Tuesday, November 12, 2019

World Voyager

Fotografias da construção do navio World Voyager uma cópia do navio Português recentemente inaugurado World Explorer. O World Voyager está sendo construído no estaleiro naval da cidade de Viana do Castelo, tal como o World Explorer o foi. Este será o segundo navio de três, previstos para a primeira encomenda da Mystic Cruises, a este estaleiro. 

O terceiro navio será o World Navigator. Estes navios destinam-se ao mercado de afretamento focado nos mercados emergentes de viagens de exploração, em destinos onde o Homem ainda pode ir poluir e conspurcar a Natureza pura tal como a Antárctida, Amazónia e aos sítios onde o turismo de massas não consegue chegar nos mega navios. 

O objectivo passa agora então por construir navios mais pequenos que lá consigam injectar centenas de passageiros, diariamente de forma a poder destruir os ecossistemas e criar desequilíbrios naturais em nome da ganância e do lucro fácil, com a venda sob as insígnias de turismo sustentável e amigo da natureza. Cada viagem individual é vendida a preços elevados face a outras opções de cruzeiros noutros destinos mais vulgares, o que faz com que estes navios possam eventualmente ter elevadas margens de lucro quando comparados com outros, daí que nos últimos anos o número deste tipo de navios cresceu de forma bem visível, entre as várias companhias de cruzeiros a nível mundial. Além disso são navios que não oferecem muitas opções de diversão a bordo, devido à limitação física do espaço existente o que significa que o retorno é maior face à oferta que é disponibilizada ao passageiro a bordo.
O Estaleiro Naval da cidade de Viana do Castelo concessionado até 2031, por uma renda mensal aproximada de 0,15€/m2 (415 mil €/ano)
Parte do estaleiro encontra-se concessionado a uma empresa de produção de componentes para a produção de energia, através de energias renováveis. Mais info aqui.

Sunday, November 10, 2019

Yacht Yas


Uma escala de 3 dias para o iate Yas em Lisboa, no que se supõe ser uma paragem para descanso da tripulação. Um iate bastante conhecido pelos amantes de iates, devido ao seu design  inovador e pelo facto de ser uma antiga fragata Holandesa reconvertida em iate. 

Trata-se da antiga fragata HNLMS Piet Hein (F811) de 1978. Saiu de serviço da Marinha Holandesa em 1998 quando foi vendida para a Marinha do Emirados Árabes Unidos recebendo o nome Al Emirat. Em 2008 saiu de serviço e em 2009 começou a ser convertida para o actual iate e com o aspecto atual. Atualmente é um iate privado, com registo em Geoge Town (Ilhas Cayman).



 A piscina vazia e o mobiliário arrumado e protegido evidenciam que esta pode ser apenas uma viagem de posicionamento.

Um pormenor interessante a escadaria de acesso aos pisos superiores, bem bonita e igual à que se chegou a pensar em colocar no paquete Funchal.


A chaminé escondida no mastro principal acaba por sujar parte do iate
Grandes superfícies curvas de vidro espelhado caracterizam o design diferenciador deste iate.

Transatlântico MSC Divina

Escala hoje em Lisboa, o navio MSC Divina, uma escala que se insere nas passagens frequentes dos navios MSC pelo porto da capital Portuguesa. 
O navio chegou pelas 7 h com proveniência de Valência e tem a sua saída agendada para as 18 h com destino a Ponta Delgada onde irá efectuar uma escala com pernoita. 

Um briefing na ponte, talvez de preparação para a travessia do Atlântico
Assim como os briefings de segurança
Ao passo que a manutenção do navio não pode ser descurada
Já os passageiros trazem os hábitos dos sítios de proveniência...


O MSC Divina, neste momento está a efectuar a viagem de travessia transatlântica, com a duração de 31 dias. Esta viagem teve início em Génova e irá terminar em Miami no próximo dia 6 de Dezembro. Daí e durante o Inverno Europeu o navio operará nas Caraíbas, com viagens que podem começar a partir de pouco mais do que 150€ (apenas viagem, acrescem outros custos). 
A piscina que apesar de convidativa não conseguiu atrair passageiros, devido às temperaturas mais amenas de Lisboa, hoje.
O mesmo aconteceu ao campo de jogos...deserto.

Volta a efectuar escalas em Ponta Delgada e Lisboa nos próximos dias 1 de Abril e 4 de Abril respectivamente, no regresso ao Mediterrâneo já na primavera. Ao passarmos pelo navio registamos o que por ali está a acontecer, além da normal entrada e saída de passageiros e tripulantes. No momento da nossa passagem o navio recebia um abastecimento composto por vários camiões ao mesmo tempo que deixava em Lisboa algum lixo devidamente acondicionado.
A comparação possível entre a dimensão do navio e os camiões


A estrela das 12 pontas, o símbolo da companhia que todos os navios ostentam na sua chaminé. Mediterranean Shipping Company, o significado das letras nela inscritas.

