Friday, August 7, 2020

Aurette A

Um dos maiores navios que operam para o Grupo Sousa, grupo empresarial madeirense que possui a maior frota nacional de navios mercantes. Porém o Aurette A, opera para este grupo em regime de fretamento, daí nem se encontrar caracterizado com pinturas do grupo Sousa. É um navio de 154,54 m de comprimento, 24,5 m de boca e desloca 14236 toneladas. Tem capacidade para transportar até 1199 contentores de 20 pés. Foi construído em 2002 na Alemanha e presentemente navega com a bandeira de Malta. É propriedade da Arkas Shipping & Transport com sede em Izmir, Turquia.
O Aurette A e o Furnas pela sua popa. Ao fundo o Monte Brasil e o Max Stability. 
O Terminal de contentores de Santa Apolónia.
O nome do proprietário no casco do navio que está ligado à rota de Algeciras.

O cargueiro Sava

O cargueiro Sava é um dos muitos navios anónimos que passam por Lisboa, trazendo as mais elementares coisas que nos entram em casa. Tal como muitos outros navios o Sava navega com uma bandeira de conveniência que facilita a escravidão a bordo, e promove os benefícios fiscais para o seu operador. Num meio onde a concorrência do preço dos fretes diminui a cada dia, este acaba por ser o esquema encontrado por armadores, para conseguirem manter-se no mercado. Obviamente que todos perdem, começando pelas tripulações que deixam de ser tripulantes para serem escravos modernos. Incluem-se também nas perdas os consumidores, de forma indirecta e suavizada ao longo de muito tempo. Esta questão poderá ganhar alguns contornos relevantes atendendo ao recente acidente com o navio Russo  Rhosus, em Beirute, mas poderá também ficar esquecida por conveniência de muitos, tal como até aqui tem acontecido. Não nos podemos esquecer que um navio carregado representa milhões em mercadoria.
O Sava é um navio de 1999, ex-Serenay 1 e ex-Boterdiep. Tem 121 m de comprimento e 15,85 m de largura em cima de 5680 toneladas. Navega com o IMO 9158082 e porto de registo em Port Villa. Começou a navegar para os Holandeses, mas em 2013, passou para a Turquia, onde se mantém ao serviço da Sava Shipping Line Corp. através da Kamer Marine Denizcilik Ic ve Dis Ticaret Ltd. 
É um navio de carga geral, considerado pequeno, face aos gigantes existentes no mercado. Na altura da foto apresentava-se bem cuidado, fundeado no Tejo com o cabo da âncora a passar pelo bolbo de proa para estibordo.

O Royal Clipper deixou a quarentena em Lisboa

Acabou de deixar Lisboa, esta semana, dia 5 de Agosto, o Royal Clipper. Daqui partiu com destino a porto Grego de Piréu onde está previsto chegar no próximo dia 17. Lisboa fica assim desprovida de navios de cruzeiros estrangeiros, em porto, numa altura em que algumas companhias de cruzeiros que por cá passavam já fecharam as portas e pelo menos 5 navios já desapareceram para sempre do mercado de cruzeiros.

Thursday, July 30, 2020

Aquarius Dignitus

Registo da passagem do navio de busca e salvamento Aquarius Dignitus por Lisboa, antes de ter entrado na doca seca do estaleiro NavalRocha onde foi reparado. O navio já deixou Lisboa e encontra-se agora ainda em território nacional, porto do Caniçal, onde deverá permanecer até  final de Outubro em aprestamentos, para conversão em iate de expedição, depois de ter estado a operar no Mediterrâneo no auxílio a imigrantes ilegais, ao serviço de organizações não governamentais, e com pouca credibilidade. É um navio com bandeira da Libéria, e propriedade de um armador Alemão. Tem 77 m de comprimento, 11,75 m de largura, e 5,6 m de calado. Foi construído em 1977 e inicialmente foi propriedade da guarda costeira da Alemanha que o utilizou na fiscalização da actividade piscatória. Ficou mais famoso, como Aquarious resgatando imigrantes ilegais no Mediterrâneo. Desconhece-se se algum dos perto de 30 mil resgatados trabalha agora a bordo, entre os 8 elementos da tripulação que está no navio.

Wednesday, July 29, 2020

Eemslift Nadine

Navio de transportes especiais, Eemslift Nadine, acostado no Cais do Beato onde esteve a operar, desde ontem, quando aqui chegou pelas 17 h precedente de Algeciras. Tem 111,6 m de comprimento por 17 m de boca e 5,95 m de calado. 
Recebeu o IMO 9671436, a bandeira Holandesa e navega as suas 5460 toneladas desde 2014, operado pela Amasus. Deve deixar Lisboa com destino a Bilbao. Apesar de não serem frequentes em Lisboa, sempre por cá vão marcando a sua presença, sempre que os fretes das cargas assim o justificam.

Apesar de ter um casco com uma proa elevada, o casario tira-lhe alguma beleza. Possui duas gruas a estibordo para elevação de cargas.

Celtic Crusader

Pela popa do Celtic Crusader o Arklow Field e o Eemslift Nadine
O navio e a sua carga.
Navio de carga geral Celtic Crusader, carregando brita no cais do Poço do Bispo, em Lisboa. A nuvem de poeira, levantada deve-se ao movimento de carga e descarga desta matéria prima natural. Daqui parte para Málaga. O Celtic Crusader é um navio misto, carga geral e porta contentores. Tem 88 m de comprimento, 12,8 m de boca e 5,47 m de calado. Tem capacidade para 180 TEU's. 


