelas 6 h sairá para Casablanca às 23 h. Enocntra-se também a realizar uma viagem de 78 dias em volta de África com passagem pela índia e regresso a Bristol de onde partiu. Lisboa é o primeiro porto de escala desta grande viagem.
E a também bastante interessante viagem do Marco Polo

Wednesday, January 8, 2020

S. Jorge

São Jorge com capacidade para 996 passageiros e 5 tripulantes, é o maior navio que a Transtejo coloca ao serviço na linha Cacilhas-Lisboa. É também o melhor ferry que opera na mesma linha com a particularidade de permitir aos passageiros viajar no exterior do navio proporcionando dessa forma uma agradável travessia do Tejo e um curto passeio panorâmico no rio. O S. Jorge tem o IMO 9042635 e o registo de tráfego local LX-3163-TL. Tem 49,94 m de comprimento, 9,46 m de boca e 1,85 m de calado. 
Foi construído em 1992 nos estaleiros Deggendorf Werf und Eisenbau, na Alemanha, estaleiros estes que fecharam portas em 2001 após serem adquiridos pelo grupo MAN AG. Estes estaleiros nasceram em 1926 em Deggendorf e especializaram-se na construção de embarcações de tráfego interior (embarcações que navegam em rios, lagos, albufeiras, etc), foram também os primeiros a construir dragas de descarga de fundo.
O S. Jorge tem um irmão gémeo o Martim Moniz que entretanto deixou a frota da Transtejo e foi navegar para o rio Douro após trasnformação. O ex-Martim Moniz agora efectua cruzeiros no rio Douro com o nome Acqua Douro, desde 2016. Ambos formam a classe Martim Moniz. Foram construídos por encomenda pela Transtejo e navegaram na linha do Barreiro até 2004 quando foram substituídos no serviço pelos catamarãs mais recentes com menor capacidade (600 passageiros). O Martim Moniz esteve no Tejo até 2016.

Tuesday, January 7, 2020

Agat

Continua a apodrecer no cais da Rocha o navio que foi interceptado com 985 kg de cocaína a bordo. Propriedade do estado Português devido ao processo judicial envolvido o ex-Beluga Spirit, navio de transporte de cargas pesadas, construído em 1988 na Alemanha, vê assim os seus dias terminarem de forma inglória. O agora Agat continua atracado na Rocha ao que tudo indica sem tripulação, uma vez que os membros da mesma foram detidos, carecendo apenas de alguns cuidados das autoridades Portuguesas. Quando algo deixa de ser cuidado, começa a morrer e é isso que começa a acontecer lentamente com o navio que foi construído para transportar o lançador descartável de satélites Ariane IV. Na altura o Agat recebeu o nome Ariana e efectuou transportes de objectos espaciais desde Bremen e Le Havre até Courou na Guiana Francesa até 1998.
O Agat quando era novo e se chamava Ariana transportando veículos espaciais, pela UIM/SAL. Foto:SALHeavyLift

Monday, January 6, 2020

Polarcus Naila

Registo do navio Polarcus Naila dentro da doca seca do estaleiro da Naval Rocha. O navio na tarde do dia de hoje efectuou uma saída de teste no rio Tejo tendo terminado a sua viagem no cais do Porto Brandão onde provavelmente poderá estar a abastecer para deixar Lisboa.
O Polarcus Naila é um navio de pesquisa e investigação sísmica, com propósitos ligados à exploração de recursos naturais (petróleo e gás), em mar aberto. É um dos navios mais avançados do mundo na sua área de investigação. 
Tem a particularidade de ser o segundo navio da Polarcus uma empresa fundada em 2008, com sede no Dubai e que emprega cerca de 500 pessoas.
Tem a particularidade de ser dos um navios que navegam com a proa X-Bow, que lhe confere um design diferente ao catapultar o heliporto para a popa, uma vez que em navio deste tipo costuma estar instalado numa plataforma à proa que tanto os descaracteriza, mas identifica.
A X-bow, ou traduzindo do inglês, proa invertida, é caracterizada por ter o ponto mais à frente na parte inferior da proa a não na parte superior como nos navios convencionais. Este design surgido, ou reinventado como dizem alguns, em 2006, pela Norueguesa Ulstein, já possui mais de 100 navios construídos, inclusive um navio de cruzeiros, o National Geographic Endurance. Um modelo do primeiro navio construído com este design de proa, o Bourbon Orca, está exposto no museu de Ciência de Londres. Os navios com estas características tem tendência a manter uma maior velocidade e menor movimento (laterais) em mar agitado. A proa por sua vez facilita a entrada nas ondas e não o enfrentar das mesmas pela parte superior, uma vez que os navios com estas características possuem menos flutuabilidade. Entretando a Ulstein já lançou navios com a mesma característica, mas aplicada à popa dos navios. 
O Polarcus Naila chegou a Lisboa a 1 de Dezembro para efectuar uma reparação programada em estaleiro, onde tem permanecido em doca seca no estaleiro Naval da Rocha.
Polarcus Nadia em Amesterdão.
O Polarcus Naila é irmão mais novo do Polarcus Nadia, com o qual já nos cruzamos. Têm ambos  cerca de um mês de diferença de idades, tendo o Polarcus Nadia sido lançado à água em 25 de Junho de 2009 e o Polarcus Naila a 30 de Julho de 2009. Ambos tem 91 m de comprimento, 19 m de boca e 7,5 m de calado. Navegam com a bandeira emprestada das Bahamas. Uma vez que são navios em que a velocidade não é uma das suas características principais, navegam apenas a 15 nós. O consumo de comsbutível está optimizado pelo seu design de proa e pela motorização híbrida, diesel-eléctrica.