Sunday, October 27, 2019

O Funchal

Mais uma passagem pelo cais da Matinha que ao que tudo indica em breve voltará a ficar livre ou ocupado por batelões, pois o navio Funchal deixou de ser Português e com essa mudança significa que a sua partida de Lisboa poderá estar para breve. Fala-se em Liverpool como destino, mas aqui entre nós ainda acreditamos que nomes como Chitagong, Alang ou Turquia ainda podem ser o próximo destino do mais bonito navio Português. É esperar para ver o que lhe irá acontecer. Esperemos que Liverpool seja mesmo verdade...

Saturday, October 26, 2019

Cruzeiros em Lisboa

No final de Outubro Lisboa continua a receber um movimento significativo de navios de cruzeiros. Hoje foi mais um desses dias com o registo de 4 escalas de navios de cruzeiros. A saber-se, o Costa Favolosa, o AIDAperla, o Saga Sapphire e o Variety Voyager. 
O Variety Voyager foi o primeiro a chegar, ontem ao final do dia, início da noite, vindo de La Coruña. Também será o último a partir, amanhã pelas 19h com destino a Portimão.
Pelas ordens de chegada, seguiu-se o AIDAperla com origem também em La Coruña e com destino a Santa Cruz de Tenerife, nesta sua viagem posicional do Norte da Europa para as Caraíbas com cruzamento do Atlântico com passagem a Sul (Canárias). Saiu de Lisboa pelas 15h. 
Pelas 6 h chegava de Málaga a Lisboa o Costa Favolosa, em mais um dos seus cruzeiros com visita prolongada a Lisboa. Sairá amanhã pelas 15h com destino a Cádiz.
A terceira idade, o principal cliente da Saga Cruises
Pessoas que ainda lêem jornais, livros e mapas, conversam entre si. Espécimes raros de uma sociedade cada vez mais podre.
E aproveitam mesmo a viagem para descansar sem aparelhos electrónicos. Parabéns Saga por estes clientes de luxo.
Entretanto o comandante Richard Lambert espreita a cidade na asa da ponte do Saga Sapphire
Já o Saga Sapphire carregado com reformados, chegou de Southampton, pelas 7:30h e saiu pelas 18h com destino a Agadir.


Já os passageiros da Costa Crociéri, são de outro tipo...

Sunday, October 13, 2019

Os navios da gota

No fim de semana passado voltou a registar-se um movimento engraçado de navios no Tejo, com o único propósito de abastecerem e continuarem as suas viagens, sem efectuarem qualquer tipo de operação em cais deste porto. Assim Lisboa registou a passagem de dois navios ro-ro, um tipo de navios raro neste porto, devido à falta de interesse neste tipo de navios e inexistência de rampas para operações de carga e descarga. Os navios ro-ro que aqui operam, fazem-nos através de rampas próprias, de popa ou laterais que normalmente equipam este tipo de navios e que lhe possibilitam a operação em cais por acostamento de um dos bordos. 
No sábado o Tenerife Car, esteve em Lisboa a abastecer-se, na sua viagem de Vigo com destino a Tanger Med. Pertence ao grupo Espanhol Suardiaz. Já no domingo dia 6 foi a vez do MN Pelican que a caminho de França vindo de África realizou uma escala neste porto tal como o MN Calao da mesma companhia já havia tido feito no passado dia 10 de Agosto.

Wednesday, October 9, 2019

Um Cubano em Lisboa

Julius S, um dos inúmeros navios cargueiros "anónimos" que escalam Lisboa, desempenhando as suas funções de motores da economia global. Trata-se de um navio de 2004 com 207 de comprimento, por 30 m de boca, que chegou de Valência e sairá com destino ao Canadá, porto de Halifax, Nova Escócia. Efectua um serviço regular quinzenal denominado MEDCAN, que é a ligação marítima entre o Mediterrâneo, Canadá e Cuba com escala em Lisboa. O Julius S é operado pela Melfi Marine  Corporation, um empresa Cubana que através dos navios estabelece o comércio internacional com aquela Ilha, operando no porto de Mariel, a Oeste de Havana. 
O Julius S, é apoiado nesta ligação por mais navios, sendo que o próximo a escalar Lisboa será já o JPO Aries, no próximo dia 17. Curiosamente o JPO Aries, opera com a bandeira Portuguesa encontrando-se registado na Madeira.
Uma ficha completa com os dados do Julius S pode ser encontrada aqui.