O Arklow Field, provavelmente a carregar areia.

Tuesday, July 28, 2020

Tina C

O navio Inglês Tina C, registado no porto de Cowes na ilha de Wight, considerado pequeno, devido às suas 3391 toneladas e 100 m de comprimento.
O momento da foto que só acontece em Lisboa.
O logótipo da Carisbrooke na chaminé e a escada de costado pronta para o desembarque do piloto.
Cargueiro Tina C, navio de carga geral, desfilando no rio Tejo, na tarde do dia de ontem, em direcção à foz, com destino a Setúbal. O Tina C é um navio que navega com o IMO 9416331 e cujas características técnicas disponibilizadas no site do seu operador, podem ser consultadas no ficheiro abaixo:
A proa do Tina C sulcando o Tejo em direcção ao mar.
Iluminação já ligada, pois a noite acabava de começar.

Josco Yongzhou, navio novo

Navio com registo em Hong Kong que se encontra a operar no terminal de cereais da Tagol. Chegou a Lisboa no passado dia 23, atracou no terminal da Trafaria e dali saiu em direcção ao terminal da Tagol.
Esta movimentação pouco habitual, poderá dever-se ao facto do navio ser novo, ou de ali ter aguardado cais para operar na Tagol. 
A sua partida de Lisboa está estimada para quarta-feira dia 29 de Julho com destino a Cartagena. Teve precedência do porto Brasileiro de Vila do Conde. Este é um navio acabado de construir que tem apenas alguns meses. Tem como data de construção o mês de Maio. Tem como dimensões principais, 199,90 m de comprimento, 32,24 m de boca e 18,60 m de calado. Navega com o IMO 9872511, e esta é possivelmente a sua primeira viagem, a entrega da sua primeira carga.
A sua construção já foi afectada pela atual pandemia, e começou a operar mesmo em tempos bastante conturbados. Tendo a sua entrega dependido apenas da amizade existente entre o estaleiro e o dono do navio. A entrega do navio por parte do estaleiro, aconteceu a 20 de Março e foi formalizada através de vídeo. Aconteceu paralelamente com o seu outro navio gémeo. Ambos tinham a denominação de estaleiro Dacks DE073 e Dacks DE074. Como a maior parte dos navios cargueiros, não tem direito a grandes celebrações de entrega ou baptismos de primeira escala. Os navios cargueiros, servem apenas para trabalhar, não para diversão, logo passam a maior parte das suas vidas despercebidos à maior parte dos comuns cidadãos. 
Este navio saiu do estaleiro Dacks, uma joint venture entre o Ocean Shipping Group Company (COSCO) e a Kawasaki Heavy Industries, Ltd (KHI). Este estaleiro é um dos maiores do mundo e pretende mesmo alcançar o topo mundial na construção de navios mercantes. Possui a maior doca da China com 700 m de comprimento. Neste momento encontra-se afectado na sua capacidade de produção pela atual pandemia, mas mesmo assim consegue meter no mercado navios como este, que podem atingir os 15,8 nós de velocidade deslocando 61000 DWT.


O casco do Josco ainda brilha de novo...

Monday, July 27, 2020

Excalibur

Excalibur, essa grande espada do rei Artur, muito associada à soberania Britânica...contudo hoje o Excalibur que veio hoje ao Tejo meter combustível é apenas um navio tanque, colosso em dimensões. Não deixou indiferentes os que passavam e das margens do rio e que desde a ponte o viam, durante a sua escala de cerca de 9 horas. Daqui saiu pelas 21 h com destino a Gibraltar. 
O Excalibur saiu no dia 6 de Julho da Holanda, do porto de Roterdão e encontrava-se já ao largo de Cádiz. Contudo veio desde Cádiz até Lisboa para abastecer, talvez muito provavelmente pela demora ou impedimentos de entrada em portos Espanhóis, situação que se desconhece. 
O leme a marcar 10 metros...
É um navio com 18 anos de idade e capacidade para 138 000 metros cúbicos de gás natural. Tem 277 m de comprimento, 43,4 m de boca e mais de 10 m de calado. Navega com o registo do porto Belga de Antuérpia. 


Zona de serviço dos tanques de transporte do navio

Wednesday, July 22, 2020

Manisa Aurora

O navio Português Manisa Aurora operando no cais do Beato em Lisboa. Este navio ostenta na sua popa a bandeira de Portugal, não tendo nenhum porto de registo. Ostenta apenas uma palavra Portuguesa, Madeira, no casco, o que não lhe confere um porto de registo mas sim um paraíso fiscal ao abrigo das leis marítimas internacionais. Esta situação é comum a muitos navios "Portugueses" ou àqueles que aqui se lavam.
Este navio tem 8 anos, 108 m de comprimento e 18,2 m de largura. Navega com o IMO 9583055, e tem 5630 toneladas. 
Teve precedência de Marrocos e tem partida prevista para Bissau, embora ainda sem data. Ao que parece encontra-se a carregar materiais de construção. Note-se que muitas empresas Portuguesas da área da construção, que trabalham em África, costumam abastecer-se em Portugal, uma vez que lá é muito difícil conseguir matérias primas que garantam qualidade de construção. Neste processo o transporte marítimo é essencial.