AIDAmar, o navio que aparece na foto de topo deste blogue, deixando Lisboa, no primeiro dia de Janeiro de 2020. Este navio escolheu Lisboa para a sua noite de ano novo. Como curiosidade fica o registo do pinheirinho de Natal bem no cimo do mastro, tal como é normal nos navios de cruzeiro por esta época de festas.
Thursday, January 2, 2020
Thursday, November 28, 2019
Monte Xisto e Mercúrio
O rebocador de porto, Monte Xisto e o rebocador de alto mar, Mercúrio, de braço dado no porto de Viana do Castelo, onde costumam operar. Ambos pertencem à Tinita, uma empresa de reboques que opera nos porto da Figueira da Foz, Aveiro, Douro e Leixões e Viana do Castelo, neste último tem exclusividade. Curiosamente a Tinita foi fundada em Lisboa, mas daqui saiu em 1988. Regressa muito esporadicamente quando algum serviço assim o justifica.
O Mercúrio é um rebocador de 1978 com registo em Aveiro. Tem 28 m de comprimento e encontra-se equipado para combate a incêndios e poluição. Tem uma força de tração de 35 toneladas.
O Monte Xisto é um rebocador portuário de 1968. Tem uma vida longa e dois irmãos, o Monte da Luz e o Monte da Lapa (na mesma empresa). Ambos pertencem à Tinita
Tuesday, November 26, 2019
Transporte de Veículos
Paglia |
Algumas fotos obtidas em Setúbal no pretérito verão, onde se pode observar três navios de transporte de veículos. Este tipo de navios é bastante usual no porto Sadino, uma vez que é dali que parte grande parte da exportação nacional de veículos novos, nomeadamente da fábrica automóvel da Volkswagen, situada em Palmela.
Glovis Composer |
Höegh Singapore |
Thursday, November 21, 2019
Sky Princess
Estreou-se em Lisboa o mais recente navio da Princess Cruises o Sky Princess o segundo navio da companhia a ostentar este nome e em homenagem ao primeiro.
É também, segundo o porto de Lisboa, o último navio de cruzeiros a realizar uma escala inaugural em Lisboa, este ano. o Sky Princess é o terceiro da classe de navios Royal, que se iniciou com o Royal Princess em 2013, procedida pelo Regal Princess em 2014, depois o Majestic Princess em 2017 e que deverá ainda ter o Enchanted Princess em 2020 e o Discovery Princess em 2021.
Além da Princess e dentro do grupo Carnival do qual a Princess faz parte, existe ainda um outro navio desta classe com uma estética exterior ligeiramente diferente, o Britannia, que já visitou Lisboa, algumas vezes, desde 2015.
Deixo algumas imagens da chegada e da partida do navio, no dia de hoje. Veio de Cádiz pelas 8 h e saiu para o Funchal, pelas 18 h.
Tuesday, November 12, 2019
World Voyager
Fotografias da construção do navio World Voyager uma cópia do navio Português recentemente inaugurado World Explorer. O World Voyager está sendo construído no estaleiro naval da cidade de Viana do Castelo, tal como o World Explorer o foi. Este será o segundo navio de três, previstos para a primeira encomenda da Mystic Cruises, a este estaleiro.
O terceiro navio será o World Navigator. Estes navios destinam-se ao mercado de afretamento focado nos mercados emergentes de viagens de exploração, em destinos onde o Homem ainda pode ir poluir e conspurcar a Natureza pura tal como a Antárctida, Amazónia e aos sítios onde o turismo de massas não consegue chegar nos mega navios.
O objectivo passa agora então por construir navios mais pequenos que lá consigam injectar centenas de passageiros, diariamente de forma a poder destruir os ecossistemas e criar desequilíbrios naturais em nome da ganância e do lucro fácil, com a venda sob as insígnias de turismo sustentável e amigo da natureza. Cada viagem individual é vendida a preços elevados face a outras opções de cruzeiros noutros destinos mais vulgares, o que faz com que estes navios possam eventualmente ter elevadas margens de lucro quando comparados com outros, daí que nos últimos anos o número deste tipo de navios cresceu de forma bem visível, entre as várias companhias de cruzeiros a nível mundial. Além disso são navios que não oferecem muitas opções de diversão a bordo, devido à limitação física do espaço existente o que significa que o retorno é maior face à oferta que é disponibilizada ao passageiro a bordo.
