Thursday, January 2, 2020

AIDAmar

AIDAmar, o navio que aparece na foto de topo deste blogue, deixando Lisboa, no primeiro dia de Janeiro de 2020. Este navio escolheu Lisboa para a sua noite de ano novo. Como curiosidade fica o registo do pinheirinho de Natal bem no cimo do mastro, tal como é normal nos navios de cruzeiro por esta época de festas.

Thursday, November 28, 2019

Monte Xisto e Mercúrio

O rebocador de porto, Monte Xisto e o rebocador de alto mar, Mercúrio, de braço dado no porto de Viana do Castelo, onde costumam operar. Ambos pertencem à Tinita, uma empresa de reboques que opera nos porto da Figueira da Foz,  Aveiro, Douro e Leixões e Viana do Castelo, neste último tem exclusividade. Curiosamente a Tinita foi fundada em Lisboa, mas daqui saiu em 1988. Regressa muito esporadicamente quando algum serviço assim o justifica.
O Mercúrio é um rebocador de 1978 com registo em Aveiro. Tem 28 m de comprimento e encontra-se equipado para combate a incêndios e poluição. Tem uma força de tração de 35 toneladas. 
O Monte Xisto é um rebocador portuário de 1968. Tem uma vida longa e dois irmãos, o Monte da Luz e o Monte da Lapa (na mesma empresa). Ambos pertencem à Tinita

Tuesday, November 26, 2019

Transporte de Veículos

Paglia
Algumas fotos obtidas em Setúbal no pretérito verão, onde se pode observar três navios de transporte de veículos. Este tipo de navios é bastante usual no porto Sadino, uma vez que é dali que parte grande parte da exportação nacional de veículos novos, nomeadamente da fábrica automóvel da Volkswagen, situada em Palmela.
Glovis Composer
Höegh Singapore

Thursday, November 21, 2019

Sky Princess



Estreou-se em Lisboa o mais recente navio da Princess Cruises o Sky Princess o segundo navio da companhia a ostentar este nome e em homenagem ao primeiro.
É também, segundo o porto de Lisboa, o último navio de cruzeiros a realizar uma escala inaugural em Lisboa, este ano. o Sky Princess é o terceiro da classe de navios Royal, que se iniciou com o Royal Princess em 2013, procedida pelo Regal Princess em 2014, depois o Majestic Princess em 2017 e que deverá ainda ter o Enchanted Princess em 2020 e o Discovery Princess em 2021.
Além da Princess e dentro do grupo Carnival do qual a Princess faz parte, existe ainda um outro navio desta classe com uma estética exterior ligeiramente diferente, o Britannia, que já visitou Lisboa, algumas vezes, desde 2015.
Deixo algumas imagens da chegada e da partida do navio, no dia de hoje. Veio de Cádiz pelas 8 h e saiu para o Funchal, pelas 18 h.

Tuesday, November 12, 2019

World Voyager

Fotografias da construção do navio World Voyager uma cópia do navio Português recentemente inaugurado World Explorer. O World Voyager está sendo construído no estaleiro naval da cidade de Viana do Castelo, tal como o World Explorer o foi. Este será o segundo navio de três, previstos para a primeira encomenda da Mystic Cruises, a este estaleiro. 

O terceiro navio será o World Navigator. Estes navios destinam-se ao mercado de afretamento focado nos mercados emergentes de viagens de exploração, em destinos onde o Homem ainda pode ir poluir e conspurcar a Natureza pura tal como a Antárctida, Amazónia e aos sítios onde o turismo de massas não consegue chegar nos mega navios. 

O objectivo passa agora então por construir navios mais pequenos que lá consigam injectar centenas de passageiros, diariamente de forma a poder destruir os ecossistemas e criar desequilíbrios naturais em nome da ganância e do lucro fácil, com a venda sob as insígnias de turismo sustentável e amigo da natureza. Cada viagem individual é vendida a preços elevados face a outras opções de cruzeiros noutros destinos mais vulgares, o que faz com que estes navios possam eventualmente ter elevadas margens de lucro quando comparados com outros, daí que nos últimos anos o número deste tipo de navios cresceu de forma bem visível, entre as várias companhias de cruzeiros a nível mundial. Além disso são navios que não oferecem muitas opções de diversão a bordo, devido à limitação física do espaço existente o que significa que o retorno é maior face à oferta que é disponibilizada ao passageiro a bordo.
O Estaleiro Naval da cidade de Viana do Castelo concessionado até 2031, por uma renda mensal aproximada de 0,15€/m2 (415 mil €/ano)
Parte do estaleiro encontra-se concessionado a uma empresa de produção de componentes para a produção de energia, através de energias renováveis. Mais info aqui.

