O navio Ventura da P&O Cruises, a manobrar para entrar no porto do Funchal, sob o olhar atento de um shipspotter.
Sunday, March 31, 2019
AIDAnova
Foto que retrata a primeira chegada à ilha da Madeira do navio AIDAnova, no passado dia 23 de Dezembro de 2018. O fascínio que os navios continuam a gerar nos ilhéus onde quer que eles estejam continua sendo grande e a prova disso é a multidão que aguardava a chegada deste navio naquela noite de Dezembro na cidade do Funchal. Entre estrangeiros curiosos e nativos, a admiração foi geral, ou não fosse este um navio que quebrou com as "fotocópias" que a AIDA lançou nos últimos anos e que tem colocado em escalas regulares no meses de Inverno na ilha da Madeira, tal como o AIDAnova se encontra atualmente a fazer até ao próximo dia 8 de Abril.
Monday, December 17, 2018
AIDAnova
Estreou-se em Lisboa numa escala técnica o navio AIDAnova. O mais recente navio da AIDA Cruises e o primeiro navio de cruzeiros movido a Gás Natural, chegou a Lisboa pelas 03:30 h vindo de Bremerhaven. Saiu pelas 17:30 h com destino a Santa Cruz de Tenerife. Após a saída de Lisboa, a AIDA Cruises realizou algumas fotos com recurso a um drone e utilizou-as nas redes sociais, no momento em que o navio passava pela ponte 25 de Abril, tendo sido o resultado bastante bonito de se ver. Este é ao momento o maior navio de cruzeiros do grupo Carnival que entretanto já tem encomendas de navios semelhantes para as várias subsidiárias do grupo, navios que entrarão ao serviço nos próximos anos e serão "gémeos" deste.
Funchal, na Matinha
Paquete Funchal atracado ao Cais da Matinha, 17-12-2018. Será que irá permanecer muito mais tempo neste cais ou estará para breve a sua saída para Inglaterra?
Wednesday, December 5, 2018
Paquete Funchal vendido (in Jornal de Negócios)
Aquando da abertura das quatro propostas para a aquisição do paquete Funchal, esta quarta-feira, 5 de Dezembro, apenas a oferta do grupo hoteleiro britânico Signature Living cobria o valor mínimo estipulado - 2,3 milhões de euros "e mais cem euros", detalhou, ao Negócios, José Pinto Oliveira, o administrador de insolvência da empresa proprietária do navio.
Pelo caminho ficou a proposta de origem turca, tendo as subscritoras das ofertas francesa e brasileira estabelecido no momento um consórcio para entrar no duelo com a Signature Living pela compra do Funchal.
Aberta a sessão de licitação, tendo por base a maior oferta, o gestor judicial começou por admitir lances a partir de 50 mil euros, tendo mais tarde passado para os 10 mil euros - "porque isso atrai as pessoas", explicou José Pinto Oliveira.
"Ao fim de muitas dezenas de lances", a Signature Living arrematou o Funchal por 3,91 milhões de euros. Segue-se a assinatura do contrato, "a realizar neste final do dia", altura em que deverá proceder ao pagamento, a título de sinal, de 5% do valor da adjudicação.
O gestor de insolvência afirmou ao Negócios que desconhece em concreto a estratégia da Signature Living para o Funchal, mas que, disse, tudo aponta "para que queira converter o paquete num hotel".
O representante da entidade compradora disse apenas que o Funchal irá ser levado para Inglaterra e que esta é a primeira embarcação adquirida pelo grupo.
A operação de venda do Funchal acabou por correr bem melhor do que Oliveira prognosticava, já que, duas horas antes da sessão, o gestor judicial confessava ao Negócios: "Não tenho expectativa nenhuma de que esse preço [o valor mínimo de 2,3 milhões de euros] seja atingido."
Atracado no Cais da Matinha, às portas do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2 de Janeiro de 2015, na sequência do seu arrastamento pela falência das empresas de cruzeiros de Rui Alegre, só os créditos reconhecidos em sede de insolvência da sociedade detentora do navio, a Pearl Cruises, totalizam cerca de 40 milhões de euros, estando maioritariamente ancorados no Montepio.
Há duas semanas, um trabalho da SIC avançava que o Montepio Geral terá financiado em 148,3 milhões de euros o ruinoso sonho naval de Rui Alegre, mais de metade desse valor sem quaisquer garantias.
