Sunday, November 21, 2021

Naxos II

O navio tanque Naxos II, um navio de bancas, que tal como os restantes navios da MM Marine, têm vindo ao estaleiro NavalRocha efectuar as suas reparações. Veja aqui e aqui. O Naxos II chegou a Lisboa no dia 8 de Novembro e tem a sua partida prevista apenas para o final da presente semana. Este é um navio de 2009 com 3220 t GT, 90 m de comprimento, 15 m de largura e está a navegar com o registo de Limassol. Apresenta um esquema de cores que é comum a todos os navios da frota. À popa possui uma reentrância que não é comum nos navios tanque, mas que lhe garante um aproveitamento de espaço e o diferencia dos demais navios do mesmo género.
O Naxos II no cais de aprestamento do estaleiro naval. Este navio navega com o IMO 9371335, e antes de chegar a Lisboa, estava a navegar na zona Este de Inglaterra, mais concretamente na zona de Falmouth e Milford Haven.

Corinthian


O navio de cruzeiros, Corinthian e o rebocador Peneda. O Corinthian é um assíduo visitante, do estaleiro NavalRocha, passando cá praticamente anualmente para efectuar as suas revisões e manutenções periódicas. Deverá entrar na doca seca logo que esta fique livre. 

Encontra-se atracado no cais da Rocha, pelo exterior, devido ao elevado número de navios que se encontram em reparação atualmente no estaleiro.

A comparação de dimensões entre um navio de cruzeiros pequeno, um camião, a ponte 25 de Abril e o rio Tejo.
Os trabalhos de pintura que já se desenvolvem a bordo, numa zona inacessível aos passageiros, mas que necessita de tratamento e cuidados para que o navio se possa manter em excelentes condições de navegação.

Tejo Algés

Tejo Algés, o navio da TSL (Tejo Shipping Lines), a empresa Portuguesa que veio tomar o lugar da extinta Naveiro. Este é o ex-Parma, navio de 2001, adquirido em 2017 pela TSL aguando do arranque da sua operação como empresa. A par deste navio a TSL possui o Tejo Belém, ex-Chaves da Naveiro.

O Tejo Algés preparando-se para largar a doca seca com a pintura nova. Este navio dedica-se ao trumping, ou seja é um navio que transporta a carga consoante as encomendas. Não tem uma linha regular de transporte, dependendo as suas viagens das encomendas e clientes que contratam o navio para o transporte. O mercado em que opera é sobretudo o Mediterrâneo, Península Ibérica, Báltico, Norte de África e da Europa e mar do Norte, com o transporte de carga seca.
O Tejo Algés entrou nesta doca a 6 de Novembro. Deverá sair nas próximas horas da doca seca. Desconhece-se qual será a próxima paragem. Navega com o registo na Madeira e com tripulação Portuguesa, a maior parte formada na Escola Náutica Infante D. Henrique. É um navio com 2999 t GT, 90 m de comprimento e 15,2 m de largura.

Paquete Funchal

O atual aspecto do paquete Funchal, após ter saído da doca seca do estaleiro NavalRocha. Ao que parece, as obras no navio continuam, embora o seu futuro ainda seja incerto. O navio saiu do estaleiro com a pintura semi-acabada tal como se pode ver e com lixo acumulado a bordo, ainda. Aguardam-se os próximos episódios desta novela, não acreditando contudo nesta fase que o projecto de o transformar em hotel venha mesmo a realizar-se...

O AIDAsol, pela popa do navio Funchal.
Lixo acumulado no deck da piscina. A bandeira Portuguesa mantém-se na popa do agora navio Americano.

Saturday, November 20, 2021

AIDAsol em viagem de 40 dias

O AIDAsol, em mais uma escala em Lisboa. O navio pernoitou na capital Portuguesa, depois de ter feito uma escala em Ponta Delgada, no passado dia 17 de Novembro. Nesta viagem de 40 dias que teve partida de Hamburgo o AIDAsol navegou até às Caraíbas e regressará a  Hamburgo no próximo dia 25 de Novembro.
O AIDAsol no terminal de cruzeiros de Lisboa, com o HMS Scott (H131) na sua popa, o navio de investigação da Marinha Britânica que apenas deverá deixar Lisboa na próxima segunda feira de manhã.
Após chegar a Hamburgo, o AIDAsol, irá repetir esta mesma viagem, estando agendada a escala em Lisboa, para o último dia do ano de 2021, com partida no primeiro dia de 2022. 

AmaVida

O navio AmaVida, navio da Douro Azul operado em exclusivo para a AmaWaterways, atracado no cais do Pinhão. Este navio destaca-se por possuir um heliporto, que possibilita a realização de voos panorâmicos no Douro. Uma oferta distinta dos outros. 

Navega neste rio desde 2013, após a sua construção nos estaleiros da NavalRia (2012), em Aveiro, juntamente com o Queen Isabela, o outro navio da Douro Azul. É um navio que tem capacidade para 108 passageiros, em 79 m de comprimento e 11,4 m de largura. Tem dois motores que lhe garantem uma velocidade máxima de 12 nós.  A tripulação do navio acomoda-se em 13 camarotes. Já os passageiros dispõem de 54 camarotes.

