Sunday, January 26, 2025
Zakynthos
O navio de bancas Zakynthos, continua a sua lavagem de cara no estaleiro da NavalRocha. Pormenor da sua asa da ponte com o nome bem visível a bombordo.
Amor da Ilha e Avô Zuca
Duas das embarcações da Silnido que fazem a travessia da Ria Formosa entre Tavira e a Ilha de Tavira. Uma travessia de curta distância (pouco mais de uma milha náutica), operada por este tipo de emabarcações que possuem o seu auge da actividade na época de veraneio, uma vez que são a melhor opção para chegar às praias desta região de Tavira.
O Avô Zuca atracado ao lodo da embarcação Silnido. O Avô Zuca é uma embarcação do tipo trimaran do estaleiro Nautiber. Tem 17,80 m de comprimento e capacidade para até 300 passageiros. Tem 8 m de boca e está equipado com algumas comodidades como instalaões sanitárias. o seu pontal é de 2,15m. São retratos pouco habituais por este blogue, mas que mostram a realidade náutica do Sul do país. São uma boa opção de turismo "low-cost" mas verdadeiro e genuíno da realidade dos habitantes de Tavira. Tendencialmente este tipo de embarcações poderá vir a desaparecer nos próximos anos, pelo que ainda vale muito observá-las subindo e descendo o rio Gilão, em direcção ao mar.
Saturday, January 25, 2025
Ana Edite
A embarcação Ana Edite a seco, em Tavira. Esta embarcação opera na Ria Formosa em Tavira. Pertence à empresa Silnido e serve sobretudo para passeios marítimo turístico na Ria Formosa na zona de Tavira.
A Empresa Silnido efetua também o transporte regular de passageiros entre Tavira, rio Gilão (centro da cidade) e a Ilha de Tavira. Faz o mesmo serviço também entre as 4 Águas e a ilha de Tavira. A diferença entre ambos os serviços é que a partida de 4 Àguas permite uma travessia da Ria mais curta, em tempo e em distância.
A Ana Edite, infelizmente tem uma dívida muito grande à estética naval...mas lá vai servindo o seu propósito. É uma construção do estaleiro Nautiber, de Vila Real de Santo António, em plástico reforçado a fibra de vidro (PRFV). Tem 9 m de comprimento, 6 m de boca, o que a faz ter um aspecto "quadrado". Tem um pontal de 1,90 m uma vez que navega em águas rasas com dois motores. Tem uma capacidade para até 105 passageiros.
Veleiro Nave Santa Maria

O elegante veleiro Nave Santa Maria, atracado ao cais de aprestamentos do estaleiro Naval Rocha, em Lisboa. Com o IMO 6417499 o Nave Santa Maria navega desde 1964. Atualmente navega com a bandeira do Panamá e está classificado como desempenho de apoio logístico à atividade de mergulho.
Tem 50 m de comprimento por 7 m de largura e 4 m de calado. Pesa 194 t GT. Tem o casco em aço e consegue navegar até 9 nós.
Empresta a sua beleza ao Cais da Rocha até ao próximo dia 30, altura em que está previsto largar de Lisboa Thursday, January 23, 2025
Mount Kibo
O navio tanque Mount Kibo na ponte cais da Tanquisado, mesmo ao lado do estaleiro da Lisnave. O Mount Kibo é um navio tanque com 184,3 m de comprimento e 27,4 m de boca. Com um calado máximo de 17,2m. Tem 23313 t GT e uma capacidade de transporte de 40847 m³. Consegue navegar até 21 nós com um motor único. Tem casco duplo e navega com o IMO 9470997 desde 2010. Atualmente navega com a bandeira da Monróvia.
Sunday, January 19, 2025
Neptune Aegli e Algoberta
O navio ro-ro cargo Neptune Aegli na doca 33 da Lisnave e o navio tanque químico, Algoberta, na doca 32.
O Neptune Aegli tem 23 anos. Mede 158,5 m de comprimento e 24,4 m de boca. Encontra-se na fase de pintura do casco. Já o Algoberta acabou de chegar a Setúbal, para alguns dias de manutenção na doca seca da Lisnave.
Tem a particularidade de ter uma rampa à popa e outra lateral também na popa.
O Neptune Aegli tem 23 anos. Mede 158,5 m de comprimento e 24,4 m de boca. Encontra-se na fase de pintura do casco. Já o Algoberta acabou de chegar a Setúbal, para alguns dias de manutenção na doca seca da Lisnave.
Tem a particularidade de ter uma rampa à popa e outra lateral também na popa.
Musa ex-Negra Matea
Musa, é assim que se chama agora o ex-Negra Matea. Na foto vemo-lo atracado no estaleiro da Lisnave, na Mitrena, ao lado do navio de transportes especiais da Jumbo, o Jumbo Vision.
Ao lado destes dois navios ainda é possível ver o casario e parte do Randgrid. O Jumbo Vision com os seus 110 m de comprimento e 21 m de boca, parece pequeno ao lado dos 183 m de comprimento e 32 m de boca do Musa.
Note-se que o Musa, é um dos navios da PDVSA (Petróleos de Venezuela), que veio para reparação na Lisnave e nunca mais regressou ao país de origem.
Wednesday, January 15, 2025
Raquel S
Raquel S, o maior navio da GS Lines, saindo de Lisboa, num fim de tarde de inverno, com mais uma carga para África. Ao contrário dos irmãos menores, este navio utiliza o casco de cor preta e as gruas de cor diferente do casco.
Norwegian Bliss
Estreou-se em Lisboa na passada segunda-feira o navio da Norwegian Cluise Line, Norwegian Bliss. Fotos de Rui Agostinho, que assinalam a data da estreia deste navio de 2018 no porto de Lisboa.
Cargueiros Açorianos
Os cargueiros açorianos, Furnas e Corvo, atracados no terminal de contentores de Santa Apolónia. O conjunto de 3 cores destes cargueiros nas gruas conferem-lhe um destaque visual na paisagem onde se enquadram.
Subscribe to:
Posts (Atom)