Friday, May 8, 2020

Funchal

Continua disponível em anúncios de venda, na internet, o navio Funchal. No cais da Matinha, a mais absoluta calma e tranquilidade, daquele que podia se tornar num dos mais bem sucedidos hotéis de Lisboa...falta visão.

Tuesday, May 5, 2020

Um navio com medo de piratas

Navio hidrográfico e de pesquisa geofísica, Fugro Supporter que chegou no dia 3 pelas 10h, desde as Canárias para abastecer-se. A sua saída está prevista para o dia de amanhã novamente com as Canárias como destino anunciado. Navio construído em 1994, com o IMO 8518364 e 2065 toneladas. Tem 75 m de comprimento, 12,5 m de boca e 5,3 m de calado. Tem capacidade para receber 47 pessoas a bordos entre as quais 17 tripulantes. Este navio está vocacionado para a inspecção de cabos submarinos.

Não deixa de ser interessante a protecção com arame farpado militar que o navio ostenta ao longo de todo o casco contra a pirataria, nada usual nos navios que visitam Lisboa. A razão disto será porque provavelmente esteve ou estará a operar numa zona onde a pirataria ainda existe. Sendo um navio que não se consegue deslocar rápido (12 nós) e devido ao tipo de actividade que desempenha, necessita de ter acesso à água, então teve de recorrer a este tipo de protecção adicional para que piratas não subam a bordo e ataquem a tripulação que segundo as regras no mar, não pode estar armada, tal como todos os cidadãos civis, em terra.

MSC Fantasia e SeaDream I

Continua estacionado no cais de passageiros de Santa Apolónia, em Lisboa o navio MSC Fantasia. Com a situação mundial instável, em termos de evolução da pandemia por Covid-19, as companhias continuam sucessivamente a adiar o recomeço das suas actividades, esforçando-se por manter os navios com tripulações mínimas e estando de momento algumas a efectuar o repatriamento de tripulantes utilizando os próprios navios. Não existe ainda uma data conhecida para saída deste navio de Lisboa. A MSC Cruzeiros, estendeu o seu período de suspensão de actividade de toda a frota até ao próximo dia 10 de Julho. 

Portugal, neste momento encontra-se em estado de calamidade, sendo que existem ainda muitas restrições à livre circulação de cidadãos, nas ruas e quanto ao tipo de actividades de podem desempenhar. Contudo continuam a chegar ao país estrangeiros por via aérea, o que não se consegue muito bem entender. 

A receber mantimentos esteve hoje o SeaDream I, este navio também sem data de saída ainda prevista, tal como o seu irmão gémeo que deverá deixar o estaleiro naval dentro de 2 dias. Na zona da piscina os tripulantes do SeaDream I improvisaram um campo de basquetebol para ajudar a passar o tempo, a bordo.

Monday, May 4, 2020

Navios clássicos

Recordando a escala de 2 navios clássicos em Lisboa, o Astoria operado pela Britânica Cruise & Maritime Voyages e o Saga Pearl II, operado pela também Britânica Saga Cruises. Curiosamente o Saga Pearl II anteriormente já se tinha chamado Astoria, pela Transocean Tours. Atualmente o Astoria encontra-se em Londres aguardando o final da pandemia Covid-19 e o Saga Pearl II, após ter sido substituido pelo Spirit of Discovery, na Saga Cruises, foi vendido e encontra-se no porto de Perama à espera de novos operadores. Em Janeiro foi anunciado que o Astoria terminará o contrato com a Cruise & Maritime Voyages em Outubro próximo. Esperamos que ambos possam sobreviver à atual pandemia e navegar por mais alguns anos.

Thursday, April 30, 2020

Tall Ships adiada

Uma decisão hiper tardia, mas acertada. A Tall Ships 2020, que iria acontecer em Lisboa de 2 a 5 de Julho, foi adiada para 2021. Acontecerá de 2 a 5 de Setembro de 2021. O adiamento do evento está relacionado com o elevado aglomerado de pessoas que este evento trazia à cidade. Em 2021, esperamos pelos grandes veleiros e por uma normalidade da situação a nível mundial. 

Terminal de Santa Apolónia afectado pela Covid-19

O terminal de contentores de Santa Apolónia foi afectado pela doença Covid-19. Segundo a comunicação social um dos seus trabalhadores foi detectado com a doença e as medidas da Direcção Geral de Saúde foram implementadas no local, estando a actividade do terminal suspensa. Apenas de notar que é a partir deste terminal que as ilhas Portuguesas fazem as trocas comerciais com a região de Lisboa, podendo dessa forma esta situação poder afectar o normal decurso das operações com as ilhas.

Tuesday, April 28, 2020

Cais de Gaia

Bonita imagem do cais de Gaia, antes dos actuais acontecimentos, onde se pode ver da frente para trás, no cais, os dois veteranos dos mares da Madeira, o Pirata Azul e o Independência da Barcadouro, atrás destes está o navio da Douro Azul, Douro Queen e o mais escondido de todos o navio Douro Cruiser  da Nicko Cruises. De braço dado com este, está o Viking Osfrid, no meio, da Viking Cruises e por fora encontra-se o Douro Splendour também da Douro Azul. Melhores dias virão e espera-se que todos voltem a navegar com turistas pelo Douro acima e Douro abaixo, até à fronteira com Espanha.
De um outro ângulo vemos de braço dados os navios Viking Osfrid, por fora, e Viking Torgil no meio. No cais, o Douro Cruiser e na proa destes o Douro Queen.

Monday, April 27, 2020

Pormenores

Anthem of the Seas, Girafa.

O ferro do Wind Surf, fora do sítio?
Wind Surf, recorte na chaminé para passagem de cabos e mastros

Saturday, April 25, 2020

barco Évora

A "nova" chaminé do barco Évora.
Reflecte tudo aquilo em que o turismo se tornou...

Douro Internacional

A pequena embarcação, Douro Internacional, navega na parte do rio Douro que já não é acessível aos hotéis que navegam no Douro. Parte do cais da Congida em Freixo de Espada à Cinta, e faz percursos de cerca de uma hora e meia no rio Douro. Possui capacidade para 40 pessoas, bar, instalações sanitárias e ar condicionado. Ao remarcar as suas férias deste ano não se esqueça qual é o país mais bonito para visitar. Visite a página do operador, fique a conhecer mais algumas imagens deste destino e os contactos do mesmo.
Esta parte do rio Douro, conhecido como Douro Internacional, é a fronteira natural entre Portugal e Espanha. É uma região de parque natural, onde se podem observar enormes escarpas sobre o rio e onde habitam aves de rapina que se encontram ameaçadas de extinção. Estas ali encontram a sua casa e um lugar seguro para nidificar. Entre as espécies ameaçadas que vivem nesta zona podem observar-se a cegonha preta, o abutre do Egipto e a águia real, entre cerca de 125 espécies que se podem encontrar no parque natural do Douro Internacional.
O desenvolvimento do percurso desta embarcação faz-se entre duas barragens, numa zona não acessível por eclusas, num troço onde rio chega a atingir 70 m de profundidade entre as escarpas estreitas. 
Os operadores desta região são por norma operadores mistos, por razões geográficas.