Sunday, March 2, 2025

Marina L

O navio porta contentores Marina L, operando no terminal da Yilport, em Alcântara, Lisboa. O navio com o IMO 9431331, Marina L, tem 160 m de comprimento, 25,4 m de largura e 10 m de calado. Tem uma capacidade de 1300 TEU. Navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Foi construído em 2009 e consegue atingir os 12,8 nós. Já ostentou os nomes O.M.Lenitatis, CFS Desriree, Mercs Jaffna e Julius. Na imagem vemos a carga simultânea de 2 contentores no porão do navio, com a utilização dos novos pórticos instalados recentemente neste terminal.

P26 Cassiopeia

A lancha de fiscalização, da Guarda Nacional Republicana, Cassiopeia, navegendo no Tejo, numa tarde de maré alta, altura em que os milhares de pescadores ilegais não se encontravam em actividade no rio.
Esta é uma construção dos estaleiros SeaRibs de Viana do Castelo. Faz parte de um conjunto de 4 embarcações Searibs SR39, financiadas pela União Europeia, para fiscalização e controlo de fronteiras. É classificada como um Coastal Patrol Boat, destinando-se à fiscalização e vigilância. São relativamente recentes pois ainda não completaram um ano no efectivo.
Não se confunda o P26 Cassiopeia, com NRP Cassiopeia com o número de amura P1153.

Thursday, February 27, 2025

Poço do Bispo

Uma imagem portuária bonita, mas que corresponde ao fim de linha do porto de Lisboa e dos seus cais acostáveis a navios de maiores dimensões. Na realidade este cais no Poço do Bispo apenas serve para a acostagem dos batelões que prestam serviços no rio. Na imagem vemos sete desses batelões e as duas gruas portuárias flutuantes, que penso serem as duas únicas gruas deste tipo no país. O acesso a este cais é livre, um dos poucos onde tal ainda acontece.
 

Wednesday, February 26, 2025

Karewood Star


Navio de carga geral Karewood Star atracado ao cais da Rocha Conde D´Óbidos, em Lisboa. O Karewwod Star é um navio com 127 m de comprimento e 16,84 m de largura. Atualmente navega com a bandeira das Bahamas, mas anteriormente já navegou com a bandeira Ucraniana e com o nome Mykola Slavov. Chegou a Lisboa proveniente do porto da Figueira da Foz, para efetuar reparações permanecendo em cais mais alguns dias.
Navega com o IMO 9363986. A sua capacidade de carga é de 331 TEU's e  9980 m³ de carga.

Andros

No dia em que o Zakhyntos deixou Lisboa, com destino a Gibraltar, apresentamos alguns registos do companheiro de frota, o Andros no interior da doca seca do estaleiro Naval Rocha, pela noite.



Ao lado do Andros encontra-se na doca seca nº 2 deste estaleiro o NRP Sagres.
 

Wilson Dagenham

O navio de carga geral Wilson Dagenham a operar no terminal do Beato. Nas fotos o navio encontrava-se com as portas do porão abertas e em trabalhos de preparação de carga.

Apesar de parecer grande, por estar vazio de carga, o Wilson Dagenham é um navio pequeno. Tem 81,25 m de comprimento 12.8 m largura e um calado de 7m. Em termos de tonelagem tem 2452 t GT. Nos seus porões pode transportar até 4672 m³ de carga ou 176 TEU's. É um navio com duplo casco. Foi construído em 1998 e na altura ostentava o nome S.C. Navol, tendo posterioremnte se chamado Peleus.

Zakynthos at night

O navio tanque, Zakynthos, de cara lavada, quase a deixar Lisboa, depois de uma pintura no estaleiro naval. Dentro da doca já está um dos seus companheiros de frota, o Andros, numa vinda ao estaleiro que se prolongará ao longo deste ano, para outros navios da frota da MM marine.
O Zakynthos deixa Lisboa hoje, dia 26 de Fevereiro de 2025, com destino a Gibraltar.

 

NRP Sagres no estaleiro

O NRP Sagres com o Palácio Nacional da Ajuda, ao pano de fundo, em mais uma noite de estadia em doca seca, nesta grande reparação a que está a ser sujeito.

De entre as intervenções que estão a ser realizadas a substituição de chapas do casco ganha algum destaque, por ser uma intervenção mais profunda. Esta intervenção está a decorrer no estaleiro da NavalRocha em Lisboa desde 17 de julho de 2024, estando a saída da Sagres prevista apenas para Abril (dia 19).
 

Tuesday, February 25, 2025

Évora à noite

O barco Évora em mais um Inverno, pouco tempo depois de ter terminado mais um dos seus cruzeiros pelo rio Tejo, vendo-se ainda a abandonar o navio, os seus passageiros. 
 

Tuesday, February 18, 2025

Pride

O pequeno navio de carga geral, Pride apanhado num momento em que revela um dos segredos dos navios pequenos, o seu enorme calado, que vai até aos 6,4 m submersos. O navio com 88,5 m de comprimento e 11,35 m de largura, navega com o IMO 9252931 e bandeira de Gibraltar. Tem 23 anos de idade (2002) e 2061 t GT. Foi construído na Eslováquia, pelo estaleiro Slovenske Lodenice A.S., em Komarno. Um estaleiro interior, situado a mais de 400 kms, em linha recta, do Mar mais próximo. A sua capacidade de carga é de 4165 m³ de carga a granel e 118 TEU's (Twenty Foot Equivalent Unit - 118 contentores de 20 pés, ou seja 118 contentores de 6 m).
O Pride já navegou com os nomes Accumersiel de julho de 2002 até junho de 2005, e como Wani Pride. Tem um duplo casco de aço, parcial. Consegue navegar a apenas 10 nós.  Deixou Lisboa com destino a Marrocos, Casablanca.
Interessante observar estas imagens com a proa do navio quase a sair de água, mostrando boa parte do seu reduzido bolbo de proa e mostrando o navio atracado em lastro, ou quase.