Friday, March 12, 2021

Topaz Belaya, um navio especial

Registo do navio Russo Topaz Belaya que se encontra fundeado no porto de Lisboa com uma carga de pás de torres eólicas. O navio veio do porto Turco de Nemrut (próximo do tão famoso destino final, Aliaga). Antes esteve também fundeado na baía de Palma em Maiorca, de onde saiu para Gibraltar. Tem como destino o porto de Bremen. É um navio relativamente recente, 4 anos (2017), com um design que evidencia a sua jovialidade e o diferencia bastante dos outros navios construídos para o mesmo tipo de carga. São comuns nos navios mais recentes os costados mais próximos da linha de água, contudo com a desvantagem de ficarem mais rapidamente imobilizados ou fundeados quando a ondulação no percurso da sua viagem atinge determinados valores máximos. 

Não sabemos se é o caso deste navio, mas suspeitou-se que não é bem assim. Pois, este é um navio com 123 m de comprimento, 16,7 m de largura, do tipo carga geral, transportes especiais pesados e com um calado de apenas 2,85 m. É anormalmente baixo para navios deste tipo. Isto para quem gosta de navios e os vê há muitos anos, desconfia que aqui há algo especial neste navio. E há mesmo. 

O Topaz Belaya, navega com o IMO 9811579, e com registo no porto de Astrakhan na Rússia.  Astrakhan situa-se próximo do Mar Cáspio, o que significa que este navio poderá nunca ter visitado o porto no qual está registado.

Atendendo a que este navio possui 17 (!) navios irmãos todos iguais facilmente se conclui que são uma série de navios construídos para navegar em canais e águas interiores como são o caso dos rios Don e Volga na Rússia e Mar Cáspio. Este navio foi construído no estaleiro Vard Vung Tau, no Vietnam. Um estaleiro subsidiário do grupo Norueguês VARD (parte do grupo Italiano Fincantieri).

Através deste link podemos ficar a conhecer com grande pormenor a história e o porquê de tantos navios iguais. Recomendo vivamente a leitura caso queiram aprofundar e conhecer mais sobre o Topaz Belaya, um projecto que visou substituir os rebocadores e barcaças no transporte em águas interiores de cargas ligadas ao sector energético (petróleo, gás e energias renováveis), sobretudo na Rússia. Isso explica o porquê das limitações em termos de dimensões do navio, quer em altura (possibilidade de transitar debaixo de pontes com vão livre baixo) e limite físico em comprimento e largura para as eclusas de determinados rios onde está previsto navegar. Este navio é o resultado da mudança e evolução no sector marítimo e dos transportes com o resultado do conhecimento e capacidades técnicas dos últimos anos nas mais diversas áreas do conhecimento, resultando num produto extremamente eficaz e bastante competitivo. Veja o vídeo.

O navio é dado como propriedade da P&O Maritime Logistics, pelo estaleiro que o construiu. Contudo opera no mercado energético pela Topaz Marine e ostenta também o logótipo do gigante Blue Water Shipping um player mundial no transporte e logística especializado. 

Este é um navio certamente especial e envolvido em muita história recente. Um dos muitos que poderá estar de visita a Lisboa esta única vez na sua vida de navio e que tem muito para contar no mundo do shipping devido a todas as empresas e grandes grupos económicos que o rodeiam e a ele estão ligados de forma directa ou indirecta.  Tem a sua partida de Lisboa agendada para o próximo dia 15 (segunda-feira) pelas 23:30 h. 

Este post explica todo este navio especial que à vista desarmada para alguns seria apenas mais um navio fundeado no rio Tejo.

Tuesday, March 9, 2021

O choque dos Fernandos


Fernando Namora, navio gémeo do Fernando Pessoa
Segundo o site da Autoridade Marítima Nacional, ontem os dois Fernandos da Transtejo/Soflusa, sofreram um pequeno acidente do qual apenas resultaram danos materiais em ambos os navios de transporte fluvial no rio Tejo. Os navios acidentados foram o Fernando Pessoa e o Fernando Namora, resultando deste acidente a impossibilidade dos navios voltarem a navegar sem novo certificado de capacidade de navegabilidade válido. Um pequeno acidente em dezenas de manobras diárias que estes navios efectuam com sucesso no Tejo.

Duas imagens da Autoridade Marítima Nacional, onde mostram os danos resultantes do acidente, disponibilizadas no seu site, aqui.


Saturday, March 6, 2021

Funchal

Após a venda do paquete Inglês (até soa mal, dizer que o nosso paquete é Inglês, mas é verdade), Funchal, este continua no lugar do costume. Atracado no cais da Matinha, desconhecendo-se quais os planos para o navio e o seu ilustre desconhecido comprador. Continuamos a defender que o navio pode muito bem ficar ali como navio hotel, pois toda a área envolvente está a transformar-se e a deixar a decadência em que esteve durante décadas e está a tornar-se numa zona de novos ricos, que sempre poderão vir a fazer parte da clientela do navio para ajudar dessa forma a custear algumas despesas de manutenção.

Halki

Mais umas fotos do navio Halki, visto de outra perspectiva. O Halki ainda se encontra no cais do estaleiro da NavalRocha onde esteve a instalar um sistema de tratamento de águas de balastro.

O regresso dos cruzeiros a Lisboa

Esta semana o porto de Lisboa, apresentou pela primeira vez desde Março do ano passado, um plano de escalas para os próximos navios de cruzeiros que irão visitar Lisboa com passageiros a bordo. Embora ainda precoce e sabendo-se que este plano pode não vir a ser cumprido devido à atual pandemia, não deixa de ser um sinal de que existe vida para além da pandemia, e também será um sinal de que existem e estão criadas condições para que se possa retomar uma vida normal após a pandemia, embora tal como todos sabemos, com restrições e alterações ao que conhecíamos até agora. 

