Thursday, November 3, 2022

Ferry Lido di Venezia


O ferry almirante dos transportes públicos de Veneza, o Lido di Venezia que liga a ilha de Lido ao terminal ferry de Veneza (Tronchetto), efectuando a linha 17 do transporte público de Veneza, que por água é operado por cerca de 160 unidades entre navios e embarcações. O Lido di Venezia, é um navio de 1998, com 24 anos portanto. Navega principalmente no canal Giudecca, o mesmo canal onde foram proibidos de navegar os navios maiores, como os navios de cruzeiros. Qualquer visitante desta cidade o pode ver cruzar várias vezes ao dia o canal Giudecca (o canal que passa em frente à Piazetta San Marco), navegando as suas 781 t GT. Tem 78,32 m de comprimento 16 m de largura e 2,2 m de calado, o que lhe permite aceder a zonas com pouca profundidade. Tem o IMO 8969044, capacidade para 700 passageiros e 100 veículos. O seu nome anterior era Salaminia fruto da sua construção no estaleiro Grego, Zervas Ambelaki na ilha de Salamina. O design que ostenta é o design típico dos ferrys Gregos que ligam as ilhas situadas a pouca distância entre si.

É um ferry com 2 rampas à proa e popa, que lhe permite embarques e desembarques rápidos quer de passageiros como veículos. Apesar de em Veneza os veículos não serem permitidos, na ilha de Lido com 18 kms de extensão já o são.

Wednesday, November 2, 2022

Seaven Luck

O navio cimenteiro Seaven Luck operando no porto de Marghera, Itália. Mais conhecido como o porto de Veneza, por se situar bastante próximo desta famosa cidade Italiana, Marghera é um dos principais portos de mercadorias Italiano.


Além de contentores este terminal movimenta muitas cargas a granel como matérias primas para a construção e indústria de transformação, químicos e derivados de petróleo. Além de sucata e materiais ferrosos para produção de metal. Também possui terminais dedicados aos cereais, passageiros e carga ro-ro com terminais ferrys dedicados.
O Seaven Luck é um navio de 1988, com 34 anos e que navega com o IMO 8717647 e bandeira do Panamá. Tem 114,8m de comprimento e 17,5m de largura. Tem um calado de 7,1m. Já ostentou o nome Kenkai Maru, até 2016, tendo sido construído e operado no Japão nos primeiros anos de vida. As suas 4906t GT navegam atualmente entre Itália e Grécia, transportando cimento. Foi construído no estaleiro NKK Shipbuilding em Yokohama no Japão, tendo na altura como homeport Osaka. 

O Seaven Luck numa foto do site do seu operador, a Seaven.

Tuesday, November 1, 2022

Norwegian Viva e Queen Anne

São os dois navios que se encontram em construção no estaleiro da Fincantieri em Marghera, o Norwegian Viva já numa fase final de aprestamentos e construção bastante avançada e o Queen Anne o futuro navio da Cunard, que teve o seu assentamento de quilha neste estaleiro no passado dia 8 de Setembro, sendo o casco nº 6274 deste estaleiro.

O Norwegian Viva o segundo de uma classe de 6 navios da classe Prima, será diferente dos restantes apenas na pintura do casco. è um navio que será destinado ao mercado das Caraíbas. Deverá começar a navegar em Junho próximo. O seu irmão mais velho, o Norwegian Prima, entrou ao serviço no mês passado. O Norwegian Viva foi lançado à agua a 2 de Agosto último, apenas alguns dias depois do estaleiro ter entregue o seu irmão. 

O Norwegian Viva terá 142500 t GT e capacidade para 3215 passageiros. Uma das suas atracções será a pista de Karts que ocuparã 3 decks. A Norwegian diz também que este navio terá mais espaços exteriores e piscinas infinitas do que os restantes da frota.

Monday, October 31, 2022

Neptune Iliad

O navio de transporte de veículos Neptune Iliad navegando no Adriático com destino à Turquia. O navio efectua a rotação entre Eslovénia, Itália, Turquia e Grécia, distribuindo veículos por estes países.
É um navio com 12 anos de idade, com o IMO 9440100, que navega com a bandeira de Malta e com o olho Grego no costado, sinal de boa sorte. Em termos de dimensões tem 169,58 m de comprimento, 28,02 m de boca e tem 36902 t GT.

