Nina Bres, um dos muitos navios de carga geral que escalam o porto de Lisboa, de forma "anónima". O Nina Bres, veio de Agadir e saiu com destino a Grimsby. Tem 87,9 m de comprimento, 12,7 m de largura e 6,8 m de calado. É um navio de casco simples que pode atingir 12,5 nós de velocidade. Tem 2658 t GT, e capacidade para 184 TEUS. É um navio de 2007 (17 anos), que navega com o IMO 9394260. Já foi famoso por duas vezes, quando apareceu nas notícias do meio marítimo. Em março de 2013, sofreu um encalhe na costa da Suécia de onde saiu pelos próprios meios. No último dia de janeiro de 2016, decidiu fazer melhor e bloqueou o tráfego no canal de Kiel, por duas horas, após ter sofrido uma falha de motor, tendo neste caso necessidade de ter sido assistido por rebocadores. Incidentes normais na vida dos navios e que com a internet, permitem um registo mais apurado deste factos curiosos.
Tuesday, November 26, 2024
Kefalonia "lavado"
O navio taque Kefalonia, após uma docagem no estaleiro NavalRocha, com pintura nova e aspecto renovado para mais alguns anos. O navio da MM Marine, permanece fundeado em Lisboa, provavelmente por questões logísticas, uma vez que o seu irmão, Paxoi também está neste momento na doca seca a passar por um processo semelhante ao que este navio passou. Note-se que o Kefalonia, entrou com registo da Monrovia (veja aqui) e saiu com registo em Limassol.
O Paxoi em doca seca. |
Friday, November 8, 2024
Mein Schiff 5
Registo da escala do Mein Schiff 5 em Lisboa. O navio veio de Cádis, aportou em Lisboa pela manhã e saiu por volta das 23h com destino ao Funchal.
Sunday, October 27, 2024
Sunday, October 13, 2024
Altair
Altair, navio que aparentemente está detido em Lisboa. O Altair é um navio de carga geral, construído em 1978 (46 anos) IMO 7700001, e que está a navegar com a bandeira do Panamá. Chegou a Lisboa no passado dia 25 de Setembro vindo do Tarrafal com escala em Las Palmas de Gran Canária, e ainda não deixou Lisboa, Tem 94,21 m de comprimento, 15,42m de largura e 3086 t GT. Tem capacidade para 150 TEUS no convés, e 5493 m³ de carga. Ja navegou com os nomes Charm, até 1982, Keflavik até Janeiro de 1989,Irafoss até dezembro de 1997, e AAsfjord até agosto de 2011. Tem um duplo casco parcial em aço, e consegue atingir 8,5 nós de velocidade.
O Altair,deslocou-se do cais do Beato para o terminal da Rocha, onde se encontra atracado ao lado do Mário Ruivo, o navio de investigação do IPMA.
Kefalónia em Lisboa
O navio tanque Kefalonia, com o casco num estado menos apresentável, aguardando entrada no estaleiro da NavalRocha, para melhorar este visual. O Kefalonia é um navio da MM Marine um cliente habitual deste estaleiro e que aqui tem trazido os seus navios para diversas reparações, sobretudo pequenos navios tanque e de "bunkering". O Kefalonia, aguarda vaga na doca seca, para entrar no estaleiro, vaga que deverá acontecer na próxima quarta-feira, na doca nº 1.
Monte Brasil testando a grua
Depois de no últimopost sobre a docagem do Monte Brasil, termos mostrado a intervenção na grua de vante, na foto acima, no dia de ontem, fomos novamente revisitar o navio no mesmo local e estavam a decorrer os ensaios de carga da mesma grua.
Teste de carga da grua, após intervenção de reabilitação. |
A carga de ensaio. 2 bolsas de água. |
O ensaio decorre no meio da tampa do porão içando a carga a uma determinada altura por um certo período de tempo. Desconhece-se se existem mais testes, como sejam teste de vários ângulos de carga/lança.
Cisne Branco e Sagres em doca seca
Da esquerda para a direita: Monte Brasil, Sagres, Cisne Branco, Celtic Explorer, e atrás à direita o Mário Ruivo e o Altair. |
Cisne Branco |
NRP Sagres |
Duas estreias em Lisboa
Hoje o porto de Lisboa registou duas estreias de navios de cruzeiros, o Explora II da MSC Cruises e o Odyssey, da Villa Vie Residences, o novo conceito de casa no mar. A fazer-lhes companhia esteve o Norwegian Prima. Todos os navios têm curiosidades, O Odyssey é um navio quase em fim de vida, trata-se do ex-Braemar da Fred. Olsen Cruises. Nesta nova fase da sua vida, retoma à cor branca que tão bem lhe fica e estreia-se como o "Alojamento Local" dos mares. Se calhar ficou mais barato comprar um navio do que um edifício para esse fim. Sinais dos tempos...
Foto de Rui Agostinho |
O Explora II é um navio da MSC mas para os passageiros que não comem no buffet nas taças e pratos de plástico usadas nos outros navios. Os peditórios para a Unicef não devem existir neste navio, tal como existem na restante frota.
Foto de Rui Agostinho |
Já o Norwegian Prima é o irmão do Norwegian Viva que por aqui tem feito algumas escalas e foi o primeiro navio a ter uma pista de karts a bordo.
Foto de Rui Agostinho |
Monday, October 7, 2024
Menos 3 navios na Transtejo
O Madragoa no seu estado atual, na Doca 13, em Cacilhas. |
Desta vez os navios que estão a deixar a frota são o Madragoa, o Aroeira, e o Campolide. O valor da venda e procedimentos encontram-se disponiveis no site da Transtejo.
Entretanto aguarda-se a entrada ao serviço dos navios elétricos que se espera entrem ao serviço quando Deus quiser.
O Aroeira em plena actividade em setembro de 2021. |
A surpresa deste lote de venda vai para a retirada do Campolide...um dos últimos sobreviventes da travessia do Tejo entre Cacilhas e Cais do Sodré.
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