Tuesday, April 2, 2024

Baleeiras

De pequenas embarcações obrigatórias a estarem presentes nos tombadilhos dos navios maiores a autênticas mini navios, é naquilo que se têm vindo a transformar as baleeiras dos navios maiores. Dois exemplos de como cresceram estas embarcações auxiliares dos navios maiores. Em cima a baleeira nº 10 do Queen Victoria e em baixo a baleeira nº 9 do Mein Schiff 1.

Monday, April 1, 2024

Taxa turística para cruzeiros

A partir de hoje os turistas que visitam Lisboa em cruzeiros, passam a pagar 2€ em taxa turística. A partir de hoje nunca iremos saber onde será investido esse dinheiro nem o vamos ver aplicado em absolutamente nada, fica apenas a nota, para assinalar a efeméride.

Saturday, March 30, 2024

Campolide


O ferry de tráfego local, Campolide, efectuando mais uma travessia do Tejo, entre Cacilhas e Cais do Sodré. Este navio está em fim de vida e deverá ser substituído logo que a frota de 10 navios eléctricos, prevista para entrar em serviço ainda este ano, esteja operacional. É um dos últimos resistentes desta classe a par do Dafundo e do Seixalense. Já o Madragoa, já perdeu a luta, estando em aparente desmantelamento na doca 13 da Margueira.

Dafundo e Seixalense em estado de reserva. Os sobreviventes da classe a par do Campolide.

O Madragoa em aparente estado de desmantelamento

Dois dos novos elementos da frota eléctrica, o Garça Vermelha em primeiro plano, ao lado do Flamingo Rosa. Além destes já chegou também o Garça Branca.

Friday, March 29, 2024

Charlotta

O navio Charlotta, um porta contentores com registo na Madeira, que hoje passou por Lisboa para um reabastecimento rápido. Veio do porto de Setúbal e seguiu para Leixões num autêntico serviço de cabotagem nacional, não fosse estar ao serviço de uma linha internacional de cabotagem, em serviço feeder em que basicamente estes navios mais pequenos despacham a carga descarregada em Roterdão, pelos países do Sul da Europa. Está ao serviço da CMA CGM Portugal embora pertença à Langh Ship da Finlândia.
Acima, o Charlotta fundeado no Tejo com o edifício da Infraestruturas de Portugal em fundo do lado esquerdo e do lado direito o edifício da pousada de juventude de Almada.

O Charlotta navega com a bandeira Portuguesa, e o IMO 9429209. Tem 9983 t GT, 131,84 m de comprimento, 23,2 m de largura e 8,7 m de calado. Tem uma capacidade de carga de 889 TEUS, que podem navegar até 18 nós. tem capacidade também para o transporte de carga refrigerada.

Norddalsfjord


O ferry Norueguês, de duas proas que se encontra em Lisboa para descanso da tripulação e refúgio ao mau tempo. Com o ano de construção a contar como 2024, na Turquia, este ferry encontra-se na viagem de entrega do estaleiro ao operador. Navega com o IMO 9941740. Tem 84 m de comprimento e 16 m de largura.



Deve sair ao final do dia de hoje com destino a Ijmuiden nos Países Baixos, depois de uma escala de 7 dias em Lisboa. Este tipo de ferrys bastante versátil para viagens de curta distância, é ainda olhado com pouca atenção pelos operadores fluviais portugueses, onde certamente seriam uma mais valia, sobretudo nas poupanças de combustível ou outros tipos de energia nas manobras de entrada e saída de cais, que repetem dezenas de vezes ao dia. 
O Norddalsfjord, brevemente irá juntar-se aos restantes mais de 75 navios da Fjord1, companhia que opera nos fiordes Noruegueses, inclusive com mais de 26 rotas de uso gratuito.

Monday, March 25, 2024

Island Princess

 

A estreia do Island Princess em Lisboa. Apesar de já existir desde 2003, este navio apenas hoje visitou Lisboa, numa passagem que o traz desde Agadir o leva até Cádiz.  O Island Princess vem do Índico, para o Mediterrâneo e evitou a passagem do canal do Suez, daí ter visitado Lisboa, um pouco por conveniência e não propriamente por programação...de qualquer modo foi a oportunidade de vermos por cá um dos navios que já ostentou uns motores de avião na chaminé (removidos em 2015), que serviam para decoração e enfatizavam o facto do navio ser construído com turbinas a gás, que eram maioritariamente utilizadas no Alaska. Este é também um dos navios da classe Coral, uma classe de navios do tipo Panamax, da Princess. Navio com as dimensões máximas que lhe permitem atravessar o canal do Panamá.

A popa do navio completamente destruída com o acréscimo de camarotes na popa, na parte superior, onde inscreveram o logo da companhia, para preencher o espaço vazio deixado pela transformação e aproveitamento do espaço.

Sunday, March 24, 2024

Azamara Pursuit

O Azamara Pursuit descendo esta tarde o rio Tejo, com destino a Sevilha. Este é o navio que esteve recentemente envolvido num caso polémico, quando decidiu fazer uma navegação costeira demasiado próxima da costa da ilha da Madeira, no passado dia 13 de março corrente.

Na despedida de Lisboa partilhou as águas com os turistas que conspurscam as águas do Tejo.

Tuesday, March 12, 2024

Ilha da Madeira sofre avaria

O "novo" porta contentores, Ilha da Madeira acusou a sua idade avançada com uma avaria que o impediu de sair de Lisboa no passado sábado dia 10. Assim o navio atrasou a entrega de mercadorias na Ilha da Madeira e aguarda reparação no porto de Lisboa estando a sua saída do porto de Lisboa agendada apenas para a próxima semana. Daqui devrá ainda ir carregar a Leixões para então voltar a descarregar na ilha que lhe empresta o nome.

Espera-se que a idade avançada não seja um factor que o volte a condicionar muitas vezes nesta linha marítima.

Estreia do Viking Mars na Madeira

    

O Viking Mars estreou-se hoje no porto do Funchal aos comandos do Sueco Christian Aalbers, com a companhia do AIDAstella e do Iona. OS três navios movimentaram cerca de 10 700 pessoas. O Viking Mars veio de Saint Marteen e trazia 887 passageiros e 461 tripulantes. Saiu do Funchal com destino a Barcelona.

Sunday, March 10, 2024

Monte Urquiola

 

O gigante navio com registo na Madeira, Monte Urquiola. O petroleiro de construção Espanhola (Navantia, 2019), faz parte de um grupo de 4 navios petroleiros construídos em Espanha e os maiores navios construídos neste país nos últimos 20 anos. É parte da frota do grupo Espanhol Ibaizabal. Pode ser um sinal do renascer da economia europeia, face ao ataque feroz das economias asiáticas e o entender que construir fora nem sempre é a melhor opção mesmo que seja mais barato.
Este navio é um petroleiro do tipo Suezmax. Tem 274 m de comprimento, 48 m de largura, um calado de 23,7 m e 82908 t GT. Navega com o IMO 9803273 e com a bandeira de Portugal, registado na Madeira.


A escada quebra costas do piloto, que segundo as normas marítimas exige portaló face à altura a vencer.
O casario separado da exaustão. Com estas dimensões mais parece um hotel, para a tripulação.


A origem do nome está numa montanha situada no País Basco, que se chama Urquiola.