Sunday, November 10, 2019

Yacht Yas


Uma escala de 3 dias para o iate Yas em Lisboa, no que se supõe ser uma paragem para descanso da tripulação. Um iate bastante conhecido pelos amantes de iates, devido ao seu design  inovador e pelo facto de ser uma antiga fragata Holandesa reconvertida em iate. 

Trata-se da antiga fragata HNLMS Piet Hein (F811) de 1978. Saiu de serviço da Marinha Holandesa em 1998 quando foi vendida para a Marinha do Emirados Árabes Unidos recebendo o nome Al Emirat. Em 2008 saiu de serviço e em 2009 começou a ser convertida para o actual iate e com o aspecto atual. Atualmente é um iate privado, com registo em Geoge Town (Ilhas Cayman).



 A piscina vazia e o mobiliário arrumado e protegido evidenciam que esta pode ser apenas uma viagem de posicionamento.

Um pormenor interessante a escadaria de acesso aos pisos superiores, bem bonita e igual à que se chegou a pensar em colocar no paquete Funchal.


A chaminé escondida no mastro principal acaba por sujar parte do iate
Grandes superfícies curvas de vidro espelhado caracterizam o design diferenciador deste iate.

Transatlântico MSC Divina

Escala hoje em Lisboa, o navio MSC Divina, uma escala que se insere nas passagens frequentes dos navios MSC pelo porto da capital Portuguesa. 
O navio chegou pelas 7 h com proveniência de Valência e tem a sua saída agendada para as 18 h com destino a Ponta Delgada onde irá efectuar uma escala com pernoita. 

Um briefing na ponte, talvez de preparação para a travessia do Atlântico
Assim como os briefings de segurança
Ao passo que a manutenção do navio não pode ser descurada
Já os passageiros trazem os hábitos dos sítios de proveniência...


O MSC Divina, neste momento está a efectuar a viagem de travessia transatlântica, com a duração de 31 dias. Esta viagem teve início em Génova e irá terminar em Miami no próximo dia 6 de Dezembro. Daí e durante o Inverno Europeu o navio operará nas Caraíbas, com viagens que podem começar a partir de pouco mais do que 150€ (apenas viagem, acrescem outros custos). 
A piscina que apesar de convidativa não conseguiu atrair passageiros, devido às temperaturas mais amenas de Lisboa, hoje.
O mesmo aconteceu ao campo de jogos...deserto.

Volta a efectuar escalas em Ponta Delgada e Lisboa nos próximos dias 1 de Abril e 4 de Abril respectivamente, no regresso ao Mediterrâneo já na primavera. Ao passarmos pelo navio registamos o que por ali está a acontecer, além da normal entrada e saída de passageiros e tripulantes. No momento da nossa passagem o navio recebia um abastecimento composto por vários camiões ao mesmo tempo que deixava em Lisboa algum lixo devidamente acondicionado.
A comparação possível entre a dimensão do navio e os camiões


A estrela das 12 pontas, o símbolo da companhia que todos os navios ostentam na sua chaminé. Mediterranean Shipping Company, o significado das letras nela inscritas.

Sunday, October 27, 2019

O Funchal

Mais uma passagem pelo cais da Matinha que ao que tudo indica em breve voltará a ficar livre ou ocupado por batelões, pois o navio Funchal deixou de ser Português e com essa mudança significa que a sua partida de Lisboa poderá estar para breve. Fala-se em Liverpool como destino, mas aqui entre nós ainda acreditamos que nomes como Chitagong, Alang ou Turquia ainda podem ser o próximo destino do mais bonito navio Português. É esperar para ver o que lhe irá acontecer. Esperemos que Liverpool seja mesmo verdade...