Resta-nos esperar e crer que poderá mesmo ser uma realidade o regresso da actividade turística através dos navios de cruzeiros, ao porto de Lisboa. 

Assim o primeiro navio programado, é o Mein Schiff 3 que tem escala agendada para o dia 5 de Abril, seguindo-se a este o AIDAstella, no dia 6 de Abril. Ambos navios que já visitaram Lisboa anteriormente e que aqui pretendem continuar a operar e efectuar escalas. A previsão de escalas poderá ser consultada no site do porto de Lisboa, aqui

De notar que desde Março de 2020, até ao dia de hoje, encontram-se navios de cruzeiros em Lisboa, e por cá alguns efectuaram escalas, mais ou menos demoradas, mas nenhum operou com passageiros.


Atualização dia 9 de Março 2021: Entretanto a programação de cruzeiros prevista, foi retirada do site do Porto de Lisboa, e foi substituída pelo Despacho nº 2300-A/2021 que basicamente diz ao Porto de Lisboa para ter calma antes de lançar foguetes. 

Thursday, March 4, 2021

Halki e Anafi

Anafi auxiliado pelo rebocador Sirios na proa e Montemuro na popa
O Halki e o Anafi são dois navios tanque, que têm efectuado serviço de bancas em Gibraltar e Canárias, ultimamente. Fazem parte da frota da MM Marine, uma companhia que opera uma frota de navios tanque e que tem vindo ao estaleiro da NavalRocha, em Lisboa, proceder a reparações dos seus navios tanque, tal como temos vindo aqui a mostrar. Os navios da frota da MM Marine estão baptizados com nomes de ilhas Gregas e operam todos com um esquema de pintura comum. Hoje ao final do dia deu entrada na doca seca número 1 do estaleiro NavalRocha o navio Anafi, local de onde havia saído no dia anterior o seu colega de frota Halki e que agora se encontra no cais do estaleiro.
O Halki que saiu da doca seca no dia de ontem.

Os dois casarios a cruzarem-se na bacia do estaleiro.

Friday, February 26, 2021

Mais um graneleiro Chinês

Com a China a dominar o Mundo depois de ter roubado o conhecimento dos países desenvolvidos escravizando os seus cidadãos para produzirem bens baratos de forma a poder satisfazer a luxúria do resto do Mundo, é cada vez mais banal os produtos Chineses chegarem às nossas mãos e estarem perto de nós. Desde os telemóveis aos navios que transportam os cereais que importamos para transformar em produtos genuinamente Portugueses, como massas e bolachas com selo de produtos nacionais. Este registo deste navio é apenas mais um mau exemplo dessa globalização mal pensada.
Este casco não vê tratamento talvez desde que saiu do estaleiro de construção...

O Shandong Fu You, é um navio Chinês que ostenta o registo de Hong Kong. É um navio relativamente novo, 3 anos. O Shandong Fu You, veio de Nova Orleães e operou no terminal de cereais da Trafaria. Depois fundeou no Tejo e tem previsto seguir para Hamburgo, depois de Lisboa.

Diz-se que falta um acento no FÚ. Será mesmo?
É um navio com 229 m de comprimento e 32 m de boca (Panamax), com um calado de 13,1 m. É operado desde Singapura pela SDTR Marine Ltd, uma empresa ali sedeada, que opera mais 9 "Shandong's Fu". É uma empresa especializada no transporte de granéis sólidos. Shandong fica situada a 738 kms de Whuan. Apenas por curiosidade e just in case...

Uns dizem que Shandong Fu significa Boa Fortuna, outros que significa Montanhas de Este. É mesmo tipico Chinês, não se percebe nada, mas enganam-nos bem e assim vão destruir o Mundo connosco a permitir que nos tragam cereais em troco de "fletes balatos".

Apesar de tudo é um navio bonito e que acabou por conquistar o Tejo, quando todos os outros já se foram embora, afastados por um vírus Chinês, o produto de maior duração que alguma vez a China produziu.

Tuesday, February 23, 2021

Niledutch Antwerpen


Um registo muito pobre da proa do porta contentores Niledutch Antwerpen, que efectuou hoje escala em Lisboa, na sua habitual rota com ligação a África. Saiu ao início da noite com destino a Algeciras, onde deverá chegar na próxima sexta-feira. O regresso a Lisboa, na nova viagem a iniciar na Antuérpia no dia 7 de Abril, está previsto apenas para o dia 13 de Abril. Espero por essa altura poder ter mais liberdade de circulação para que o possa registar de forma mais conveniente pois é um navio merecedor de um melhor registo neste blogue.

Sunday, February 21, 2021

A espera demasiado longa...

Registo dos únicos dois navios de passageiros que permanecem atracados em Santa Apolónia, aguardando serenamente o reinício da sua actividade. Um cais sem navios é triste, mas um cais com navios parados demasiado tempo também é demasiado triste. Pois os navios foram feitos para navegar...

Thursday, February 18, 2021

Ilha da Madeira

Registo de mais uma subida do rio Tejo, pelo navio Ilha da Madeira, na sua escala semanal em Lisboa, que acontece normalmente às quintas-feiras. O navio vem do Caniçal na ilha da Madeira e após descarga e carga, volta ao mesmo porto. 
Pelo final da tarde chegou também a Lisboa, a reboque a draga Pearl River, proveniente de Gibraltar. Esta draga com 182 m de comprimento e 28 m de boca, dirige-se para Roterdão e a escala em Lisboa é indicada como devido ao mau tempo no mar. Como se dirige a reboque, a ondulação elevada pode ser a principal causa, uma vez que pode originar a perda do reboque e consequentemente a perda do controlo sobre o navio.