Estreou-se hoje em Lisboa o Carnival Miracle, com 21 anos de idade. Este navio da classe Spirit da Carnival, é um produtos dos estaleiros Finlandeses, Kvaerner Masa Yards. Tem 294 m de comprimento, 32,2 m de boca e 7,8 m de calado. Possui 12 decks e capacidade para receber 2124 passageiros. Nesta sua escala vem do estaleiro de Cádiz (Navantia) e segue com destino a La Coruña. A Classe Spirit gerou dois navios da Costa Cruises que costumavam visitar Lisboa, o Costa Atlantica e o Costa Mediterrânea, navios que entretanto também já deixaram a frota da Costa Cruzeiros.
Monday, May 12, 2025
Seaventure pela 66º Expeditions
Aproxima-se a data de abandono do estaleiro naval com as novas cores da companhia chinesa 66º Expeditions, para o Seaventure. Um esquema de cores que faz recordar o seu velho estatuto de Bremen...Esta tarde o navio estava a ultimar os preparativos da sua partida com a colocação dos botes salva vidas e abastecimento de mantimentos para a tripulação. O ex-Bremen tem a sua partida de Lisboa agendada para a dia de amanhã, pelas 8hcom destino ao porto de Aberdeen. Recorde-se que o Seaventure chegou a Lisboa no passado dia 9 de Abril desde Montevideo.
À popa mantém-se o nome e o registo mudou de Limassol para Nassau, com o acréscimo do logótipo da nova companhia, bem junto da zona de amarração dos cabos.
Thursday, May 8, 2025
O meu nome é Rebecca e o teu qual é?
Com o título a relembrar a canção da cantora Rebecca que provavelmente inspirou o empresário a nomear a filha e posteriormente este navios, mostramos as imagens de uma curta escala do Rebecca S no cais da Rocha Conde D´Óbidos por motivos que desconhecemos. O navio veio de Leixões para carregar em Lisboa no terminal de Santa Apolónia. Depois saiu com destino a Ponta Delgada, em mais um serviço regular de cabotagem nacional.
Milos e Lefkas
Lefkas e Milos, os dois navios do MM Marine que se encontram no estaleiro da NavalRocha em reparações. O Lefkas quase de partida e o Milos recém chegado desde Gibraltar onde efectua serviços de bancas a outros navios, no porto Gibraltino, Algeciras e fundeadouros na zona.
O Milos com os seus 90m de comprimento e 3220 t GT é ligeiramente inferior aos 102 m de comprimento e 4580 t GT do Lefkas, tal como documentam as fotos dos dois navios irmãos de mão dada no cais de aprestamentos do estaleiro.
A estreia do Carnival Valor na ilha da Madeira
O navio Carnival Valor estreou-se na ilha da Madeira no passado dia 6, numa viagem que o trouxe de Ponta Delgada para Málaga, num cruzeiro posicional.
Wednesday, May 7, 2025
Seaventure
Aspectos dos trabalhos no navio de cruzeiros Seaventure. Trabalhos que estão a decorrer no estaleiro Naval Rocha, em Lisboa.
Tuesday, May 6, 2025
Le Boreal
Registo da mais recente passagem do navio Le Boreal pelo porto de Lisboa. No último mês de Abril, a Le Ponant efectuou várias escalas com os seus navios neste porto, nas suas habituais deslocações de reposicionamento de navios.
Nesta escala pelos portos portugueses o Le Boreal efectuou uma escala no porto de Setúbal, onde chamou as atenções do povo sadino, habituado a muito a navios, mas cargueiros, não propriamente navios de passageiros.
O Funchal no seu longo abandono
Algumas imagens que mostram o estado em que se encontra o magnífico paquete Funchal. Este navio podia ser transformado em hotel flutuante em Lisboa, no Cais da Matinha onde permaneceu muito tempo atracado, mas interesses maiores se levantam e é preferível aquele cais continuar ao abandono do que aproveitado para fins turísticos numa zona da cidade onde tem proliferado a especulação imobiliária desenfreada, disfarçada de "oferta de habitação".
O paquete Funchal continua a oferecer a sua beleza ao fundo do Vale de Santa António, outra das zonas da cidade cuja voracidade imobiliária é tanta que acabará por destruir a mancha verde desta foto nos próximos anos.
O Funchal vendo pela popa os navios World Traveller e Vasco da Gama.
A elegância do navio nas águas turvas do rio Tejo, no cais de Santa Apolónia montante. O gerador na proa denuncia algo inacabado, que podem ser as obras a que o navio estava sendo sujeito ou então é simplesmente o meio de obtenção da energia que se verifica ainda a bordo.
Monday, May 5, 2025
Vasco da Gama e World Traveller
É raro a escala de navios Portugueses em Lisboa, mas acontece. Hoje foi o dia em que o maior navio de passageiros com bandeira nacional regressou a Lisboa, vindo do estaleiro de Setúbal, onde foi sujeito a algumas intervenções que visam melhorar o seu desempenho ambiental. O Vasco da Gama (ex- Pacific Eden, ex-Statendam) iniciou aqui a sua viagem com destino a Piraeus. Saiu de Lisboa após embarque de mil passageiros, pelas 20h, com destino a Cádiz depois de ter estado mais de um mês no estaleiro da Lisnave em Setúbal em reparações de rotina anuais. Havia estado em Lisboa no passado dia 27 de Março a desembarcar passageiros antes da ida ao estaleiro.
A fazer-lhe companhia em cais, teve o também Português, navio World Traveller, um dos navios construídos pelos estaleiros de Viana do Castelo, que chegou de Portimão e saiu com destino a Leixões numa subida lenta pela Costa Portuguesa. O navio está a realizar viagens intermédias de posicionamento para a operação de verão no norte da Europa.
Como curiosidade ambos os navios encontram-se registados na Madeira. É sempre um prazer enorme poder constatar que Portugal também pode ter uma palavra a dizer no mercado mundial de cruzeiros, através destes navios.
Tuesday, April 29, 2025
Volendam
O Volendam estreou-se ontem em Lisboa, após 26 anos de navegação. Está a efectuar uma viagem denominada de Pólo a Pólo com início e fim em Fort Lauderdale. ("5 de Janeiro a 7 de Junho). Saiu hoje pelas 17 h com destino a Leixões, no mesmo dia em que neste porto se estreou também, dia 29 de Abril o Mein Schiff Relax.
Subscribe to:
Posts (Atom)