O Estaleiro Naval da cidade de Viana do Castelo concessionado até 2031, por uma renda mensal aproximada de 0,15€/m2 (415 mil €/ano) |
Parte do estaleiro encontra-se concessionado a uma empresa de produção de componentes para a produção de energia, através de energias renováveis. Mais info aqui. |
Sunday, November 10, 2019
Yacht Yas
Uma escala de 3 dias para o iate Yas em Lisboa, no que se supõe ser uma paragem para descanso da tripulação. Um iate bastante conhecido pelos amantes de iates, devido ao seu design inovador e pelo facto de ser uma antiga fragata Holandesa reconvertida em iate.
Trata-se da antiga fragata HNLMS Piet Hein (F811) de 1978. Saiu de serviço da Marinha Holandesa em 1998 quando foi vendida para a Marinha do Emirados Árabes Unidos recebendo o nome Al Emirat. Em 2008 saiu de serviço e em 2009 começou a ser convertida para o actual iate e com o aspecto atual. Atualmente é um iate privado, com registo em Geoge Town (Ilhas Cayman).
A piscina vazia e o mobiliário arrumado e protegido evidenciam que esta pode ser apenas uma viagem de posicionamento. |
Um pormenor interessante a escadaria de acesso aos pisos superiores, bem bonita e igual à que se chegou a pensar em colocar no paquete Funchal. |
A chaminé escondida no mastro principal acaba por sujar parte do iate |
Grandes superfícies curvas de vidro espelhado caracterizam o design diferenciador deste iate. |
Transatlântico MSC Divina
Escala hoje em Lisboa, o navio MSC Divina, uma escala que se insere nas passagens frequentes dos navios MSC pelo porto da capital Portuguesa.
O navio chegou pelas 7 h com proveniência de Valência e tem a sua saída agendada para as 18 h com destino a Ponta Delgada onde irá efectuar uma escala com pernoita.
Um briefing na ponte, talvez de preparação para a travessia do Atlântico |
Assim como os briefings de segurança |
Ao passo que a manutenção do navio não pode ser descurada |
Já os passageiros trazem os hábitos dos sítios de proveniência... |
O MSC Divina, neste momento está a efectuar a viagem de travessia transatlântica, com a duração de 31 dias. Esta viagem teve início em Génova e irá terminar em Miami no próximo dia 6 de Dezembro. Daí e durante o Inverno Europeu o navio operará nas Caraíbas, com viagens que podem começar a partir de pouco mais do que 150€ (apenas viagem, acrescem outros custos).
A piscina que apesar de convidativa não conseguiu atrair passageiros, devido às temperaturas mais amenas de Lisboa, hoje. |
O mesmo aconteceu ao campo de jogos...deserto. |
Volta a efectuar escalas em Ponta Delgada e Lisboa nos próximos dias 1 de Abril e 4 de Abril respectivamente, no regresso ao Mediterrâneo já na primavera. Ao passarmos pelo navio registamos o que por ali está a acontecer, além da normal entrada e saída de passageiros e tripulantes. No momento da nossa passagem o navio recebia um abastecimento composto por vários camiões ao mesmo tempo que deixava em Lisboa algum lixo devidamente acondicionado.
A comparação possível entre a dimensão do navio e os camiões |
A estrela das 12 pontas, o símbolo da companhia que todos os navios ostentam na sua chaminé. Mediterranean Shipping Company, o significado das letras nela inscritas. |
Sunday, October 27, 2019
O Funchal
Mais uma passagem pelo cais da Matinha que ao que tudo indica em breve voltará a ficar livre ou ocupado por batelões, pois o navio Funchal deixou de ser Português e com essa mudança significa que a sua partida de Lisboa poderá estar para breve. Fala-se em Liverpool como destino, mas aqui entre nós ainda acreditamos que nomes como Chitagong, Alang ou Turquia ainda podem ser o próximo destino do mais bonito navio Português. É esperar para ver o que lhe irá acontecer. Esperemos que Liverpool seja mesmo verdade...
Subscribe to:
Posts (Atom)