Thursday, March 19, 2020

MSC suspende actividade de toda a frota até 30 de Abril

Os 17 navios da MSC Cruises irão parar até ao próximo dia 30 de Abril, segundo o comunicado oficial da companhia. Aqueles que ainda se encontram a navegar, estão a fazê-lo apenas para deixar os seus passageiros nos portos de desembarque. 
Em comunicado, a companhia oferece várias opções incluindo retorno de pagamentos a 100% entre outros tipos de incentivos para remarcação de novas viagens. Note-se que a MSC Cruzeiros é a líder de mercado em Portugal neste sector de turismo. 

Hamburg em Setúbal

Hamburg ao largo de Setúbal enquanto aguardava a entrada no estaleiro naval da Lisnave. Ao momento o navio está no interior do estuário do Sado, próximo ao estaleiro naval aguardando as manobras que o levaram a plano seco para manutenção programada. Um pouco por todo o Mundo os restantes navios de cruzeiros encontram-se a terminar as viagens que haviam iniciado antes do agravamento das restrições de circulação impostas pelos diferentes governos a nível internacional. Algumas viagens foram alteradas e foi dada prioridade aos desembarques em portos de origem ou hub's das companhias de navegação.

Monday, March 16, 2020

Marella Celebration

O navio de cruzeiros Marella Celebration encontra-se prestes a entrar em Lisboa. Após ter sido rejeitada a sua escala. No Funchal, o navio seguiu viagem e mantém o itinerário pré definido apesar do Porto de Lisboa não estar a aceitar desembarques. Provavelmente vem abastecer combustível e mantimentos e seguirá viagem. 

Saturday, March 14, 2020

Black Watch leaving Lisboa

Black Watch impedido de desembarcar passageiros em Lisboa

O navio Black Watch efectuou hoje uma escala em Lisboa, que fazia parte da sua programação de escalas normal neste porto. Devido às medidas de contenção decretadas pelo governo Português e atendendo à grave situação a nível mundial, os passageiros foram impedidos de desembarcar e permaneceram a bordo enquanto o navio foi abastecido. Partiu mais cedo em relação ao horário previsto, tendo agora Southampton como porto de destino e desembarque dos passageiros. Após isto o navio irá parar, tal como aconteceu já com 13 companhias de cruzeiros a nível mundial que estão a parar a sua actividade. A Fred. Olsen irá parar a sua actividade até ao dia 23 de Maio. 



Desejo boa viagem aos passageiros do Black Watch e espero que possam regressar a Lisboa e conhecer a cidade que hoje viram recusar a sua entrada, por motivos de saúde pública e global, pois assim evitou-se que aqui possam ter sido infectados com um inimigo que não se vê nem se sabe onde está. Uma das medidas de controlo mais eficaz da pandemia é evitar os contactos pessoais e interacções sociais. O mercado de cruzeiros, uma importante indústria de turismo a nível mundial, está a parar a sua actividade implicando isso perdas incontáveis em valores numerários, mas acima de tudo a prioridade é a mesma que a principal regra de quem anda no mar; a salvaguarda da vida Humana, que é o valor maior.

Thursday, March 12, 2020

Limitação de navios de cruzeiros (Covid-19)

Os navios de cruzeiros estão proibidos de desembarcar passageiros nos portos nacionais, excepto se forem cidadãos nacionais. Os navios podem continuar a atracar mas não podem efectuar desembarques. Só podem efectuar abastecimentos. Estas medidas decretadas pelo governo Português visam o impedimento de surgimento de cadeias de contágio, quer importação quer exportação das mesmas. Inserem-se nas directivas da Organização Mundial de Saúde e devido ao estado de Pandemia decretado por esta.

Sunday, March 8, 2020

Grande Sicilia

O navio Italiano Grande Sicilia atracado no cais de exportação da Auto Europa, em Setúbal.

Lisnave - Mitrena

Registo fotográfico de alguns dos navios que se encontravam este fim de semana em reparação no maior estaleiro de reparação naval Português, a Lisnave, na Península da Mitrena, no rio Sado, Setúbal.
O East Coast no momento de manobra de entrada numa doca seca do hydrolift da Lisnave. 
A HAM 318 uma das dragas que se encontram ali em reparação.
As dragas HAM 318 e a draga Pedro Alvares Cabral que apesar do nome não é Portuguesa.
O navio Essayra que gerou um alerta de Covid-19 quando chegou a Setúbal, vindo da China. Estava tudo bem com a tripulação.
Graneleiro com 180 m de comprimento por 30 m de boca.

O porta contentores Monte Sarmiento (272 m x 40 m). Bandeira do Brasil
East Coast, navio tanque químico com bandeira do Canadá. 183x27m. 

Monte Sarmiento, Essayra e Ham 318
O East Coast já na doca nº 33
O Graneleiro Azul Victoria com 299 m e 50 m de boca. Registo do Panamá.

Thursday, March 5, 2020

Alps


O Alp Winger e o Alp Centre, dois navios que se encontram em Lisboa a aguardar a ida ao estaleiro para reparação programada. Trata-se de um rebocador oceânico e de um navio de apoio logístico (à direita na foto). Desconheço se o facto de atracarem lado a lado, estará relacionado com factos económicos.

Wednesday, March 4, 2020

Star Legend

Continua atracado em Santa Apolónia a preparar a ida ao estaleiro, em Itália, o navio Star Legend da WindStar Cruises. Desconhece-se as razões do atraso, mas podem relacionadas com a situação de doença infecciosa que se vive de momento, com as notícias que chegam de Itália.

A movimentação em torno do navio é grande, nomeadamente nas quantidades de materiais que saem do navio, devido à limpeza imperativa que tem de ser feita na zona do casco onde será efectuado o corte e acréscimo de secção.
A zona onde o navio será cortado ao meio e onde será adicionada uma nova secção com 25 m de comprimento
A partida do navio que chegou a estar prevista para o dia 1 de Março foi adiada para o dia 9 de Março, quando deverá largar cabos e partir de Lisboa. Quando aqui regressar trará um novo motor e uma nova secção na zona central, onde ao final do dia se servia o jantar à tripulação.

O Star Legend,  o rebocador Oceânico Alp Winger e o navio de apoio Alp Centre