Monday, October 16, 2023

O Titanic moderno


Tal como o Titanic, o Silver Nova também possui 4 chaminés, e é idêntico ao malogrado navio, pois possui 244 m de comprimento (menos 25 m que o Titanic), 29,6 m de boca contra os 28 m do Titanic e 54700 t GT, face às 46329 t GT do Titanic.

O mastro principal do navio, à proa, possui pelo menos 2 tubos de exaustão

O mastro a meia nau com pelo menos mais 2 tubos de exaustão
A chaminé principal do navio com o logótipo da SilverSea e respectiva iluminação

O mastro de popa com pelo menos 3 tubos de exaustão, formando as 4 chaminés do Silver Nova.

Tal como o Titanic, o Silver Nova está preparado para navegar em águas geladas, e apresentou-se hoje no porto de Lisboa, tendo a sua partida para Cádiz agendada para as 23 h do dia de hoje. 

Como companheiros de cais, teve o navio World Traveller e o Costa Fascinosa.

O World Traveller, o navio Português, construído em Viana do Castelo que concorre com o Silver Nova no mesmo segmento de mercado, afirmando assim Portugal como um país de mar e marinheiros, embora ainda com passageiros estrangeiros.


O Costa Fascinosa, opera para um segmento de mercado diferente, mais vocacionado para o ambiente familiar e casais com crianças.

Sunday, October 15, 2023

Regal Princess estreia-se em Lisboa


O navio Regal Princess estreou-se hoje em Lisboa, cumprindo o seu horário de chegada de La Coruña, ontem ao final do dia (23:40 h) e saindo hoje cerca de uma hora antes da hora prevista, com destino a Ponta Delgada. Saiu pelas 15 h, tendo sido o primeiro navio a deixar o cais de Santa Apolónia onde lhe fizeram companhia os navio MSC Preziosa e World Traveller, tendo ambos chegado no dia de hoje.
Apesar de ter sido a estreia hoje em Lisboa, esta não é a primeira vez que nos cruzamos. Em Março último já nos tinhamos encontrado no porto do Funchal, recorde essa escala aqui.
Caso no nome Regal Princess lhe seja familiar num navio Princess, é normal pois já existiu um outro navio na frota da Princess com este nome, o atual Ambience, veja aqui.

Saturday, October 14, 2023

Suffren D602

D602, a fragata Francesa Suffren, que se encontra em Lisboa. Apesar de desactivada desde 2001, este poderoso navio, de protecção de frota contra ameaças aéreas e submarinos,  está em viagem, a reboque, com destino a Bordeús, possivelmente para desmantelamento, visto que está desactivada desde 2008.

Seaventure na Rocha, de emergência



O navio de cruzeiros Seaventure na doca seca do Estaleiro NavalRocha, numa docagem de emergência em Lisboa, para solucionar uma avaria. Teve proveniência de Amesterdão e tem como destino Montevidéu, para mais uma época no Polo Sul.

Wednesday, October 11, 2023

Vasco da Gama e Mein Schiff 1

Vasco da Gama e pela sua proa o Mein Schiff 1

Ambos estes navios marcaram a sua presença em Lisboa, sendo mais destacada a presença do navio Português, Vasco da Gama, que daqui partiu para uma viagem de cruzeiro de volta ao Mundo com a duração prevista de 183 dias, uma duração típica para este tipo de viagem, certamente memorável para aqueles que a possam pagar ou que trabalhem a bordo e dela possam desfrutar parcialmente.


Vasco da Gama, antes da partida para a sua viagem de volta do mundo.

Monday, October 2, 2023

Scenic Eclipse II e Norwegian Viva

Registo da passagem dos navios Scenic Eclipse II e Norwegian Viva, ontem ao final da tarde pela praia de Algés. Ambos os navios estiveram de visita a Lisboa, juntamente com o Le Chaplain e o Island Sky que sairam mais tarde de Lisboa.
O Scenic Eclipse II comparado com um iate de alugueres a turistas "low profile".
O Norwegian Viva no momento em que o piloto regressava à torre VTS.

Thursday, September 28, 2023

NRP Mondego e irmãos

Foto do NRP Mondego P592, ex-HDMS Glenten P557 da Marinha Real Dinamarquesa, navegando no Tejo acompanhando o desfile dos Tall Ships, na sua descida do Tejo. O NRP Mondego, é o célebre navio cuja tripulação recusou uma missão nos mares da Madeira por alegadamente o navio estar gravemente avariado.

Vemos também o registo dos irmãos do Mondego o NRP Douro na foto abaixo, em reparação no estaleiro do Alfeite assim como o NRP Guadiana P593.

