A passagem pela Costa da Caparica (Cova do Vapor - Trafaria) |
Thursday, September 21, 2017
Tui Discovery 2
Registo da descida do Tejo do navio Tui Discovery 2, esta tarde, por volta das 17:30 h após ter deixado Lisboa com destino a Cádiz. O Tui Discovery foi um dos 4 navios que marcaram presença hoje em Lisboa. (Costa Mediterranea que aqui tinha pernoitado, Midnatsol e Island Sky)
Thursday, September 14, 2017
Variety Voyager
Mega iate ou navio de cruzeiros?
Quando o avistamos sem conhecer pode muito bem confundir-se com um iate. E é mesmo essa classificação que tem. Opera como navio de cruzeiros ao serviço da Variety Cruises com o conceito de iate.
Recebe 72 passageiros nos seus 36 camarotes, que são servidos por 33 tripulantes. Foi construído em 2011/12, na Grécia estaleiro de Perama. É um navio extremamente bonito, mas com uma aparente fragilidade típica dos iates.
Tem apenas 66 m de comprimento, por 12 m de boca e 3,4 m de calado. Navega com o IMO 9657090 e com a bandeira de Malta e porto de registo La Valleta. Possui 5 decks de passageiros que não são servidos por elevadores uma característica pouco comum em navios de cruzeiros actualmente.
À popa possui uma plataforma através da qual os passageiros podem ter acesso ao mar e nadar quando o navio se encontra fundeado. Como é um navio pequeno orgulha-se de ir onde os navios maiores não conseguem chegar. Os "tenders" do navio são dois botes zodiac, por serem muito fáceis de carregar e descarregar da plataforma à popa onde ficam alojados no navio. A moeda a borde é o Euro. Existe a política de ponte aberta, e não existem formalidades obrigatórias de vestuário.
Dia preenchido
O Variety Voyager, atrás dele e por ordem o Costa Magica, o AIDAstella e o Celebrity ECLIPSE. |
Hoje foi um dia bastante preenchido em termos de movimento de navios de passageiros em Lisboa. O porto registou 4 movimentos de navios de passageiros numa rotina que se iniciou pelas 6 h com a chegada do mais pequeno navio de todos os que hoje marcaram presença neste porto, o Variety Voyager. Este pequeno navio chegou de Leixões juntamente com o Costa Magica, sensivelmente pela mesma hora.
A eles, seguiu-se o Celebrity Eclipse pelas 10h, vindo de Málaga. Por último pelas 14 h chegou de Cádiz o AidaStella, sendo que este navio só irá sair de Lisboa amanhã pelas 16 h com destino a Cartagena.
O AIDAstella à chegada passando pelo Celebrity Eclipse. |
Os restantes navios deixaram Lisboa hoje. O primeiro foi o Costa Magica que rumou a Gibraltar pelas 18 h. Seguiu-se o Celebrity Eclipse com destino a Southampton pelas 20h e pela mesma hora, o Variety Voyager partiu para Portimão, tendo este atrasado a sua partida que inicialmente estava prevista para as 14h.
Tuesday, September 12, 2017
Costa Mediterranea
Registo da escala do navio Costa Mediterranea por Lisboa no dia de hoje, aquando da sua largada pelas 14 h com destino a Barcelona.
Saturday, September 2, 2017
Navios na Gronelândia
Entretanto pela Gronelândia foi avistado um outro ex-navio Português que "não prestava" para navegar nos mares dos Açores. O Spitsbergen, ex-Atlântida foi fotografado a navegar num dos mares mais difíceis do globo, numa das suas viagens de cruzeiro. Esta teve saída de Kangerlussuaq (Gronelândia) e vai terminar no dia de amanhã (3 de Setembro) em Bergen na Noruega. Entretanto em Ilulissat, foi avistado também o navio National Geographic Explorer. Ambos navios pequenos e "aventureiros" que vão a sítios mais recônditos e de uma beleza assustadora tal como a imagem do iceberg nos mostra.
Astoria de passagem
O único navio de cruzeiros oceânicos Português em operação, efectuou hoje uma passagem por Lisboa. O navio esteve algumas horas em Lisboa vindo de Leixões e daqui partiu pelas 16:30 h com destino a Gibraltar.