Friday, October 28, 2022

Asterion II

O ferry de 1991 Asterion II, atracado no porto de Marghera, Itália. O Asterion II é um navio com 32071 t GT, do tipo Ro-Ro/Passageiros, mais vulgarmente conhecido como ferry boat. No entanto é um ferry que transporta além de carga rodada, passageiros.

O Asterion II tem 192.5m de comprimento e 27 m de boca. Navega com a bandeira Cipriota com registo em Limassol. É um dos raros navios Gregos que navegam sem a bandeira mãe, para a empresa Grega Superfast Ferries. Pelo seu design consegue-se perceber que é um ferry Japonês. Foi construído pela Mitsubishi e operou até 2018 no Japão, altura em que a companhia Grega Anek adquiriu este ferry com capacidade para 720 passageiros e o trouxe para a Europa. Tem capacidade para 840 veículos, 117 camiões e possui 451 camas para os passageiros.



A chaminé do Asterion II faz lembrar a chaminé do extinto Melody da MSC. O Asterion II começou a navegar como Ishikaro na rota Nagoya-Sendai-Tomakomai. Entre 2010 e 2018 passou a navegar entre a China e a Coreia do Sul com o nome Grand Spring, ainda visível, oculto no casco. De momento serve a linha Veneza-Igoumenitsa-Patras. Tem um calado de 6.6 m e pode atingir 22 nós de velocidade. Tem 3 rampas, uma delas lateral na proa, tal como se pode ver abaixo. 

Thursday, October 27, 2022

NPO Viana do Castelo

O NRP Viana do Castelo atracado em Bari, vendo-se ao fundo os ferrys locais Superfast II que liga a Itália à Grécia (porto de Patras) e o Rigel VII que efectua a ligação entre Itália e a Albânia (porto de Durres).

O NRP Viana do Castelo. um dos super patrulhões Portugueses é o maior navio desta armada da NATO que patrulha o Mediterrâneo, maioritariamente para auxílio à imigração ilegal e salvaguarda da vida humana no mar.

Tuesday, October 25, 2022

Excellence Adria

O iate Excellence Adria com o IMO 9906142, navegando na costa da Croácia país que lhe empresta a bandeira.

Com capacidade para 37 passageiros, este iate oferece vários itinerários pelo Adriático em modo cruzeiro de luxo. Tem 499 t GT, 53 m de comprimento e 9 m de largura. É um navio construído em 2020 na ilha de Korcula, pelo estaleiro Radez, para a Adria Tours.

O Excellence Adria navegando ao lado de antigas baterias de defesas marítimas da segunda guerra mundial.

Super Iates

Não sendo dos meus tipos de navios preferidos, os iates apenas ganham interesse quando começam a ganhar dimensão. É o caso do iate Luminosity, do Olivia O e do veleiro Black Pearl avistados atracados na marina de Porto Montenegro, uma das marinas do Adriático frequentada por superiates, que por ali passam largas temporadas. O Luminosity é um iate de 2022 com bandeira das ilhas de fuga fiscal, Cayman. Tem 105 m de comprimento por 18 m de boca. É um iate com propulsão hibrida. Tem o IMO 9754032. 

Já o Olivia O, é um iate com o IMO 9818797. Tem 4 anos de idade e navega com a bandeira de Malta. Tem 88 m de comprimento e 16 m de largura. Tem a particularidade de possuir uma proa do tipo X-Bow, característica dos navios dedicados à exploração dos oceanos e patenteada pelos estaleiros Ulstein.
Já o Black Pearl é um iate do tipo veleiro, que pode ser comparado na foto acima com um iate veleiro de dimensões mais usuais. O Black Pearl estava de passagem por esta marina para entrar em manutenção na doca flutuante do estaleiro Adriatic 42, que possui acordos com esta marina para manutenção destes superiates.



O Black Pearl tem o IMO 1012490, 105 m de comprimento e 16 m de largura. É um dos maiores iates construídos nos Paises Baixos. Destaca-se pelos seus enormes mastros em fibra de carbono que lhe proporcionam uma área vélica de 2900m2. 

Monday, October 24, 2022

Steel, o reencontro

Depois de em Julho último ter mostrado as fotos da largada do iate Steel, ver aqui, voltei a cruzar-me com ele, desta vez na marina de Portonovi no Adriático. O Steel encontra-se atracado nesta marina destacando-se dos restantes por ali se encontram também atracados.


Será o iate da Barbie ou do Ken?

Wednesday, October 5, 2022