Também numa reparação profunda está o canhoneiro da Classe Osprey 55 da Marinha Real de Marrocos, o El Tawfiq (P309), sendo já um dos vários navios desta classe que o estaleiro do Alfeite efetua reparações profundas para esta Marinha.

Tuesday, September 26, 2023

Expresso do Triângulo e Trafaria Praia

O catamarã, Expresso do Triângulo no seu estado atual, em doca seca, no estaleiro da NavalRia, em Aveiro, aguardando um novo destino. Anteriormente navegou com os nomes Helgeland de 1983 a 1997, Helgeland II de 1997-1998 e Fjordtroll  de 1998 a 2001.

O navio construído em 1983 no estaleiro Fjellstrand na Noruega, operou nos mares dos Açores desde agosto de 2001 até sensivelmente 2014, altura em que cessou operações e ficou parado no porto da Horta até 2018, data em que deixou a frota da AtlânticoLine e rumou até Aveiro, por inviabilidade de reclassificação e poder continuar a operar no transporte de passageiros nos mares dos Açores.

Nos Açores, o Expresso do Triângulo, a partir de Dezembro de 2001, esteve ao serviço da Transmaçor assegurando o transporte de passageiros entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge (Triângulo). Tem 31,5 m de comprimento, 9,40 m de boca e 3,5 m de pontal. Tem uma arqueação de 287 t e atinge uma velocidade de 22 nós. 

Encontra-se ao lado do Trafaria Praia o cacilheiro que foi adquirido por um cidadão do Porto e chegou a operar no Tejo transportando turistas, sem sucesso, depois de uma cidadã obesa o ter transformado numa pseudo obra de arte e que inclusive representou Portugal numa exposição em Veneza.

O Expresso do Triângulo que ainda ostenta o nome, porto de registo e matricula tal como quando chegou dos Açores.

O Expresso do Triangulo foi comprado pela Empresa Black & Blue, que é nada mais nada menos que uma empresa do grupo que detém este estaleiro naval. Por sua vez o cidadão proprietário do Trafaria Praia é também acionista neste estaleiro, pelo que dadas estas circunstâncias ambos os navios estão apenas "em casa" aguardando planos para o seu futuro.

Desconhece-se o futuro de ambos os navios, contudo sabe-se que o estaleiro da NavalRia é o primeiro estaleiro Português que possui licenciamento para demolição de navios, podendo estes dois vir a ser aqui reciclados, ao invés de dizermos desmantelados.

Tuesday, September 19, 2023

Cegonha Branca

Chegou a Lisboa a 18 de março último, o navio Cegonha Branca, o primeiro navio 100% eléctrico da frota da Transtejo. Desde que chegou a Lisboa não efetuou nenhuma viagem com passageiros, para o serviço para o qual foi construído. Portanto, este activo da empresa pública está a desvalorizar mesmo sendo novo e sem utilização.

Mostramos algumas imagens do Cegonha Branca atracado na doca 13 da antiga Lisnave da Margueira. Esta que já foi  a maior doca seca do mundo e que agora serve apenas de abrigo à decadente frota de navios de passageiros de tráfego local.

Em nossa opinião este e os próximos navios iguais a este que ainda estão para chegar são um erro. Como só possuem uma proa, isso torna-os mais difíceis de manobrar em viagens curtas o que faz a viagem demorar mais tempo para os passageiros. Além disso continua sendo um erro não apostar em navios com espaços abertos numa região em que existem mais dias de sol do que chuva ao longo do ano e onde a travessia convida a uma viagem desfrutando o rio. 

A utilização de baterias é uma aposta de futuro, mas convém comprá-las quando se compra o equipamento, que neste caso é o navio, que nem carregador trouxe também...
A ponte do Cegonha Branca, que deverá estar equipada com câmaras de visibilidade lateral Se com o passar do tempo lhe acoplarem uns espelhos retrovisores significará que é disfuncional, tal como fizeram aos antigos cacilheiros, que devem ser os únicos navios no mundo que possuem espelhos retrovisores.

Monday, September 18, 2023

Encontro de Pursuit's em estreia de um.

O Seabourn Pursuit estreou-se em Lisboa, no dia de ontem. Como companheiro de cais teve o Norwegian Gem e no cais da Rocha a presença do seu homónimo de uma companhia diferente, o Azamara Pursuit.
O Norwegian Gem a aproveitar a escala para reabastecimento de combustível, pelo Sacor II. 



O momento em que as duas proas dos Pursuit se cruzaram no rio Tejo, pela primeira vez.