Tuesday, November 16, 2021

Gil Eanes

Navio Hotel Gil Eanes, operado pela CroisiEurope, no rio Douro desde 19 de Abril de 2015. Altura em que iniciou as suas viagens semanais pelo rio Douro, dando assim o primeiro passo nos cruzeiros no rio Douro que tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e popularidade entre os turistas que por enquanto ainda são em maior número, estrangeiros do que cidadãos nacionais. O Gil Eanes tem capacidade para 132 passageiros em 66 camarotes. As suas dimensões são as medidas padrão dos navios hotel no rio Douro, 80 m de comprimento, 11,4 m de largura e 1,8 m de calado. Navega com o ENI 1840470 e com a bandeira Francesa. Tem 262 toneladas e 4 decks. Foi construído em 2015, na Bélgica ao contrário da maior parte dos navios que atualmente operam no Douro que já são felizmente de construção nacional. O Gil Eanes foi construído na Bélgica no estaleiro Meuse et Sambre em Beez-Namur, ao longo do rio Mosa. A CroisiEurope opera no rio Douro desde 2002.
O navio de cruzeiros fluviais, Gil Eanes atracado no cais do Pinhão, concelho de Alijó. Importante não confundir este Gil Eanes com o Gil Eannes, o navio museu, antigo navio hospital que se encontra atracado em Viana do Castelo. Ambos nem o nome possuem em comum, uma vez que o Gil Eannes de Viana do Castelo possui o nome com dois "n's" e ambos desempenham funções distintas. 

O Gil Eanes em construção na Bélgica, foto de Hugues Van Peel

Foto: Alain Pascal 16-12-2014

Sunday, November 14, 2021

Emerald Radiance

O navio Emerald Radiance atracado no Pinhão, concelho de Alijó. O navio de cruzeiros fluviais construído em 2017 nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, navega para a Emerald Cruises no Douro. Tem 79 m de comprimento, 11,4 m de largura e 1,8 m de calado, as dimensões padrão dos maiores navios que operam no rio Douro. Isto porque encontram-se limitados pelas dimensões das eclusas das barragens e pelos fundos do rio Douro na zona do Pinhão-Tua, que rondam os 2,5 m de profundidade, apenas.


Navega a 11 nós de velocidade, com dois motores Scania de 552 kW. A capacidade de transporte é de 112 passageiros e 38 tripulantes, um rácio que é praticamente comum a também todos os navios hotel que operam no rio Douro.

Navega com a matrícula Portuguesa, PT-110190-AL, e com o registo no Douro.
Este navio fluvial, faz parte do grupo Scenic Cruises, que opera no rio Douro com dois navios, o Emerald Radiance e o Scenic Azure.
As viagens normalmente têm 8 dias de duração com partidas e chegadas ao Porto, com passagem dos passageiros do navio em excursão até Salamanca, Espanha. O mercado preferencial é Britânico com as viagens a serem vendidas com valores a começar nas 1700 £ por pessoa.

Monday, November 8, 2021

Viking Helgrim


O Viking Helgrim, ou outro navio operado pela Douro Azul, em exclusivo para a Viking Cruises, no rio Douro. Este navio com 80 m de comprimento e 11,4 m de largura foi construído em 2019 no estaleiro West Sea, em Viana do Castelo.
Tem capacidade para 106 passageiros servidos por 34 tripulantes. Nas imagens vemo-lo a navegar na aproximação e largada da barragem de Bagaúste (Régua). 

A entrada na eclusa, exige o rebaixamento da estrutura de painéis solares, que oferece sombreamento aos passageiros no deck exterior.

A eclusagem de descida do Douro, com destino ao cais da Régua, onde permaneceu durante a noite.


O barco Viking, a imagem de marca da Viking Cruises, iluminado no costado do navio durante a noite.

Algumas das comodidades oferecidas aos passageiros, a piscina exterior, o salão do bar e o restaurante por altura da hora de jantar.
A proa alargada que oferece uma zona de lazer aos passageiros, tal como no irmão de frota Viking Torgil, do post anterior.

Thursday, November 4, 2021

Viking Torgil

 

O Viking Torgil aproximando-se da Barragem de Bagaúste (Lamego - Peso da Régua).
O Viking Torgil, navio de cruzeiros que opera no rio Douro, desde Março de 2014. O navio propriedade da Douro Azul, opera em exclusivo para a Viking Cruises. Foi construído em Aveiro na NavalRia, em 2014. Tem 79,85 m de comprimento, 11,40 m de boca e 1,80 m de calado. Em termos de casario possui cerca de 7,20 m.
Alguns aspectos do Viking Torgil, subindo o rio Douro.

O Viking Torgil, tal como o seu irmão gémeo Viking Hemming, podem transportar até 106 passageiros em 53 camarotes. Já os tripulantes possuem apenas 15 camarotes. O navio é caracterizado por possuir uma proa com um design que lhe permite aproveitar o espaço e ali criar uma zona de lazer agradável para os passageiros poderem desfrutar das paisagens do Douro.