O Astoria encontra-se ao serviço do operador Francês, Rivages du Monde por um período de um ano. Até 30 de Outubro de 2018, o navio tem cruzeiros agendados ao serviço deste operador Francês, depois regressará à Cruise and Maritime Voyages que o fretou à Portuscale Cruises e que entretanto já anunciou que o navio deverá deixar a sua frota em 2018, pelo que depois de Outubro do próximo ano, o seu futuro ainda não é conhecido. O Astoria é um dos navios mais antigos ainda em operação, tem 69 anos (1948), capacidade para um máximo de 600 passageiros e 200 tripulantes. Tem 160 m de comprimento e 21 m de largura. Tem uma velocidade de 19 nós e navega com a bandeira Portuguesa, com registo na ilha da Madeira.
A passagem em frente ao mais recente museu de Lisboa, o MAAT, em Belém |
Under bridge |
E a despedida de Lisboa com a passagem pela Torre de Belém e Fundação Champalimaud. |
A viagem que o Astoria está a realizar |
Wednesday, August 30, 2017
A estreia do Silver Muse
Sensivelmente 4 meses após o baptismo o Silver Muse estreou-se em Portugal. Primeiro no porto de Portimão, onde esteve no dia de ontem ( 29 de Agosto) e no dia de hoje estreou-se em Lisboa. Aqui deverá pernoitar e terminar o seu cruzeiro que teve início em Monte Carlo, Mónaco no passado dia 21 de Agosto.
Sairá de Lisboa amanhã numa nova viagem, com início pelas 17 h com destino a Leixões. Esta viagem leva-lo-á até Southampton, para depois daí cruzar o Atlântico Norte e rumar ao continente Americano onde irá efectuar vários cruzeiros.
O mais recente navio da SilverSea Cruises segue o padrão de todos os outros navios da companhia, o requinte e qualidade. É um navio com 213,1 m de comprimento, 27 m de largura e 40700 toneladas. Tem 8 convés de passageiros (596 no total) e capacidade para 411 tripulantes. Navega com a bandeira das Bahamas e registo em Nassau, sob o IMO 9784350. A SilverSea Cruises costuma visitar habitualmente os portos Portugueses.
A acompanhar o Silver Muse esteve também em porto o navio Independence of the Seas, da Royal Caribbean International que deixou Lisboa pelas 16:30 h com destino a Vigo.
O Independence of the Seas, é um outro navio que habitualmente visita Lisboa e desperta sempre a atenção até dos mais distraídos para estes assuntos, uma vez que quer quando se encontra atracado quer quando sobe ou desce o rio Tejo, as suas dimensões não deixam ninguém indiferente à sua grandeza.
O navio porta contentores OPDR Tanger demandando de Lisboa com destino a Leixões. |
Um doa ma ferry da Soflusa comparado com o Independence of the Seas. |
Saturday, August 26, 2017
Star Legend
O Star Legend saindo de Lisboa cruzando-se com o navio tanque Sacor II. Ao fundo o graneleiro Olympic Pride e em primeiro plano o edifício da nova gare de passageiros do porto de Lisboa. |
Com início em Dublin e término da viagem em Lisboa, esteve hoje no cais de Santa Apolónia o navio Star Legend. O pequeno iate agora operado pela WindStar Cruises, partiu de Lisboa pelas 18 h iniciando assim mais um cruzeiro com destino a Portimão, numa viagem que o levará até Barcelona, com escalas em Sevilha, Gibraltar, Málaga, Alméria e Palma de Maiorca.
Construído na Alemanha em 1992, o Star Legend tem apenas 135 m de comprimento e 19 m de boca, o que fazem dele um navio pequeno, ou tendo em conta que foi construído destinado a um mercado de luxo, chamam-lhe um grande iate. Tem os irmãos mais velhos Star Pride e Star Breeze todos navios que transitaram da Seabourn para a WindStar Cruises.
Novo cruzamento com o navio tanque Rio Arauca |
Thursday, August 24, 2017
Tui Discovery 2
Efectuou mais uma escala em Lisboa, no dia de hoje o navio Tui Discovery 2, ex- Legend of the Seas. O navio teve precedência do porto de Leixões e pelas 17 h rumou a Cádiz onde vai estar no dia de amanhã. Saiu a barra do rio Tejo, local onde foi obtido o registo da sua saída de Lisboa, pelas 18 h. O Ex-Legend of the Seas, é um navio de 1995, com 264,26 m de comprimento e 37 m de boca. Navega com a bandeira das Bahamas e o IMO 9070620. Quando operava pela Royal Caribbean não era habitual a sua passagem por Lisboa, agora ao serviço da Thomson tem sido habitual a sua presença em Lisboa, juntamente com o seu irmão Tui Discovery ex-Splendour of the Seas.
Subscribe to:
Posts (Atom)