Em causa estava a compra dos navios Lisboa, Porto, Azores e Funchal.
Segundo a investigação da SIC, foram assinados 58 contratos de crédito com as sociedades de Alegre, sendo que uma parte dos créditos foi concedido sob o parecer negativo do Departamento de Avaliação de Crédito (DAC) do banco.
A 30 de Junho de 2015, cerca de quatro meses após as diferentes sociedades de Alegre terem caído na insolvência, a Direcção de Auditoria e Inspecção do Montepio apresentou um relatório onde detalhava toda a ruinosa operação de financiamento de Alegre, a qual, somando outras garantias concedidas pela instituição ao empresário, colocava o Montepio com uma exposição da ordem dos 150 milhões de euros.
Parte desse dinheiro terá sido utilizado para amortizar dívidas anteriores do empresário, assim como para comprar dois automóveis e pagar salários de Rui Alegre.
Confrontado pela SIC, Tomás Correia, presidente e recandidato à liderança da Associação Mutualista Montepio, accionista maioritária da Caixa Económica Montepio Geral, disse desconhecer o relatório em causa e recusou-se a ver a cópia que a SIC lhe quis mostrar.
O Funchal, lançado ao mar em 1961 e que renasceu com Rui Alegre, após um investimento de 22 milhões de euros, voltou a zarpar em Agosto de 2014. Mas logo na viagem inaugural, o paquete acabou por ficar retido em Gotemburgo, com 400 passageiros, devido a duas avarias e problemas na inspecção.
Passados quatro meses, o mais emblemático dos navios portugueses de transporte de passageiros e de turismo de cruzeiro do último meio século amarrava no Cais da Matinha, onde ainda se mantém, tendo sido esta quarta-feira palco da cerimónia que determinou a sua venda à britânica Signature Living.
Texto copiado do site do Jornal de Negócios.
Monday, November 5, 2018
SeaDream I na doca
Registo da docagem do navio de cruzeiros SeaDream I, um navio que tem sido habitual no estaleiro da NavalRocha nos últimos anos. Ao fundo podemos ver também o Corinthian que será o próximo navio de cruzeiros a reparar por este estaleiro, e que já aguarda a entrada em doca seca no cais de espera deste estaleiro, onde se efectuam trabalhos, também. Na doca número dois deste estaleiro vemos ainda o topo do ferry local S. Jorge da Transtejo. Na doca número dois aquando deste registo, domingo passado, podíamos ver também o iate Balto, docado ao mesmo tempo que o S. Jorge.
Tuesday, July 10, 2018
Tuesday, April 24, 2018
Lisbon Cruise Port
Alguns aspectos da partida do navio Riviera, hoje pelas 19h, do porto de Lisboa. Pelas 20h:30 seguiu-o o Midnatsol, embora com destinos diferentes. O Riviera rumou ao Funchal, e o Midnatsol seguiu para Norte com destino a Leixões.
Ambos os navios fizeram escala tendo ainda por companhia em porto o navio Marella Celebration que saiu mais cedo do que estes dois, com destino a Portimão.
As imagens foram obtidas nas novas infraestruturas do "Lisbon Cruise Port", sendo a sua reprodução ou uso totalmente proibidos mesmo que sem fins comerciais.
Friday, April 20, 2018
Saturday, March 10, 2018
Ainda o Betanzos
Mais algumas fotos do navio Betanzos que encalhou na foz do rio Tejo, devido a uma falha total de energia. Tal como os automóveis os navios também avariam, o Betanzos teve uma avaria e como não tinha meios de se movimentar sozinho foi empurrado pelas ondas para um banco de areia onde permanece. Nos últimos dias o Betanzos tem constituído motivo de romaria para curiosos e para fotógrafos anónimos os chamados "papa-likes" das redes sociais.
O Betanzos é um pequeno cargueiro de carga geral. Tem 118 m de comprimento, 15,2 m de largura e 7,05 m de calado. Navega sob o IMO 9263552.
Tem 7875 t, e foi construído em 2002 no estaleiro Bodewes na Holanda. Até Outubro de 2017 navegou com o nome Vasadiep.
O Betanzos fotografado como Vasadiep no porto de Aveiro em 2010. |
Atualmente navega com bandeira Espanhola, pela Navigasa - Naviera de Galicia (sedeada na Galiza), daí o seu nome ser de uma localidade daquela região. Tem registo em Santa Cruz de Tenerife.
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